Justiça Eleitoral promove sorteios para auditar urna eletrônica

A Justiça Eleitoral realizou, na manhã de hoje, (06/10) os sorteios das urnas que serão submetidas a auditorias de funcionamento em tempo real e também a testes de verificação de autenticidade e integridade do sistema. Os sorteios, abertos ao público, ocorreram nas sedes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) em todas as unidades federativas e foram acompanhados por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP). As ações estão previstas na Resolução TSE no 23.550/2017, que dispõe sobre a auditoria e a fiscalização do sistema eletrônico.

Os TREs sorteiam seis urnas em suas respectivas sedes. Três serão usadas para demonstrar, em tempo real, a fidelidade da urna em relação aos votos recebidos. As outras três urnas serão destinadas a auditorias do sistema utilizado no equipamento. Os sorteios no TRE do Distrito Federal foram conduzidos pelo juiz-presidente da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica, Eduardo Henrique Rosas, que enfatizou que todos os atos envolvendo a auditoria são públicos e acessíveis a todos que queiram acompanhar.

As urnas sorteadas no Distrito Federal – e que serão usadas na auditoria de fidelidade – foram substituídas, nas respectivas seções em que se encontravam, e transportadas para a sede do TRE/DF. O mesmo procedimento ocorre em todo país. Elas serão mantidas em ambiente controlado, monitoradas por câmeras. No domingo, no mesmo horário da eleição, elas serão alimentadas com 1,2 mil votos preenchidos pelos partidos políticos em cédulas de papel que fora entregues, em audiência pública, no TRE/DF, sendo mantidas em urnas de lona lacradas. O procedimento tem o objetivo de comprovar que os dados inseridos na urna eletrônica correspondem exatamente ao resultado que ela produz.

As urnas sorteadas para as auditorias de sistema são mantidas nas seções em que se encontram e funcionarão normalmente no dia da eleição. Técnicos comparecerão a esses locais para conferir se todos os sistemas que estão instalados nas urnas eletrônicas correspondem efetivamente aos que são informados pelo TSE.

De acordo com o juiz Eduardo Rosas, as auditorias têm o objetivo de mostrar para a sociedade brasileira que as urnas estão acessíveis a todos e que o Brasil dispõe de um sistema transparente e seguro. “É natural que ocorram questionamentos nas eleições. Mas, é importante observar que, em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas, ninguém conseguiu demonstrar qualquer alguma questão de suspeita em relação à urna eletrônica. Falo de suspeita, não é nem de fraude. Ao contrário de situações do passado, quando se usava cédulas de papel e onde se comprovou adulterações de resultado nas eleições”, declarou.

No Distrito Federal, as urnas sorteadas para auditorias de funcionamento em tempo real, foram as da 42ª seção da 10ª Zona Eleitoral, 250ª seção da 21ª Zona Eleitoral e a 66ª seção da 1ª Zona Eleitoral. Para os testes de verificação de autenticidade e integridade do sistema foram sorteadas as 46ª seção da 14ª zona eleitoral, a 115ª da 19ª zona eleitoral e a 51ª seção da 9ª zona eleitoral.

Fonte: TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *