Coluna Impacto Ed. 1219

FALTA UNIÃO POLÍTICA
O problema de Santarém é falta de união dos políticos, pois aqui vários grupos não se entendem. Se nós tivéssemos pelo menos 3 candidatos a menos para Deputado Estadual dava para elegermos 02 deputados. Mais uma vez a ganância de querer poder e mostrar que é o melhor, fez com que Santarém não tivesse nenhum Deputado eleito. Não esperem que esse cenário mude, pelo contrário, a culpa dessa vez não é do eleitor e sim dos políticos. Muita gente apoiando candidatos de fora, muito políticos que não tinham a mínima possibilidade de ser candidatos. Agora, é juntar os trapos e tentar sobreviver com os que ganharam da região.

REFLEXÃO POLÍTICA
Você percebe quando Santarém está estagnada politicamente, quando se vê que nenhum Deputado com base política no Município foi eleito. Enquanto que Oriximiná elegeu 1 Deputado Estadual e 1 Deputado Federal; e os municípios de Prainha, Itaituba e Uruará também elegeram seus representantes. O que antes era o município do Oeste do Pará com o maior peso político, Santarém hoje vive um desastre eleitoral.

SENADOR DE SANTARÉM
O candidato a senador Xaropinho do Povo (PPL), que é de Santarém, obteve somente nesse Município 9.895 votos. O mesmo poderá a vim ser um dos vereadores mais votados nas próximas eleições. Xaropinho fez uma campanha com poucos recursos financeiros. No total, ele obteve 21.996 votos em todo o estado do Pará.

RESIDENCIAL SALVAÇÃO
Famílias regularmente cadastradas junto à Caixa Econômica Federal estão recebendo casas no Residencial Salvação, do programa Minha Casa Minha Vida, em Santarém. São casas remanescentes de processos judiciais de pessoas que estavam irregulares e que passaram pelo distrato feito pela Caixa Econômica Federal. A substituição está sendo feito pela Prefeitura de Santarém, por meio do Trabalho Técnico Social (TTS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A lista com os nomes de 38 pessoas beneficiadas para ocupar as unidades habitacionais saiu há um ano, mas só agora a Justiça Federal liberou uma reintegração de posse para as famílias, que são as verdadeiras proprietárias.

TURISMO
Santarém é considerado o portão de entrada do Turismo no Polo Tapajós. Dentre os destinos turísticos da região está o município de Belterra, e entre as estratégias para o fomento da atividade turística está a visitação na Flona do Tapajós, que todos os dias, recebe um número considerável de visitantes e turistas que chegam ao local para conhecer a biodiversidade da Floresta. Diante disso, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Prefeitura de Santarém, em parceria com a Prefeitura de Belterra, por meio da Divisão Municipal de Turismo, realizaram o curso de “Excelência no Atendimento ao Turista”, na quarta-feira (10), na Comunidade de Piquiatuba. De acordo com o secretário de Turismo, Diego Pinho, a capacitação faz parte de um planejamento de estruturação dos destinos do Polo Tapajós, levando em consideração o Plano Encontro, que aponta as estratégias para essa finalidade.

OUTUBRO ROSA
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na terça-feira (9), a abertura da Campanha Outubro Rosa, no Centro de Referência em Saúde da Mulher. O movimento, conhecido mundialmente como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. Em Santarém, ele é comemorado há 10 anos e este ano tem como tema “Um toque de amor muda tudo! Prevenir é uma das melhores formas de lutar”. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

CONTAS DE LUZ EM DIA
Todos os clientes da Celpa já podem se cadastrar na promoção “Muito Melhor pra Você Ficar em Dia”, que concederá cerca de R$ 180 mil em prêmios no período de 12 meses para quem estiver em dia com a conta de energia. Terão ainda mais vantagens os clientes que possuírem débito automático e quem optar por receber a fatura por e-mail. Ao final da promoção, em setembro de 2019, haverá o sorteio de um carro zero quilômetro. Para participar dos sorteios, que serão realizados pela Loteria Federal, os clientes deverão entrar no site da empresa, owww.celpa.com.br, clicar na imagem da promoção “Muito Melhor para Você Ficar em Dia” e cadastrar os dados pessoais do titular da conta contrato. No ato da inscrição, o cliente receberá um número da sorte, que servirá para identificá-lo.

PREMIAÇÃO DO IDEB
A solenidade de certificação de reconhecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2017 e de homenagem às professoras da Educação Infantil que conquistaram o primeiro e o terceiro lugares do Prêmio Professores do Brasil ocorreu na quarta-feira (10), pela manhã, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. Segundo a secretária municipal de educação Mara Belo, a avaliação do Ideb é realizada de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), com o objetivo de acompanhar o desempenho das instituições de Ensino do Sistema Estadual e Municipal.
PREMIAÇÃO DO IDEB 2
O Ideb busca expressar em valores os resultados mais importantes da educação: índice de aprendizagem e fluxo escolar dos alunos. A Rede Municipal de Ensino tem evoluído nestas avaliações e em relação aos resultados, indicando permanentemente melhoria no sistema de ensino e da aprendizagem dos alunos. Paralelamente ao Ideb do governo Federal, o município de Santarém, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Ayrton Senna desenvolve o Programa Gestão Nota 10 que tem como base orientadora a sistemática de acompanhamento proposta pelo Instituto que capacita as equipes da Semed e das unidades escolares para serem gerentes de sucesso de cada unidade de ensino e de cada aluno, a partir de informações quantitativas e qualitativas que funcionam como termômetros do processo educacional, cujas análises revelam os caminhos, desenvolvem as competências e ampliam as oportunidades.


IMPACTANDO

A Coluna parabeniza todas as crianças, pelo seu dia, na sexta-feira, 12 de outubro. * O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência, ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer Cartório Eleitoral. Há também a possibilidade de enviar o formulário pelos Correios para a Zona Eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação. Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito. * Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida tiveram uma aula diferente na manhã de terça-feira (09). Os estudantes participaram de intervenções socioambientais como parte da Campanha de Combate às Queimadas. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). * A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu na manhã de terça-feira (9) o período de inscrição do Processo Seletivo 2019 (Prosel). No total estão sendo ofertadas 3.610 vagas distribuídas em 16 municípios. Destas, 180 são para a unidade em Santarém, no Oeste do Estado, divididas em cinco cursos. * A Marinha do Brasil celebrou no dia 10 de outubro, o Dia dos Veteranos da Marinha. Em Santarém, as comemorações aconteceram na terça-feira (9), na Capitania Fluvial, com a participação de 12 veteranos. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *