Coluna Impacto Ed. 1220

CRISE

Os moradores da grande área da Prainha, em Santarém, não terão mais a comodidade de contar com os serviços ofertados pela unidade dos Correios próximos de suas residênciais. A estatal anunciou que a Agência Sairé, localizada na Travessa Dom Federico Costa, terá as atividades encerradas. Várias agências serão fechadas em todo o Brasil. A crise dos Correios se agravou em todo o País, devido a má gestão durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

LIMPEZA NOS CEMITÉRIOS

As equipes de infraestrutura da Prefeitura de Santarém realiza serviços de limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade com a intenção de garantir os ambientes organizados para as visitas do Dia de Finados, 2 de novembro. O administrador dos cemitérios centrais de Santarém, Abraão Pimentel, explicou que por todo o mês de outubro as equipes estarão com serviços de limpeza, mas que a manutenção das sepulturas já encerra neste sábado (20). O trabalho de limpeza consiste em roçagem, capina e retirada de entulhos, para que as famílias, neste momento de saudade, possam encontrar um espaço mais organizado.

TRANÇADOS DO ARAPIUNS

O Sesc em Santarém, no período de 16 a 26 de outubro, recebe a exposição “Trançados do Arapiuns”, uma parceria com a Associação dos Trançados do Arapiuns, Prefeitura Municipal de Santarém, Secretaria Municipal de Cultura e Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós. A abertura da exposição aconteceu na terça-feira, dia 16 de outubro.

BASTIDORES POLÍTICOS

VINGANÇA DE PIONEIRO. Não se fala em outra coisa pelos bastidores da política na região metropolitana de Belém. Fontes seguras, afirmam que Jatene mandou a carta de expulsão do Deputado eleito Dr. Daniel (PSDB), aliado e braço direito do Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, por ter declarado apoio ao candidato Helder Barbalho neste segundo turno. A carta foi levada até o Prefeito, e o mesmo rasgou os papéis na frente  do “enviado” de Jatene. Todos sabem que Pioneiro azedou os planos de Flexa Ribeiro na sua reeleição, já que foi um dos que fez parte do complô contra ele em ser o indicado do governador Jatene ao cargo de sucessão. Agora já se fala na VINGANÇA contra Jatene e seu indicado.

OUTUBRO ROSA

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial em alusão à campanha Outubro Rosa. Durante a programação, foi realizado um desfile para exaltar a beleza após o tratamento de câncer. Foi apresentado o projeto Toucarecas, que é formado por um grupo de mulheres também pacientes, que se reuniram para amenizar os impactos causados pelo tratamento, principalmente em se tratando da queda do cabelo (alopecia). O projeto teve início em 2017, com a entrega de aproximadamente de 400 toucas.

A mastologista, Dra. Laila Caroline Silva destacou que a melhor forma de prevenir uma doença é o conhecimento.  “É preciso saber como se prevenir, quais os exames necessários e buscar a ajuda necessária quando tiver alguma alteração no corpo”, informou.

CONCURSO LATINOAMERICANO

O projeto “CADAP: Cara de Aprendizagem”, desenvolvido pela professora Carla Marina Paxiúba, do Programa de Computação da Ufopa, conquistou a primeira colocação no Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem (EduTech 2019), realizado no período de 1º a 4 de outubro de 2018 na Universidade Mackenzie, em São Paulo (SP). Com o tema “Nova geração de tecnologias educacionais para aprendizagem ao longo da vida”, o concurso buscou estimular o desenvolvimento de soluções educacionais apoiadas por tecnologias que impactem positivamente na aprendizagem. Outro objetivo do concurso foi incentivar a divulgação de tecnologias voltadas para solucionar problemas reais do dia a dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina. No total, 20 projetos foram selecionados para concorrer na primeira edição do concurso, que contou com a participação de avaliadores de empresas e instituições como Kroton, IBM, Cieb, Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade de São Paulo (USP).

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Todos os alunos do 3º ano do fundamental das 362 escolas do município de Santarém estão passando desde o dia 9 de outubro, por avaliação de percurso, que consiste em diagnosticar o nível de aprendizagem destes alunos, para que sejam identificados os avanços e também as dificuldades nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, para que a partir daí se façam as intervenções necessárias. A avaliação é uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Instituto Ayrton Senna e Volkswagen, e segue até o dia 25 de outubro.

CANUDOS PLÁSTICOS

O vereador Dayan Serique protocolou Projeto de Lei que proíbe uso de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, lanchonetes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, barracas de praias e similares. De acordo com o Projeto, os estabelecimentos comerciais que necessitam do uso de canudos, devem usar aqueles que sejam fabricados com papel biodegradável e / ou reciclável, devendo estes serem embalados com material semelhante. O Projeto prevê, ainda, a aplicação de multas aos estabelecimentos que descumprirem a norma mandamental, a primeira multa 1000 UFM, e em caso de reincidência, a multa chegará a 3000 UFM.

IMPACTANDO

A Coluna parabeniza a festejada aniversariante de segunda-feira, dia 22 de outubro, a pedagoga Jô Sousa, esposa do músico Aládio Mourão. * A Seminfra realiza neste sábado (20), uma ação de limpeza na área do Bosque Vera Paz. A programação faz parte da 9ª edição da Ação Voluntária, realizada pela Cargill em parceria com o Governo Municipal. * A mobilização começou durante essa semana com atividades de capina e retirada de entulhos, realizada pela equipe da Seminfra, e no sábado a partir das 7h, os voluntários estarão no Bosque da Vera Paz, para fazer a limpeza de lixos acumulados no trajeto que vai até a frente do Mercadão 2000. * O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa traz a Santarém o Dr. Emilio Moran, do Centro de Mudanças Globais e Observação da Terra (Center for Global Change and Earth Observations), ligado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Michigan (Michigan State University – MSU), Estados Unidos. Na Ufopa, o pesquisador irá abordar o tema “Esquecendo a população humana no desenvolvimento energético: lições de Belo Monte e outras hidrelétricas”. A palestra será realizada no auditório da OAB/Santarém, no dia 25 de outubro, 14h30, com entrada gratuita. * Será no palco da Casa da Cultura, nesta sexta-feira (19), às 20h, as felicitações pelos cinco anos da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS). 40 músicos vão comemorar junto ao público no formato de Concerto e na participação de convidados especiais da musicalidade santarena, como Carlos Lemos, Cristina Caetano, Priscilla Moreira, Alexandre Escher, Nychow Moore e Priscilla Castro. * O evento é organizado pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e vai relembrar destaques das apresentações realizadas durante os cinco anos de atividade. “Dentre os Concertos Sinfônicos The Beatles e Legião Urbana, entre outros. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *