Ufopa completará 9 anos de fundação com programação especial

Em Santarém, a programação será realizada no dia 6, com evento acadêmico-científico.

No dia 5 de novembro de 2018 a Ufopa completará 9 anos de existência e, para comemorar a data, será realizada uma extensa programação especial de aniversário, tanto na sede quanto nos demais campi. Em Santarém, o aniversário será comemorado dia 6 de novembro, com evento acadêmico-científico sobre as perspectivas da Ufopa no contexto amazônico. Já nos demais campi, a programação de aniversário será realizada dia 5 de novembro, data oficial de criação da Instituição.

Organizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento “Ufopa aos 9 anos” será realizado no dia 6 de novembro, no Auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento terá início às 9 horas, com mesa-redonda sobre Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, com a participação de representantes de instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Biotec-Amazônia, entre outras. A programação prossegue à tarde, a partir das 15 horas, com a apresentação do Coral da Ufopa, mesa de abertura e conferência intitulada “A Ufopa aos 9 anos: Perspectivas”, a ser proferida pelo reitor, Hugo Alex Diniz. Às 17h30, haverá apresentação cultural e bolo comemorativo.

Acadêmico, lúdico e desportivo – Nos demais campi da Ufopa, o aniversário da Universidade será comemorado na segunda-feira, dia 5, com diversas atividades acadêmicas, culturais e desportivas. Em Alenquer será realizado um Salão de Orientação Profissional, destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santo Antônio. O evento ocorrerá das 8 às 12 horas no Auditório da Secretaria de Cultura do Município, com atividades culturais, dinâmicas e testes vocacionais, além da apresentação da Universidade e do curso de Administração. À noite, a partir das 18 horas, será realizada no Campus da Ufopa a mesa-redonda “Retrospectiva Campus Alenquer (Cale): 1 ano de estruturação e consolidação do Cale a partir das percepções dos servidores e discentes”, com a participação de professores, técnicos e alunos.

Em Itaituba, a programação acadêmica ocorrerá, das 8 horas às 12h30, no auditório da Universidade, com palestras e mesa-redonda relacionadas à Engenharia Civil. Na oportunidade, o servidor Erinaldo Silva Oliveira, que é administrador, fará um breve histórico da implantação do campus da Ufopa no município. A tarde, das 14 às 18 horas, serão realizados torneios esportivos nas modalidades de futsal, voleibol, tênis de mesa e xadrez. As competições ocorrerão no Ginásio Poliesportivo de Itaituba. A comemoração encerra-se com um festival de música.

No Campus de Juruti as comemorações pelos 9 anos da Ufopa começam a partir das 8 horas, com apresentação cultural, histórico da Universidade, homenagem aos parceiros institucionais e resultado do concurso para escolha do nome da biblioteca do Campus, além do tradicional parabéns e bolo de aniversário. A partir das 14 horas, serão realizadas atividades lúdicas e desportivas: futsal, handebol, gincana, maratona da física e tênis de mesa. Às 17 horas, haverá plantio de mudas no Campus e, às 18 horas, premiação das atividades realizadas.

Ecumênico – Em Monte Alegre, a programação ocorrerá à tarde, a partir das 14h30, com exibição de vídeos institucionais sobre a Ufopa e depoimentos de servidores resgatando a história da implantação do campus no município. Às 15h30 serão realizados torneios de tênis de mesa, xadrez, dama e dominó, com entrega de medalhas aos vencedores. Em Óbidos, a data será marcada por um culto ecumênico, que ocorrerá, a partir das 8 horas, no próprio campus, seguido de apresentação cultural e coquetel comemorativo.

Também haverá comemoração em Oriximiná. Com o tema “Os novos rumos na educação, meio ambiente, pesquisa e desenvolvimento científico no Oeste paraense”, a programação será realizada a partir das 9 horas no auditório do campus, com apresentação cultural do grupo de capoeira “Muzenza” e solenidade de homenagem aos representantes das comunidades tradicionais e instituições parceiras do município. Às 10 horas, serão realizadas palestra e mesa-redonda sobre o tema “Desafios de uma universidade multicultural e multicampi no interior da Amazônia”.

A programação em Oriximiná prossegue à tarde, com a apresentação, a partir das 14 horas, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pelo diretor do Campus, Cauan Ferreira Araújo, apontando as principais demandas e metas para a expansão. Às 15 horas, serão apresentadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de bacharelado em Ciências Biológicas e em Sistemas de Informação pelas suas coordenadoras, as docentes Davia Marciana Talgatti e Flávia Pessoa Monteiro, respectivamente. O servidor Ediego Batista também ministrará uma oficina de fotografia. O evento contará ainda com bolo de aniversário, atividades recreativas e apresentação do grupo de dança Paraense.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *