Prefeitura firma contrato com Hospital Sagrada Família para realizar cirurgias eletivas

Segundo dados do setor de perícia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em média 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo cadastrados por mês para realizarem cirurgia eletiva em Santarém. Com o objetivo de reduzir o tempo de espera, a Prefeitura de Santarém por meio da Semsa, fechou contrato com o Hospital Sagrada Família para a realização de 30 cirurgias eletivas mensais, sendo 15 cirurgias gerais e 15 cirurgias ginecológicas.

″Nosso objetivo é buscar alternativas que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população″, enfatizou a secretária“O nosso objetivo à frente da Secretaria de Saúde é buscar alternativas que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população. Por isso, fizemos um levantamento junto com a equipe técnica da Semsa, para checarmos os dados atuais e saber exatamente quantas pessoas aguardam por procedimento cirúrgico. Com isso, nós observamos que têm pacientes desde 2016 na fila de espera e até hoje não foram chamados, a partir daí decidimos organizar o fluxo pela própria secretaria e ter um controle melhor. Estamos verificando todos os casos desde o início da fila de espera. Esperamos devolver a alegria de viver para cada paciente do SUS deste município”, destacou a Secretária de Saúde Dayane Lima.

As cirurgias começaram a ser realizadas na última semana do mês de outubro, obedecendo o critério de tempo de espera pelo procedimento, idade e prioridade da doença. De acordo com o médico cirurgião Vinicius Savino, dos 15 pacientes selecionados, apenas 12 estavam aptos a realizar o procedimento cirúrgico. “A secretaria encaminhou para a cirurgia 15 pacientes, mas apenas 12 estavam aptos para realizá-las. As demais não tinham condições cirúrgicas devido à idade ou cancelamento por parte do anestesista. Todos os pacientes são reavaliados. Neste primeiro momento operei 12 pacientes, sendo que 9 foram histerectomia, uma miomectomia e as outras foram de vesícula”, destacou Vinicius.

Após dois anos de espera Rosanne Waimer recebeu o procedimento de histerectomiaA dona de casa Rasane Inês Waimer de 53 anos, falou da alegria de ter sido operada após a espera de dois anos para realização do procedimento de histerectomia. “Foram dois anos de muito sofrimento e angústia. Eu não me sentia bem, já estava com várias consequências devido à doença, além da dor, veio a anemia e me prejudicou muito. Eu não tenho condições de pagar particular, portanto só agradeço a Deus, ao município, ao Prefeito e a nossa secretaria de saúde que tiveram um olhar diferente sobre os problemas que a gente enfrenta”, enfatizou a paciente.

Como participar da seleção das cirurgias eletivas
Para participar da seleção é necessário que o paciente esteja cadastrado no Setor de Perícia Médica da Semsa. Para se cadastrar é preciso que o usuário tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Autorização de Internação Hospitalar (AIH), assinada pelo médico do usuário;
  • Cartão SUS;
  • RG;
  • CPF;
  • Exames pré-operatórios prontos (Xerox e originais)
Fonte: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *