Coluna Impacto Ed. 1223

TRIBUNAL DO JÚRI

Em celebração ao mês do Juri, o Fórum de Justiça da Comarca de Santarém deve realizar 19 sessões de Júri Popular neste mês de novembro. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) programou 200 sessões para este mês em todo o Estado. De acordo com a Comarca de Santarém, as sessões serão interrompidas apenas pelo feriado de 15 de novembro, sendo que o dia 16 haverá ponto facultativo no TJPA (que já está compensando com uma hora adicional ao expediente, desde segunda-feira)

MPF CANCELA AUDIÊNCIA

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou edital de cancelamento da audiência pública prevista para ser realizada no próximo dia 21 no Projeto de Assentamento Extrativista (PAE), em Santarém, no Pará. A audiência iria tratar de informações sobre as demandas das comunidades da região relacionadas ao assentamento. O edital informa que é possível a divulgação, futuramente, de novo edital para a realização da audiência.

LIQUIDA SANTARÉM

Aproximadamente 200 empresas participam do Liquida Santarém 2018, que começou ontem, quinta-feira (08) e segue até o domingo (11) nas principais zonas comerciais de Santarém. A abertura da campanha aconteceu na noite de terça-feira (06/11) com a palestra “Vendas com Cliente Digital na era 4.0”, ministrada por Lorenzo Mangabeira (especialista em Logística S&OP e Planejamento Estratégico). Nesta sétima edição, o Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Conjove da Aces e o Sebrae estimam movimentar R$10 milhões, superando os R$ 8,2 milhões movimentados em 2017, conforme mensuração realizada pelo SEBRAE.

LIQUIDA SANTARÉM 2

Farmácias, assistência técnica, salão de beleza, restaurantes, confecções, tecidos e acessórios, curso profissionalizantes, sapatarias, livrarias, supermercados, materiais de construção são alguns segmentos que participarão dos quatro dias de promoção. O Liquida Santarém começou nas 200 lojas credenciadas, oferecendo descontos de 5% a 70% em serviços e produtos, incluindo negociação de dívidas, pois a meta é promover a redução de inadimplência. No domingo (11), a campanha só ocorrerá nos shoppings da cidade. O consumidor concorrerá a uma premiação de oito mil reais, desde que efetue compras em lojas credenciadas na promoção e preencha o cupom do sorteio.

RADIOLOGISTAS HOMENAGEADOS

Para homenagear e melhor compreender a função social da radiologia, a Câmara de Vereadores de Santarém (CMS) promoveu na terça-feira (06) sessão especial que homenageou 12 profissionais da área que atuam no Município. O técnico em radiologia Luciano Sales atua como professor e disse da longa jornada que a área passou até alcançar os significativos avanços tecnológicos para a saúde. Durante a programação o vereador André Nobre, o André do Raio-X, autor da proposta de sessão, destacou o importante papel do radiologista, reconhecendo-a com uma das funções fundamentais no processo de diagnóstico para o tratamento das patologias. O Dia da Radiologia é comemorado tanto a nível mundial quanto nacional, no dia 8 de novembro. A data não foi escolhida à toa, pois foi nela, em 1895, que o físico alemão Dr. Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os Raio-X. No Brasil, a data foi estabelecida por meio da Lei Federal nº 13.118, de 7 de maio de 2015.

200 MIL REFEIÇÕES

Os nutrientes necessários para o corpo só podem ser garantidos a partir de uma alimentação saudável. Isso é ainda mais importante na recuperação de um paciente em tratamento médico. Muitas doenças podem aumentar a demanda nutricional. A partir das mudanças feitas na cozinha do Hospital Municipal de Santarém (HMS) há 6 meses foi possível garantir essa assistência nutricional de qualidade. Considerando, principalmente, o controle da infecção hospitalar e a segurança alimentar. Vale lembrar que a cozinha do HMS recebeu uma reforma importante, o refeitório também fez parte dessas mudanças estruturais. A compra de novos equipamentos ajudou a modernizar e facilitar o trabalho dos colaboradores que atuam no espaço. Desse processo de mudança, deve-se considerar o foco na eficácia na produção dos alimentos. Para isso, vários treinamentos foram realizados com a equipe.

MIL REFEIÇÕES POR DIA

Diariamente são feitas cerca de mil refeições: café da manhã; almoço; lanche e jantar. Isso somente para pacientes e para os acompanhantes que são autorizados a permanecer na Unidade. Pela legislação, apenas pacientes infantis, idosos, pessoas com deficiência e parturientes têm direito a acompanhamento de um familiar. Os funcionários recebem almoço e jantar aumentando ainda mais a produção. O cardápio é pensando mensalmente. A evolução da nutrição hospitalar do HMS, procura oferecer refeições balanceadas, nutritivas, saudáveis e saborosas.

ALIMENTAÇÃO DOS PACIENTES

Segundo Valda Gamboa, nutricionista clínica, uma refeição com nutrientes adequados acelera a recuperação do paciente, fortalecendo o sistema imunológico. O controle de qualidade da alimentação dos pacientes é realizado desde a chegada dos alimentos, da preparação, até a distribuição. Utilizando de embalagens que controlam a temperatura, dessa maneira, evita a proliferação de micro-organismo. Uma boa alimentação, prima-se pelo aroma, sabor, condicionamento correto, tendo o paciente atendimento individualizado.

COLETE SALVA VIDAS

A Prefeitura de Santarém, em parceria com a Capitania Fluvial de Santarém, realiza durante toda essa semana mais uma etapa do Projeto “Segurança da navegação nas Escolas”, que busca o incentivo ao uso do coletes salva-vidas por parte dos alunos que utilizam transportes fluviais para chegarem até a escola. * Na terça-feira (06), as comunidades Pindurí e Vila de Arapixuna foram atendidas. Na quinta-feira (8) a comunidade Vila Socorro – Lago Grande foi contemplada e nesta sexta-feira (9) será a vez do Distrito de Curuai.

IMPACTANDO

O prazo para que Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), façam a inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal está chegando na reta final. O registro é obrigatório e deve ser feito até o dia 31 de dezembro. * A gestora do Cadastro Único de Santarém, Márcia Lehmann, reforça que o quanto antes o beneficiário procurar o Cas/Caec ou um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Santarém será melhor para evitar a suspensão do benefício. * Donos de construções irregulares dentro da área do Lago do Papucu, no bairro Maracanã, em Santarém, receberam na manhã de terça-feira (6), notificações da equipe de fiscalização da Semma para desocuparem o local no prazo de 30 dias. * Segundo a Semma, as moradias estão sendo construídas em Área de Preservação Permanente (APP) o que segundo o Código Florestal Brasileiro, Lei nº 12.651/12, é considerado crime ambiental, pois as obras estão próximas ao curso d’agua. * Já está em vigor o reajuste de 8,5%, na refinaria, do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Esse aumento foi autorizado pela Petrobras na segunda-feira (5) e é o 2º do ano para o produto. O primeiro, de 4,4%, ocorreu em 5 de julho. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *