Projeto de Priante reconhece festa do Sairé como Cultura Nacional

A Comissão de Cultura da Câmara dos deputados aprovou na terça-feira (13) relatório que reconhece a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, no município de Santarém (PA), como Manifestação da Cultura Nacional. O projeto de lei é de autoria do deputado federal José Priante (MDB/PA).
A Festa do Sairé é um importante evento folclórico, cultural e turístico do estado do Pará. Ao preservar tradições, o Sairé contribui para manter viva a história de Santarém, do Pará e da Amazônia. Ao estimular o turismo cultural, o festival também contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região, gerando centenas de empregos diretos e indiretos em Alter do Chão e em Santarém, com reflexos positivos em todo o Oeste do Pará.
O Sairé é realizado anualmente no mês de setembro. O ponto alto do lado religioso da festa é a procissão, e o ponto alto do lado profano do Sairé é o Festival dos Botos, uma saudável disputa entre dois grupos folclóricos de Alter do Chão: o Boto Tucuxi e o Boto Cor de Rosa. A apresentação de cada boto é acompanha por torcidas organizadas. Ao final das apresentações, um grupo de jurados define o boto que melhor contou a lenda.
Para Priante o reconhecimento dessa festa como Manifestação da Cultura Nacional é de extrema importância para os paraenses. “As peculiaridades da festa, as diversidades e as influências da natureza amazônica são riquezas únicas cultivadas há décadas pelos paraenses, ter esse reconhecimento tão importante fortalecerá ainda mais o Sairé”.
O Projeto segue agora para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Fonter: RG 15/O Impacto e Bacana News

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *