Milton Corrêa Ed. 1225

MAIS MÉDICOS: MINISTÉRIO DA SAÚDE ABRE VAGAS PARA FORMADOS NO BRASIL

O Programa Mais Médicos está com edital aberto para 8.517 vagas para os médicos brasileiros com CRM do Brasil ou com diploma revalidado no país. As inscrições começaram a partir das 8h de quarta-feira (21) e seguem até o dia 25 de novembro. Veja a reportagem de Janary Damacena, da Agência Rádio. O anúncio foi realizado na segunda-feira (19), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, como uma medida emergencial adotada para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos. “Nós temos uma expectativa de que os médicos que tem o CRM estão tendo essa oportunidade prioritária de fazer a essa opção agora, possam querer ir para alguma dessas regiões brasileiras essas cidades brasileiras. Caso isso não aconteça as vagas remanescentes serão abertas para os demais profissionais de medicina formados no exterior sem o CRF, Então nós estamos fazendo de forma que a população brasileira e os municípios brasileiros não fiquem desassistidos”. As vagas abertas para os médicos formados no Brasil contemplam 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por profissionais da cooperação com Cuba. Os interessados pelas oportunidades oferecidas pelo Ministerio da Saude podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

BOLSONARO ANUNCIA PERMANÊNCIA DE WAGNER ROSÁRIO COMO MINISTRO DA CGU

Presidente eleito confirmou a indicação pelas redes sociais logo após pousar em Brasília na terça (20). Veja a reportagem de Clara Sasse, da Agência Rádio. O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou na manhã de terça-feira (20) que manterá Wagner Rosário como ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) em seu governo. Bolsonaro confirmou o nome pelo Twitter, logo após desembarcar em Brasília. Rosário é o atual ministro da Transparência e CGU e permanecerá no cargo. Até o momento, ele é o primeiro ministro do governo de Michel Temer que continuará na gestão de Bolsonaro. Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Rosário é auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009. Ele também já trabalhou como oficial do Exército. É formado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras (Aman) e fez mestrado em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Bolsonaro retornou à Brasília na terça para mais reuniões com autoridades, políticos e com a equipe de transição do governo. Esta é a terceira viagem do militar à capital desde o resultado das eleições. O futuro ministro da Economia e integrante da equipe de transição, Paulo Guedes, embarcou com o presidente eleito. Conforme agenda divulgada pela assessoria da transição, Bolsonaro terá encontros com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Segundo a assessoria, Bolsonaro ficou em Brasília até quinta-feira (22). Na capital, trabalhou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. De acordo com a agenda do presidente, nesta sexta-feira (23) ele deve voltar para São Paulo para fazer exames no Hospital Albert Einstein.

SAÚDE CRÔNICA: QUEM AVISA AMIGO É (OU MÃE)!

Sabe praga de mãe? Daqueles tipos de aviso que mais parece uma profecia sobre algo que acaba acontecendo. Não? Então me deixe tentar explicar melhor, pois para o começo dessa história é importante que você compreenda esse conceito. Quando eu era garoto, toda vez que a dona Kelli, vulgo minha mãe, não queria que eu fizesse algo, ela dizia “Olha, cuidado para não acontecer tal coisa…”. E não é que essa “tal coisa” sempre acontecia? Veja a reportagem da Agência Rádio. Pois bem, quando eu tinha por volta de 16 anos, já não morava com meus pais, mas naquele mês de julho eu estava passando férias na casa deles e foi, também, o período de maior calor daquele ano. Eram dias em que eu pensava que iria derreter por completo de tanto que eu suava, mesmo sem fazer nada, dentro de casa. Certo dia um amigo passou lá em casa e me falou que estava indo para um churrasco na casa de uma amiga e que eu deveria acompanhá-lo. Pensei por um instante, não, minto, acho que não pensei nem por meio. Peguei minha bicicleta e parti para a rua. O problema foi àquela praga que só mãe consegue jogar! No meu caso, a dona Kelli estava na sala quando me ouviu passar pela garagem. Quando eu disse aonde iria, ela pressagiou: – Meu filho cuidado! Essa é uma área onde está ocorrendo muito casos de dengue. Se eu fosse você não iria! E mesmo que eu acreditasse nesse tipo de augúrio, vindo de alguma intuição divina da maternidade, a sentença passou quase despercebida aos ouvidos adolescentes daquela época. Eu não sabia, mas as palavras da dona Kelli anteviram toda a sorte e destino da minha vida pelos próximos dias. Fui no churrasco. Não vou mentir, foi bom demais! Pessoal bacana, comida boa e música nada convencional para a ocasião: rock. Cerca de dois dias depois, acordei com o corpo doendo como se tive pulado de um avião sem paraquedas. Meus músculos padeciam de dores, enquanto as mãos e pés estavam inchados e revelavam manchas avermelhadas. Os braços e pernas estavam me deixando louco de tanta coceira e a cabeça latejava tanto que me impedia de pensar. Em algumas horas eu tremia incontrolavelmente de frio mesmo sabendo que meu corpo parecia pegar fogo ao toque. O diagnóstico do médico local, acostumado com casos de dengue, foi claro: repouso absoluto e muita água. Não há tratamento para curar a dengue, apenas para aliviar os sintomas – que são terríveis, como pude atestar! Desde então aprendi duas coisas: Como a minha sorte poderia ter sido diferente se as pessoas daquela região estivessem mais comprometidas com o combate às larvas do Aedes! Coisas simples como evitar acumular água parada em garrafas, pneus, vasos de plantas… e a segunda coisa era que não posso brincar com as premonições que minha mãe faz!

AEDES AEGYPTI: SAIBA COMO COMBATER OS CRIADOUROS DO MOSQUITO EM PRÉDIOS

O verão vem aí e junto com ele o período mais favorável para que o Aedes Egypti – o mosquito da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. E a maneira mais eficaz de combater essa ameaça é eliminar os lugares que ele se prolifera, chamados criadouros. Veja a reportagem de Aline do Valle, da Agência Rádio. Hoje o Ministério da Saúde convoca a você e a toda a população a continuar prestando atenção às formas de combater essa ameaça! Vamos trazer dicas para você,que mora em prédios saiba encontrar os lugares onde estão as larvas. Escute as dicas do coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária, Dengue, Zika e Chikungunya do Ministério da Saúde, Divino Valero. “Nós fazemos as recomendações para quem mora em prédios observar basicamente fosso de elevador, do lado do prédio tem todo aquele ralo que acumula água e a caixa d’água do prédio está devidamente lacrada. Feito essas 3 observações, dificilmente você tem comprovação de surto epidêmico nessas regiões”. O Aedes Argypti não para e nós também não podemos! Fique atento todos os dias a possíveis criadouros ! Elimine os focos do mosquito em qualquer época do ano, principalmente no verão. Lembre-se: estamos todos contra o mosquito. Saiba mais em saúde.gov.br/combateaedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *