Prevenção ao câncer de próstata – HMS e UPA incentivam colaboradores

“O câncer de próstata na fase inicial é silencioso. Por isso, é muito importante que o homem realize o exame preventivo”, alertou o médico cirurgião e urologista Dr. Alberto Tolentino na roda de conversa realizada na sexta-feira, 23 de novembro, no auditório do Hospital Municipal de Santarém (HMS). Os colaboradores e a comunidade puderam tirar as dúvidas com o especialista, que faz parte do quadro de médicos do HMS. A programação especial foi realizada em apoio a Campanha Novembro Azul.

Segundo Tolentino, nos cinco últimos anos, em Santarém, já é possível afirmar que as pessoas do gênero masculino estão cuidando mais da saúde e se prevenindo doenças. Antes, o descaso com o autocuidado era maior. Para ele, essa mudança cultural de comportamento na maioria dos casos se deve a pressão por parte das mulheres. “Seja a mãe, esposa, tia, elas têm cobrado e incentivado esses homens a irem atrás de cuidados médicos. Ajudando na quebra de preconceitos por se tratar de uma parte intima do corpo”, destacou.

Durante a palestra, o urologista falou sobre a doença e o caminho que ela percorre caso não seja tratada. Exames periódicos a partir dos 50 anos para quem não tem casos do câncer na família e a partir dos 45 anos para quem tem, foi a principal orientação. Os participantes puderam saber também sobre o câncer de pênis. Uma doença que pode ser evitada com atos simples, como uma boa higiene genital.

VALE EXAME

Cleverton Rodrigues, 49 anos, veio através de um convite feito pelo irmão que é colaborador do Hospital. Ele foi um dos que tirou dúvidas com o especialista e relatou sobre um caso na família. “Meu pai morreu desse câncer. Ele sofreu muito, sentia muitas dores nos ossos. Não é sempre que temos a chance de participar de uma palestra esclarecedora com um médico”, disse.

Quem estava na palestra ganhou brindes e um vale exame PSA. O sangue foi tirado logo após o encerramento da roda de conversa. A análise do laboratório vai mostrar se existe alguma alteração na próstata. A diretora administrativa, Gabriela Régio, explicou que os homens que receberem o resultado com alguma alteração serão encaminhados imediatamente para consultar com um urologista, no ambulatório do Hospital.

No período da tarde foi realizada ainda uma ação social com oferta de corte de cabelo, designer de barba e sobrancelha para os homens que estavam no HMS.

ASSISTÊNCIA DO SUS

O diretor do HMS e UPA, Dr. Itamar Júnior, aproveitou a oportunidade para incentivar os colaboradores com mais de 45 anos sobre os exames preventivos. “Nós não queremos somente que o alerta fique nesse dia. Nós vamos colocar a assistência laboratorial e médica do Hospital à disposição desses profissionais. Eles poderão fazer exames e consultas periódicas”, enfatizou.

A secretária de saúde, Dayane Lima, também participou do evento. Ela parabenizou a direção por tirar um dia para abordar esse tema importante e informou que as unidades básicas de saúde dos bairros: Nova República, Satarenzinho, Livramento, Santana, Jardelândia, Alter do Chão e Cipoal terão um dia na semana para coletar exames de sangue. Os bairros Santa Clara e Fátima farão a coleta de segunda à sexta.

Os homens com a idade indicada pelos médicos poderão solicitar o PSA. “A pessoa que apresentar qualquer alteração na próstata será encaminhada da UBS para uma consulta com o especialista no ambulatório do HMS. Toda a assistência da rede de saúde será dada”, explicou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *