Coluna impacto Ed. 1226

CAMINHADA DE FÉ COM MARIA

A 24ª Caminhada de Fé com Maria será neste fim de semana, 1 e 2 de dezembro, saindo do Campo Nogueirão, município de Mojuí dos Campos, e encerrará na Praça da Matriz, município de Santarém. Os fiéis vão fazer um percurso de 37 km. É importante ressaltar que, o trajeto foi alterado devido às obras na Av. Tapajós, ficando assim: PA-431, BR-163, Av. Cuiabá, Av. Rui Barbosa, Trav. Benedito Magalhães, Av. Tapajós até a Praça da Matriz. Na terça-feira (27) aconteceu a Missa de Envio da equipe da 24ª Caminhada de Fé com Maria e da equipe da 15ª da Vigília “Vigiai e Orai”, na Catedral de N. Sra. da Conceição, quando foi apresentado o manto que a imagem de Nossa Senhora vai usar na caminhada. Na quinta-feira (29) a imagem de Nossa Senhora foi trasladada para o município de Mojuí dos Campos, que aconteceu em uma carreata que saiu às 18h da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida. Na chegada à Igreja Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos, houve a Santa Missa.

CAMINHADA DE FÉ COM MARIA 2

Neste sábado, dia 1º de dezembro, os ônibus que vão levar os peregrinos para Mojuí dos Campos sairão de frente da Igreja de Aparecida, a partir das 14h. A passagem custa R$ 6,00 e o pagamento será no coletivo. Já no Campo Nogueirão, em Mojuí dos Campos, a partir das 15h, haverá shows de bandas católicas preparando os caminhantes que estarão chegando. Depois haverá celebração eucarística, às 19h30. No domingo, 2 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora deve chegar por volta das 7h no elevado da Praça da Matriz, quando os caminhantes receberão a bênção do Santíssimo Sacramento.

15ª VIGÍLIA DA CAMINHADA

A partir das 22h deste sábado (01) haverá a 15ª Vigília “Vigia e Orai”, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Enquanto os peregrinos caminham, muitos fiéis passarão a madrugada em oração pedindo à Mãe de Jesus para que dê força e coragem aos caminhantes. A Vigília iniciará com a reflexão da temática “Caminhada de Paz e Fé”, e ainda terá: Terço dos Homens, Mães que Oram pelos seus filhos, Terço da Família, Terço da Juventude, Terço de Nossa Senhora da Conceição e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

SMT MONTA PLANEJAMENTO

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) depois da programação realizada no Círio ocorrido no domingo (25), montou um planejamento para a Caminhada de Fé com Maria. Os agentes de trânsito e fiscais de transporte da SMT, juntamente com os demais órgãos de segurança, estarão acompanhando a saída dos ônibus que irão levar os caminhantes ao município de Mojuí dos Campos de onde sairá a Caminhada. Em todo o percurso até a chegada na catedral a equipe estará presente, juntamente com as demais instituições para garantir a segurança dos condutores e das pessoas que estarão participando da Caminhada.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, se prepara para escolher a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020. A eleição para a presidência do Poder Legislativo está marcada para o próximo dia 3 de dezembro (segunda-feira). Nos corredores do Palácio Tapajós, os rumores dão conta que cinco nomes estão se articulando para a disputa do cargo. Mas a tendência é que apenas duas chapas concorram. Uma certamente será encabeçada pelo candidato apoiado pelo prefeito Nélio Aguiar, que deve ser o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB). A outra será formada por vereadores independentes, que têm como principal candidato o vereador Valdir Matias Jr. (PV). Dois vereadores competentes e com bom relacionamento entre seus pares. O certo é que o futuro presidente terá um grande desafio pela frente: melhorar a imagem e resgatar a credibilidade da Câmara Municipal.

II MOSTRA DE AUDIOVISUAL

Nesta sexta-feira, 30 de Novembro de 2018, Ufopa e Núcleo de Produção Digital Tapajós promovem a II Mostra de Audiovisual do Oeste do Pará, no auditório Wilson Fonseca, unidade Rondon. O objetivo do evento é fomentar e divulgar a produção audiovisual da região. A Mostra é aberta ao público e tem entrada gratuita. Um cine-debate dá início à programação. O professor André Freire Azevedo, do Programa de Ciências Jurídicas da Ufopa, é o convidado para debater sobre o documentário “Pro dia nascer feliz”, que aborda o sistema educacional brasileiro a partir de diferentes perspectivas, sob o olhar das instituições, do professor, do aluno e da família. A partir das 14h, tem início a mostra “Anos de Chumbo”, uma série de curtas que retratam, em diferentes linguagens, o período da ditadura militar no Brasil. Às 15h, é a vez da mostra de documentários “Amazônia: cultura e resistência”, composta por obras de produtores da região.

FOLIA DO SAMBA

Para os amantes de um bom samba, a pedida nesta sexta-feira, dia 30, é o Point do Flash Back, com o Projeto Folia no Samba, a partir das 22 horas, com a presença de vários sambistas, tendo à frente Niltão do Banjo e Ângelo do Cavaco. Não se nega um bom samba, principalmente quando é pra partilhar momentos de alegria.

DENÚNCIA

Leitor da Coluna encaminhou denúncia para falar sobre algumas ruas da periferia de Santarém, que estão intrafegáveis. Um dos exemplos é a Rua Jaci que liga os bairros Nova República e Matinha, que está abandonada, causando revolta aos moradores. No local, mato, buracos e poças de lama dificultam o tráfego de veículos. Pedestres afirmam que além de não dá pra caminhar na rua, os riscos de acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, são muito grandes.

IMPACTANDO

A Prefeitura de Santarém está dando mais uma oportunidade para os contribuintes que possuem débitos com o Município pagarem suas dívidas em cota única (à vista), com 80% de desconto em juros e multas. * A Lei Municipal Nº 20.486/2018, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Prorefis), contempla os seguintes tributos: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxa de coleta de lixo; Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); multas de natureza não tributárias e taxa de Alvará de Localização e Funcionamento. * O prazo para pagamento segue até esta sexta-feira, 30 de novembro. * O projeto de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários da Ufopa e a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra (Amabela) estão organizando a Feira Sementes, Sabores e Saberes, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 30, das 8h às 16h, no Bosque da Unidade Tapajós. * O evento vai debater a importância da biodiversidade, autonomia e soberania alimentar. Como ato simbólico, trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de participantes, irão fazer uma troca de sementes. * A estudante do curso em licenciatura em pedagogia, Zena Seyna, foi a primeira mulher indígena Wai Wai a defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Ufopa em Santarém. Ingressante em 2012, Zena Wai Wai defendeu o tema “Evangelização na Alfabetização Indígena: um estudo de caso da escola Wai Wai”. Ela pesquisou sobre a importância da religião para seu povo e descreveu como ele participa dos processos escolares. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *