Operação do Ibama fecha serrarias no município de Novo Progresso

Segundo o Ibama, todas as madeireiras estavam sem licenciamento para funcionar. As quatros serrarias estavam retirando madeira da Floresta do Jamanxim, em Novo Progresso, no oeste do Pará.
Com a operação, feita com apoio da Força Nacional, as madeireiras foram fechadas [não tiveram nomes e local divulgados] , a ação resultou no auto de infração de R$1,1 milhão, para os responsáveis. Madeira em tora e beneficiada de ipê, angelim e maçaranduba foram apreendidas.

Esta operação não é a mesma realizada nesta semana na comunidade de Alvorada da Amazônia, que ainda não teve resultado divulgado.

NOTA DO IBAMA
Em Novo Progresso (PA), durante operação conjunta com a Força Nacional, foram desativadas 4 serrarias e apreendidos 478 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente da Floresta Nacional do Jamanxim. Os agentes ambientais também recolheram 3 carretas usadas no transporte da madeira e 3 tratores. Os autos de infração totalizam R$1,1 milhão.

Em meio à carga apreendida foram identificadas espécies nativas como ipê, angelim e maçaranduba. As serrarias receberam o produto florestal ilegal acobertado por declarações falsas no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).

A madeira e os veículos apreendidos ficaram sob guarda da prefeitura de Novo Progresso.

Fonte: RG 15/O Impacto e Adércio Piran, com informações do Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *