Santarém é destaque nacional na edição 2018 da revista Professores do Brasil

Revista destaca a professora Adriane Menezes, vencedora da etapa estadual e regional do 11º Prêmio Professores do Brasil

O município de Santarém está em evidência na edição de 2018 da Revista Professores do Brasil. O relato de experiência da professora Adriane Gisele Sá Menezes, de 32 anos, vencedora da etapa estadual e regional do 11º Prêmio Professores do Brasil, foi publicado em forma de artigo na página 10. Adriane trabalha há treze anos na educação infantil, oito na educação pública municipal, lotada atualmente na Escola José Procópio da Silva, no bairro Santana.

A professora foi uma das finalistas do prêmio deste ano com o projeto “Bebês em movimento: brincadeiras e descobertas no berçário”. Em entrevista para a revista contou que a ideia do projeto surgiu a partir do momento em que soube que assumiria a turma do Berçário II e o grande desafio foi pensar em um currículo que atendesse a faixa etária. “Pensar no que os bebês poderiam aprender nesta fase e como acolhê-los, tornando a separação (bebê e família) menos dolorosa. E, ainda, como atender a este público de modo a desenvolver suas potencialidades, distanciando-se do assistencialismo”, ressaltou.

Adriane explicou que o projeto diz respeito à organização do espaço para atender bebês e o desenvolvimento de atividades específicas. “Acredito que o espaço destinado às crianças pequenas é um dos aspectos mais importantes. Dessa forma, organizamos os espaços destinados ao atendimento a estas crianças de maneira que estimulasse as interações e a construção de conhecimento”, afirmou.

Ainda segundo a professora, os espaços realmente favoreceram a experimentação, manipulação e a observação, colocando a criança em contato com objetos e brinquedos, por meio de atividades que facilitaram tanto a exploração do ambiente quanto o desenvolvimento de autonomia dos bebês. Disse ainda que os espaços foram organizados em cantinhos temáticos ou pedagógicos e as crianças exploravam cada canto de acordo com seus interesses. “Dessa forma, foram realizadas várias atividades a fim de desenvolver a coordenação motora, os sentidos e outros aspectos, dentre eles, o emocional e social da criança”, enfatizou.

A Secretária de Educação de Santarém Mara Belo parabenizou a professora Adriane Gisele pela premiação no 11º Prêmio Professores do Brasil, assim como toda a equipe de professores da unidade José Procópio da Silva, onde a professora está lotada.

Belo disse também que a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed) nesse contexto da Amazônia conta com um bom planejamento e um trabalho organizado e que o prêmio reflete tudo isso, além do trabalho dedicado dos servidores que estão nesse ambiente; reflete ainda a qualidade na formação dos professores. “Tudo isso nos eleva, pois uma professora de Santarém que se destaca em nível nacional merece nossos aplausos e comemorações. Esta conquista está relacionada com o ambiente educacional criado dentro das escolas de Santarém. Entre outras superações, os professores conseguiram fortalecer a confiança, um nos outros, para que a criatividade e os projetos possam fluir naturalmente e alcançar sucesso. Com isso, vamos continuar incentivando os nossos professores para inscreverem-se nos editais nacionais e mostrar o que há de melhor na qualidade e criatividade dos professores de Santarém.”

A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Aline Rodrigues, afirmou que a boa relação das direções das unidades de Educação Infantil com a Semed e a gestão municipal tem contribuído para o alcance dos bons resultados, elegendo as crianças como prioridade. Todos os acontecimentos, projetos, ações são informados previamente e sempre realizados em comum acordo com a comunidade escolar, sendo esta uma forma de expor como acontece o trabalho pedagógico com as crianças pequenas. Compreendendo, sobretudo, que as brincadeiras planejadas e organizadas pelos professores contribuem para o desenvolvimento integral da criança.

Aline disse ainda ser gratificante observar o crescimento profissional dos professores. “Nesse ano é nítido o envolvimento deles nas ações, nos projetos, principalmente, com as premiações conquistadas pela educação infantil, percebeu-se o interesse de se inscreverem nos projetos ofertados pelo Governo Federal, por meio de editais. “

Professora Aline ressaltou também que o nome de Santarém em destaque em nível nacional levado pela educação infantil coloca a educação local em um patamar privilegiado, de reconhecimento à classe dos profissionais da educação, que trabalha com seriedade, compromisso e responsabilidade. “Isso significa professores preocupados em buscar formas criativas para atrair a atenção das crianças, resultando em um ensino com mais qualidade”, concluiu.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ednaldo Rodrigues/Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *