Emir Aguiar: “Nós vamos buscar resgatar a credibilidade do Legislativo junto à sociedade santarena”

De acordo com o parlamentar nova gestão será pautada pela transparência

Vereador foi eleito o novo presidente do Poder Legislativo

O vereador Emir Aguiar(Podemos), que está no seu quinto mandato na Câmara Municipal de Santarém, sendo que atualmente é 1º secretário da atual Mesa Diretora da Casa, foi eleito na segunda-feira, dia 03, o novo presidente do Poder Legislativo para o biênio de 2019/2020. Ele esteve no estúdio da TV Impacto e na redação do Jornal O Impacto, onde concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Osvaldo de Andrade; acompanhe:

Jornal O Impacto: Fale sobre os trâmites que antecederam a eleição para a presidência da Câmara, na qual você foi o vencedor.

Emir Aguiar: Eu sempre pautei para o nosso grupo dos onze, a base do Governo no qual eu sou líder, que nós tínhamos um compromisso de eu ser o candidato da base. Aconteceram fatos novos, aí tivemos de fazer uma prévia e eu fui derrotado, por 7/4. Mas eu sempre fui bem claro e dizia que se eu conseguisse formar uma chapa eu iria concorrer. Isso foi bem transparente nessa parte. Chegou a segunda-feira, dia 3, onde eu estava crente que realmente não tinha conseguido a chapa e aos 45 minutos do segundo tempo, às 15 horas praticamente, eu fui convidado para compor a chapa que estava sendo encabeçada pelo Valdir Matias. Comuniquei ao meu grupo: ´Olha, consegui compor a chapa para concorrer, mas minha preferência é estar nesse grupo. Se vocês me aceitarem como presidente eu fico. Não me aceitaram, eu fui para lá e assinei. Minha posição foi ratificada pelo nosso presidente regional do Podemos, deputado federal Chapadinha, juntamente com meu colega de partido delegado Jardel Guimarães e fomos para a eleição. Deu esse resultado que eu não estava nem esperando. Realmente é um ciclo de 20 anos que eu estou concluindo e confesso que para Vereador esse é a última vez que eu atuo, e eu gostaria de fechar como presidente da Casa. É um momento diferente e, se Deus quiser a gente vai estar fazendo uma boa administração.

Jornal O Impacto: Embora tenha havido uma clareza em relação à sua posição depois que não passou na prévia, você é líder do governo e é líder do seu partido. Não vai ficar alguma sequela entre o vereador Emir e o grupo do Prefeito?

Emir Aguiar: Da minha parte não. Eu vejo que ser presidente da Casa é regimental e eu sempre fui muito equilibrado nessa parte de respeito e de valorização do Poder Legislativo. Nosso propósito é ter um Poder Legislativo independente, porém, harmônico entre os poderes. Essa é a nossa linha de pensamento e, devido à experiência e conhecimento, nós vamos ficar sempre no equilíbrio e pautarmos no nosso juramento que é cumprir o Regimento.

Jornal O Impacto: Uma questão é que o Poder Legislativo foi arranhado desde o momento em que foi deflagrada a Operação Perfuga, com a saída do vereador Reginaldo Campos cumprindo pena; depois em outras operações, alguns braços da Perfuga continuaram atingindo o Poder Legislativo. Como é que o senhor vai administrar isso perante a opinião pública? Isso vai desgastar a nova Mesa Diretora?

Emir Aguiar: Eu sempre digo que a situação de 7 de agosto de 2017 (Perfuga) foi um divisor de águas e com isso o Poder Legislativo procurou realmente aprovar resoluções e leis que venham realmente atender à boa administração pública. Nós tínhamos a nossa legislação, nossa resolução, que o Vereador viajava e não tinha obrigatoriedade de prestar conta da viagem. Nós fizemos uma nova resolução, fizemos a lei da nova estrutura administrativa da Casa e a criamos. Atualmente a Casa está boa de administrar, porque a aprovação dessas leis vai realmente fazer o parlamentar realizar um bom trabalho. Sobre a questão do vereador Mano Dadai, estão jogando o que aconteceu antes, no período ainda do Reginaldo Campos; com certeza ele está se defendendo e eu não vejo nenhum problema que venha arranhar nossa administração, porque nós vamos pautar dentro da transparência, fazer uma gestão compartilhada com todos os pares e com todos os membros da Mesa principalmente, e buscar sempre fazer a forma regimental, buscar sempre o equilíbrio e o melhor para Santarém, que são os projetos do Executivo em prol do desenvolvimento do nosso Município. Com certeza nós vamos estar discutindo todos os projetos, deverão ser apresentadas emendas, que se forem aprovadas, serão colocadas dentro desses projetos. Eu vejo com maior naturalidade, eu respeito a todos. Nós vamos buscar e resgatar essa credibilidade junto à sociedade santarena.

Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *