Operação Boas Festas terá 6,6 mil policiais em todo o Estado

Foi lançada na manhã de sábado, 8, na Praça da Bandeira, em Belém, a Operação Boas Festas, coordenada pela Polícia Militar do Pará e integrada aos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado. As ações da “Boas Festas” vão até o dia 1º de janeiro de 2019.

A população do Estado contará com 6,6 mil policias militares que reforçarão o policiamento ordinário na capital, área metropolitana e demais regiões paraenses. Na capital, o trabalho da PM contará com 4.435 militares. Já em Ananindeua e Marituba, a população contará com aproximadamente 1.250 militares, sendo 400 em reforço ao policiamento ordinário. A operação foi lançada em Belém e paralelamente na área metropolitana e cidades das demais regiões do estado.

“A operação reforçará o policiamento nas áreas comerciais, bancárias, nos grandes corredores de tráfego e nos pontos turísticos dos municípios paraenses. O objetivo é conter os delitos oportunos em função do aquecimento do comércio e devido às festas de final de ano”, explicou o coronel Hilton Benigno, comandante geral da PMPA, que lançou oficialmente a operação, juntamente com demais autoridades do Sistema de Segurança Pública. Além do comandante geral, vários comandantes de batalhões e de unidade especiais da PM marcaram presença no ato de lançamento.

Na praça da Bandeira, além de representantes das Polícias Militar e Civil, estiveram presentes oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, dirigentes do Departamento de Trânsito do Estado e de órgãos como Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal de Belém. A população pode conferir um pouco do aparato operacional a ser utilizado na Operação Boas Festas. Motocicletas, carros e até um helicóptero ficaram estacionados na Praça da Bandeira.

Representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o coronel PM André Cunha reforçou os objetivos da Operação. “A operação se destina à intensificação do policiamento ostensivo nas principais áreas comerciais para onde a população se dirige para as compras natalinas. Esse mesmo modelo que foi feito aqui em Belém, foi desenvolvido nas cidades de Marabá, Altamira, Abaetetuba, Santarém e Ananindeua, por exemplo, com essa mesma característica. A união de esforços das forças estaduais e municipais para intensificação da presença de policiamento nesses locais. Vamos entrar também com a fiscalização da polícia administrativa, por parte da Polícia Civil, principalmente em estabelecimentos de diversão noturna em relação a som e documentação de funcionamento”, disse.

Também presente no lançamento, Joy Colares, presidente do Clube de Diretores Lojistas de Belém, destacou a importância da operação.  “Sabemos a importância desse trabalho integrado e estaremos presentes para prevenir possíveis ações delituosas nas áreas comerciais da capital. Estamos aqui para colaborar para o bom resultado das ações da Boas Festas”, disse.

Somente na área comercial de Belém que envolve, sobretudo, os bairros da Campina e do Comércio, cobertas pelo trabalho de militares do 2º BPM, serão 240 PMs a mais, somados aos 500 já atuantes na área daquele batalhão. Em Ananindeua e Marituba, a população contará com 1.250 militares no trabalho de policiamento, sendo 400 em reforço diário nas duas cidades.

Região Metropolitana

Em Ananindeua, a Operação Boas Festas foi lançada na Praça Matriz. O ato foi coordenado pelo Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV), Polícia Civil, Guarda Municipal de Ananindeua e Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran).

A partir de agora, Ananindeua, Marituba e Benevides terão 400 policiai atuando diariamente nas ruas, tendo como foco, de acordo com o comandante da operação, coronel Carlos Dantas, os centros comerciais e as áreas bancárias, onde a prática de roubo aumenta nesse período do ano. “Além do policiamento a pé, nós vamos ter as viaturas em apoio e, junto com a Guarda Municipal e Semutran, faremos as operações ‘Barreira’ em toda a área da região metropolitana”, informou o coronel.

Ainda de acordo com ele, chegam para reforçar o policiamento na Região Metropolitana, o Batalhão de Polícia Rodoviária, sobretudo na BR-316, e a Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura. “A partir de terça-feira, cada batalhão vai receber vinte alunos-oficiais, que vão atuar, justamente, estagiando nessa área, sempre supervisionados por oficiais”, explicou.

A região metropolitana conta hoje com três batalhões da PM, localizados nos municípios de Ananindeua e Marituba e uma Companhia Independente de Polícia Militar, em Benevides, que somados reúnem uma população de aproximadamente 658
mil habitantes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Sérgio Chêne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *