Ativistas do Greenpeace protestam para que a ANP não venda a Amazônia para as petrolíferas

Oitenta blocos estão sendo oferecidos na Amazônia e muitos deles próximos a áreas protegidas, territórios indígenas e do recife dos Corais da Amazônia

Ativistas do Greenpeace Brasil foram nesta quinta-feira (13/12) até a sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para protestar pacificamente contra a venda de áreas da Amazônia para a exploração de petróleo e gás natural. Em 1o de novembro, a ANP iniciou um tipo de leilão chamado Oferta Permanente e está oferecendo 80 desses blocos na Amazônia.

Com réplicas de um “cavalo”, equipamento usado na explorar petróleo, de barris e as mensagens “Petróleo na Amazônia, Não” e “ANP, não venda a Amazônia para as petroleiras”, os ativistas ficaram na porta da agência e solicitaram uma reunião com seus representantes. Mas a ANP negou o pedido. “Viemos pedir para que a ANP retire da Oferta Permanente os blocos na Amazônia. Explorar petróleo ali vai na contramão dos esforços globais para combater as mudanças climáticas”, disse Marcelo Laterman, do Greenpeace Brasil.

Há 40 blocos na floresta amazônica, a maioria no estado do Amazonas. Entre eles, alguns estão próximos a unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental Tarumã e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã. E existem blocos sobrepostos a territórios indígenas não demarcados, caso dos Maraguá. O Amazonas é habitat de centenas de espécies endêmicas, entre elas algumas ameaçadas de extinção como o sauim-de-coleira e o tucano-de-bico-preto.“A operação e infraestrutura para explorar petróleo já impactariam a floresta e as pessoas que moram ali. Mas a maior ameaça é de um derramamento de óleo, que contaminaria igapós, árvores, animais e causaria danos irreversíveis nessas comunidades. ”, diz Laterman.
Há também 40 blocos na bacia Pará-Maranhão, na área do recife dos Corais da Amazônia. Em 7 de dezembro, o Ibama negou a licença para que a petrolífera Total explorasse seus blocos na bacia da foz do rio Amazonas, adquiridos em 2013. “Não queremos que nenhuma atividade petrolífera ameace esse ecossistema, que é único no mundo. Por isso, não aceitamos que a ANP venda mais blocos perto do recife”, finaliza Laterman.

Fonte: RG 15/O Impacto e Assessoria de Imprensa/Greenpeace

2 comentários em “Ativistas do Greenpeace protestam para que a ANP não venda a Amazônia para as petrolíferas

  • 15 de dezembro de 2018 em 15:29
    Permalink

    Existem técnicas que inibem ou reduzem ao máximo o risco de degradar o meio ambiente, porque não explorar com cuidado e produzir riquezas?

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2018 em 19:17
    Permalink

    NOS PAÍSES DESSES GRINGOS A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO É FEITA ATÉ ATÉ NO ALASKA E NA SIBÉRIA, MAS SE ACHAM NO DIREITO DE TENTAR IMPEDIR A EXPLORAÇÃO POR AQUI, NA DESCULPA DE DEFENDER A AMAZÔNIA ! CONVERSA MOLE, POIS APÓS EXAURIR SEUS POÇOS LOGO VIRÃO PRA CÁ SUGAR NOSSO SUBSOLO, USANDO COMO DESCULPA SER “EM NOME DA HUMANIDADE” !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *