Coluna Impacto Ed. 1228

ALERTA

A Pastoral do Menor, que todos os anos realiza a campanha Natal Sem Fome, em Santarém, alerta que pessoas de má fé têm usado o nome da ação para ir até as casas e desviar os alimentos que são doados. Assim, quando os voluntários da campanha chegam, ouvem que já passaram por ali. A coordenação alerta que as coletas são feitas por pessoas identificadas com a camiseta da Pastoral. A arrecadação itinerante segue até o dia 14 de dezembro por todos os bairros da cidade. A partir daí, começam os trabalhos da confecção das cestas que serão doadas a famílias carentes para proporcionar uma ceia de Natal mais farta.

MALHA FINA

A Delegacia da Receita Federal (RF) de Santarém informou na terça-feira (11) que 1.753 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2018 retidas na chamada “malha fina”. A jurisdição engloba, além de Santarém, outros 27 municípios do Estado. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida. Segundo a Receita, as maiores incidências em malha estão ocorrendo, por ordem de frequência, pelos seguintes motivos: deduções indevidas com dependentes, despesas médicas e pensões alimentícias; omissão de rendimentos; informação de prestação de serviços a órgãos públicos sem a comprovação do efetivo serviço prestado.

“É NATAL EM SANTARÉM”

A magia e o encanto natalino tomarão conta das ruas de Santarém nesta sexta-feira (14) com a abertura oficial da programação “É Natal em Santarém”. Com a proposta de encantar toda a família, a programação iniciará às 20h com a Parada Natalina, onde desfilarão bandas escolares, crianças de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). Ao final do desfile, haverá a chegada do Papai Noel na Praça Barão de Santarém.

“É NATAL EM SANTARÉM” 2

A ideia do layout, a identidade visual da programação natalina de trazer o vitral ilustrando a cena no Presépio no nascimento de Jesus, foi baseada na apresentação das crianças na Parada Natalina, que este ano irão desfilar os elementos do Presépio. O objetivo foi fazer um resgate do verdadeiro sentido Natalino que há muito tempo não era trabalhado. A concentração da Parada será na Praça do Pescador e seguirá até a Casinha do Papai Noel, ao lado do Centro Cultural João Fona.

“É NATAL EM SANTARÉM” 3

Além da visitação, haverá apresentações culturais no anfiteatro da Praça São Sebastião. A programação de visitação na Casinha do Papai Noel será realizada até dia 29 de dezembro. No dia 23 de dezembro, no Parque da Cidade, a partir das 8h, irá acontecer a tradicional distribuição de brinquedos. A programação de visitação na Casinha do Papai Noel inicia nesta sexta-feira (14), após a chegada do Papai Noel, momento em que o prefeito Nélio Aguiar entregará a chave do Município ao bom velhinho e encerrará dia 29 de dezembro. A visitação será das 18h às 22h, com exceção do dia 24, que será das 17h às 21h.

CÂMARA ENCERRA TRABALHOS

Durante a Sessão Solene de encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santarém, na tarde de quarta-feira (12/12), foram realizadas entregas de títulos honoríficos de Honra ao Mérito e de Cidadão Santareno. O vereador Dayan Serique homenageou e fez a entrega do título de “Honra ao Mérito” ao santareno Saulo Jennings, chef e empresário, que tem levado destaque a Santarém pelos excelentes pratos que cozinha e pela valorização da produção e da culinária regional. Para o título de “Cidadão Santareno”, o homenageado do Vereador foi o empresário Márcio Quatrin, que, no decorrer destes 15 anos em que reside em Santarém tem sido expoente no ramo de entretenimento, gerando emprego, desenvolvimento e, especialmente, investindo na cultura do Município.

MINISTÉRIO DO TRABALHO

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou na segunda-feira (10), a mudança no posto de atendimento em Santarém, no oeste do Pará. Os serviços que eram oferecidos no prédio localizado na Avenida Curuá-Una agora estão na Estação Cidadania. Os atendimentos continuam sendo feitos por agendamento, pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA), disponível em http://saaweb.mte.gov.br/.

EMBAIXADA DE LUXEMBURGO

A Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, País da Europa Ocidental, patrocina o projeto de digitalização de documentos históricos do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA). A iniciativa se deu a partir de visita do embaixador daquele país, Carlo Krieger, e de sua comitiva, ao Centro de Documentação, em setembro deste ano, durante visita da Delegação da União Europeia ao Brasil. Ao tomar conhecimento do projeto da Ufopa, o embaixador voluntariamente se ofereceu para incentivar a iniciativa. “O patrocínio de Luxemburgo se liga, em certa medida, ao vínculo histórico do Grão-Ducado com a cidade de Santarém, já que o padre João Felipe Bettendorff, fundador da missão jesuíta que veio a originar a cidade, é natural do que hoje constitui Luxemburgo”, disse o coordenador do Centro de Documentação, professor Gefferson Ramos.

DOM FLÁVIO

O bispo Dom Flávio Giovenale, que passou 6 anos à frente da Diocese de Santarém, partiu na terça-feira, dia 11, para Cruzeiro do Sul, no Acre, onde exercerá sua missão. Antes de partir, participou do Círio 100 da padroeira dos santarenos, Nossa Senhora da Conceição, que terminou no último sábado, dia 08. Dom Flávio realizou um grande serviço de evangelização em Santarém e nos municípios que fazem parte da Diocese.

NOVOS MUNICÍPIOS

Em sessão ordinária da Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA) o deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) defendeu a criação de novos municípios no Pará, ao fazer uso da palavra na plenária da Casa. Eraldo Pimenta é a favor da municipalização dos distritos do km 140 (Alvorada), em Uruará; Divinópolis em Rurópolis, Moraes de Almeida em Itaituba e Castelo dos Sonhos em Altamira.

IMPACTANDO

Começou na 4ª feira (12) e encerra nesta sexta-feira (14), a III Semana de Engenharia de Pesca da Ufopa, que tem como tema “Engenharia de pesca: mercado de trabalho e atuação profissional”, com apresentação de trabalhos, minicursos e palestras. O Seminário tem à frente o curso de Engenharia de Pesca da Ufopa. * O 1º Luau dos Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  foi um sucesso. O evento foi realizado na noite de terça-feira (11), na praia em frente ao Museu João Fona e atingiu todas as expectativas da organização. Era esperada a presença de 300 idosos e o número ultrapassou a faixa de 500 pessoas. * Prefeito Nélio Aguiar esteve entre as autoridades do Oeste do Pará, na Sessão Especial, na Câmara Municipal de Santarém, de terça-feira, (11), dedicado ao dia da luta pela emancipação política da região. O evento foi promovido pelo Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET). * Nélio Aguiar lembrou que o dia 11 de dezembro é dedicado à luta pela emancipação política do Oeste do Pará, de acordo com Lei nº 19.399/2013. * Em seu pronunciamento, o Prefeito falou que todos podem contar com a sua efetiva participação e liderança política frente ao que ele disse ser o maior projeto de desenvolvimento do Norte do Brasil, que é a criação do Estado do Tapajós. * Acontece neste final de semana (15 e 16) a 4ª edição do Festival da Agricultura Familiar realizado por comunitários da Vila Nova do Eixo Forte. Nos dois dias o Festival inicia às 10h30 da manhã e continua durante toda a tarde. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *