Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada pela primeira vez no HMS e UPA 24 horas

A posse dos eleitos ocorreu na última sexta-feira e a eleição aconteceu dentro das duas Unidades hospitalares no dia 7 de novembro.

Mais de 500 colaboradores do Hospital Municipal de Santarém (HMS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas votaram para escolher os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Foram 11 nomes escolhidos na eleição. A presidente e a secretaria da Comissão foram indicadas pela direção das Unidades. A gestão 2018/2019 da Comissão será de 8 membros titulares e 5 suplentes. Os “cipeiros”, como já são chamados, são fiscalizadores e multiplicadores das práticas adequadas de segurança no trabalho.

A presidente escolhida pela direção foi a enfermeira, supervisora do setor de controle de infecção hospitalar do HMS, Daiana Waimer, e o vice-presidente eleito foi Wanderson Cardoso, do setor de higiene e limpeza da UPA.

O QUE É UMA CIPA?

A CIPA é considerada uma ferramenta importante na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. O principal objetivo é tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador. A criação da Comissão, além de cumprir a Norma Regulamentadora 5 (NR5) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também faz parte da programação de gestão segura realizada pelo Instituto Panamericano de Gestão (IPG) dentro das duas Unidades.

“É fundamental que um Hospital tenha atuação efetiva da CIPA. Nós vamos acompanhar e treinar a equipe na realização qualificada das atividades”, destacou o diretor técnico do IPG, André Franco.

A presidente da CIPA explicou que a Comissão vai reforçar, junto aos colaboradores, a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. “O nosso primeiro passo é ouvir os colaboradores e identificar onde eles se sentem fragilizados na atuação profissional. A partir daí montar processos para sanar essas fragilidades baseados na NR32 (norma de segurança)”, reforçou Daiana.

INTEGRANTES DA CIPA

Presidente: Daiana Waimer – Enfermeira e supervisora do CCIH

Vice-Presidente: Wanderson Cardoso – Higiene e limpeza da UPA

Secretaria: Patrícia Mascarenhas – Núcleo de Ensino e Pesquisa do HMS e UPA

Suplente da secretaria: Ivan de Miranda – Técnico de enfermagem da UPA

Titulares:

Rozélia Maria Fernandes – Auxiliar administrativo do HMS

Raimundo Dione Souza – Portaria do HMS

Patrícia Danielli Magalhães – Enfermeira do HMS

Dulcirene Rocha – Técnica de enfermagem do HMS

Josilene Gomes – Técnica de enfermagem do HMS

Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana/HMS e UPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *