Coluna Impacto Ed. 1229

RECESSO FORENSE

Foi realizada na terça-feira, dia 18, a última sessão do tribunal do júri do ano, da 3ª Vara Criminal de Santarém, que julgou o réu Moacir Ferreira da Conceição, vulgo “Moa”, acusado de matar uma pessoa no dia 30/09/2017. O 91° júri do ano foi presidido pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo. A sessão começou com a entrega dos certificados de participação da última turma de jurados que julgou os 5 casos marcados para dezembro. A Justiça entrou em recesso em todo o Brasil na quinta-feira, 20/12, e o Tribunal do Júri só volta a julgar novo caso em 29/01/2019, já com as novas turmas de jurados que constam da lista de 500 nomes sorteados em outubro.

POSSE EM SANTARÉM

A programação da cerimônia de posse do governador eleito do Pará, Helder Barbalho, e de seu vice Lúcio Vale, reforça seu compromisso firmado durante a campanha eleitoral de estar presente em todo o Estado. O processo iniciou na terça-feira, dia 18 de dezembro, às 18h, no Hangar, com a diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de Governador, vice-Governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). No dia 31 de dezembro acontecerá a celebração religiosa com uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo Arcebispo da capital, Dom Alberto Taveira, às 10h, na Catedral Metropolitana de Belém.

POSSE EM SANTARÉM 2

Já no dia 1º de janeiro às 9h, acontece a posse oficial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e às 10h, será realizada a transmissão da Faixa Governamental, com cerimônia oficial em frente ao Museu Histórico do Pará, Palácio Lauro Sodré. Os atos já fazem parte do protocolo, mas para confirmar a nova forma de governo prometida por Helder, de trabalhar para todos os paraenses, duas solenidades simbólicas de posse serão realizadas ainda no dia 1º em Marabá, às 15h, e em Santarém, às 18h30, em frente ao Museu João Fona. Helder foi eleito governador do Pará no dia 28 de outubro de 2018, vencendo as eleições no segundo turno com 55,43% dos votos (2.068.319 votos).

NATAL ECOLÓGICO

A ação ambiental “Natal Ecológico” vai fazer a troca de 10 garrafas PET por brinquedos neste sábado (22), às 17h, na Praça Barão de Santarém. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal e Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan). O número de brinquedos é limitado e os primeiros pais acompanhados dos filhos que chegarem ao local, poderão fazer a troca. A cada 10 garrafas, será possível ter direito a 1 (um) brinquedo. A iniciativa quer chamar a atenção para a reciclagem de material descartável, a destinação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente.

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular de Santarém suspendeu as atividades desde quarta-feira (19) até o dia 18 de janeiro de 2019, devido ao recesso que garante férias coletivas aos colaboradores, segundo a Prefeitura. O restaurante funciona nos altos do Mercadão 2000, na Avenida Tapajós. As refeições a preço de R$ 2 vão deixar de ser fornecidas diariamente à população durante o período de um mês. Inaugurado em 2010, o Restaurante Popular é uma parceria da Prefeitura com o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome do Governo Federal. O local serve como opção, principalmente, para os trabalhadores do comércio, feirantes e ribeirinhos, que fazem a refeição por um preço mais em conta. Os produtos são fornecidos por meio de cooperativas e recebem inspeção do Conselho de Segurança Alimentar.

EDINALDO MOTA

O primeiro título diferenciado do Projeto Memória Santarena organizado pelo pesquisador Cristovão Sena, do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), foi concluído. A obra estreante intitulada de “Memórias (Histórias & Estórias, Lendas e Lorotas) do Edinaldo Mota” recebe apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O personagem principal da obra é paraense, da cidade de Óbidos, mas com títulos de cidadão santareno e belterrense. Um dos ícones do rádio santareno, atuou como advogado, defensor público, professor e atualmente é aposentado. O lançamento do livro será no Cristo Rei-Centro de Artesanato do Tapajós, no dia 27 dezembro, às 19 horas.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O grupo de teatro “Kabi Kaxi” apresentou na quinta-feira, 20, o espetáculo “Vamos minha gente”, no salão paroquial da comunidade Sant’Ana, bairro Santana. Neste espetáculo o grupo contou a história de São Francisco de Assis em verso e música. A entrada foi um quilo de alimento não perecível. Este grupo teatral faz parte da comunidade de Sant’Ana – Paróquia Cristo Libertador, Região 2 de Pastoral. Este espetáculo é a história de Francisco de Assis contada em prosa e música com especial atenção aos elementos mais alegres e modernos: a esperança e a fé, o amor à vida, à natureza, a busca da paz entre povos, raças e religiões diferentes. Na peça também tem momentos cômicos, comoventes, e o eterno conflito entre pais e filhos.

EDUCAÇÃO FISCAL

O Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF) de Santarém realizou reunião oficial, na quarta-feira (19), no auditório da Semed, quando apresentou o programa aos professores e planejar as ações que devem ser executadas durante um ano de 2019, a exemplo do Dia da Educação Fiscal. O GMEF é formado por representantes da Semed, Semgof, Seminfra e pelos parceiros: Receita Federal e Receita Estadual. O Programa visa, por meio de uma abordagem didático-pedagógica, facilitar a compreensão, por parte do cidadão, das atividades financeiras do Estado desde a arrecadação até os gastos públicos. A Educação Fiscal tem o objetivo de estimular a consciência crítica sobre o Estado e suas funções, o cumprimento voluntário de suas obrigações tributárias e a participação nas aplicações e no controle dos recursos públicos.

DIOCESE DE SANTARÉM

O Colégio de Consultores da Diocese de Santarém reuniu na tarde de quarta-feira, 19, no Seminário São Pio X, e elegeu o padre Odirley Sousa Maia como Administrador Diocesano. Ele ficará no governo da Diocese até a chegada do novo Bispo da Diocese de Santarém, a ser nomeado pelo Vaticano.

GAROTA VERÃO

Acontece neste domingo, dia 23, na praia de Pindobal, em Belterra, o concurso Garota Verão 2018, em sua 21ª edição. Cinco bandas musicais estarão cobrindo o evento e 10 lindas garotas estarão na passarela da fama em busca do cobiçado título: São elas: Gabi, Andressa, Márcia, Karem, Carol, Vitória, Kakal, Dalyane, Brenda e Ingrid. A 1ª colocada receberá R$ 2.000,00 e mais alguns prêmios e as outras concorrentes ganham uma bicicleta.

IMPACTANDO

Prefeito Nélio Aguiar assinou Portaria decretando ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, nas repartições públicas municipais. * Uepa divulgou a lista final com a concorrência de candidatos por vagas do Processo Seletivo (Prosel) 2019. Em Santarém, a instituição ofertou 180 vagas em cinco cursos: Música, Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem. O curso mais procurado é o de Medicina. * Prefeitura de Santarém realizará no próximo dia 28 a abertura do primeiro pregão eletrônico na plataforma ‘Comprasnet’ – Portal de Compras do Governo Federal, para contratação de empresa prestadora de serviços de Software de Gestão Pública que irá atender às demandas das secretarias municipais. * A nova modalidade permitirá que o Município tenha mais transparência, competitividade e celeridade nos processos licitatórios. * A Coordenação da Educação Especial da Semed realiza nesta sexta-feira (21), no auditório da Casa da Cultura, no horário das 8h às 12h, a culminância das atividades desenvolvidas pelos alunos especiais, no decorrer do ano letivo de 2018. * A Coluna deseja um Natal de muita paz e felicidade a todos seus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *