Coluna Impacto Ed. 1230

VIRADA DE ANO

Os munícipes e visitantes da Pérola do Tapajós estão convidados a recepcionar a chegada de 2019 em dois pontos, nas orlas da cidade e da Vila de Alter do Chão. Na área urbana um palco será montado na Avenida Tapajós, às proximidades da Praça do Pescador. E no balneário a estrutura será montada no elevado da Praça Sete de Setembro, com apoio da administração distrital. A organização é da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Em Santarém, as atrações serão: DJ Murilo Gonçalves, Banda Forró Turbinado, Banda Amazon Beach, à meia noite terá o show pirotécnico, e depois a Banda 5ª Dimensão. Em Alter do Chão, a atração será a Banda Pegada do Forró, à meia noite terá o show pirotécnico e depois Banda Pegada do Forró.

ALERTA

O Juizado da Infância e Juventude alerta pais para os cuidados com crianças e adolescentes nas festas de Réveillon em Santarém. Bares, casas de shows, festas públicas e privadas também devem redobrar os cuidados. A medida vale principalmente para locais onde ocorrem a venda e o consumo de bebida alcoólica e onde há um grande aglomerado de pessoas. Haverá fiscalização dos órgãos de segurança na Orla de Santarém e na vila de Alter do Chão. O trabalho do Juizado da Infância e da Juventude é em parceria com outros órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, que é o órgão responsável pelos direitos das crianças e adolescentes. Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), os pais são os responsáveis legais pelos filhos e devem obedecer ao horário estabelecido pelo Juizado da Infância de Juventude. Caso contrário, podem ser punidos.

LIGA ESPORTIVA DE SANTARÉM

A Liga Esportiva de Santarém, que tem à frente seu presidente Jailson Júnior Vasconcelos, irá realizar no dia 13 de janeiro, sua confraternização, no balneário do Sinprosan (Sindicato dos Professores de Santarém), localizado na comunidade de São Brás, na região do Eixo Forte. Na ocasião, será feita a divulgação das atividades do ano de 2018, as perspectivas para 2019, bem como serão homenageados ex-árbitros de futebol que contribuíram no desenvolvimento da arbitragem em Santarém. O evento também homenageará alguns desportistas, coordenadores e a imprensa local.

ALAS

Em contato com a Coluna, o santareno Ércio Bemerguy diz que o corrente ano, cujo fim está próximo, foi de muita tristeza na Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), da qual faz parte. Morreram três grandes pessoas: Gumercindo Rebelo, Elias do Rosário e Ray Brito. “Eles eram apaixonados, louvaram muito em pinturas, versos e canções as belezas naturais de sua terra natal – Santarém -, principalmente as águas dos rios Tapajós e Amazonas”, disse Ércio.

TURISMO EM ALTA

Se o município de Santarém, no oeste do Pará, é conhecido como a “Pérola do Tapajós”, a fama da vila de Alter do Chão e principalmente de sua icônica praia cresce cada vez mais como a de um diamante raro e de brilho incomum que vem sendo descoberto aos olhos do mundo. A Prefeitura sabe a importância dessa joia, e a inclui como uma das peças-chaves de seu Plano Municipal de Turismo, já em execução e que relaciona um conjunto de atrativos, entre eles os de âmbito natural e cultural – uma pesquisa externa mapeou nada menos que 69 deles.

TURISMO EM ALTA 2

Com previsão de crescimento de 25% no turismo receptivo nesse ano em relação a 2017, sendo rota de navios transatlânticos europeus e caminho de visitantes do Centro-Oeste por meio da remodelada Santarém-Cuiabá (trecho de 1.780 quilômetros da BR-163 que liga as duas cidades) e com a marca do triplo de  turistas de Estados como de São Paulo, o Município de 357 anos de fundação, 260 anos de emancipação e população superior a 300 mil habitantes, segundo o IBGE, quer ser referência no País no calendário de grandes programações  nacionais e estrangeiras.

TURISMO EM ALTA 3

O principal foco para dinamizar os múltiplos recursos a serem explorados, segundo o prefeito Nélio Aguiar, é a construção do Centro de Convenções, um espaço multiuso com custos orçados em R$ 85 milhões. “Temos essa necessidade desse equipamento, que poderá trazer 3 mil pessoas todas as semanas”, calculou ele, que pensa em viabilizá-lo com aportes do novo governo estadual e/ou federal ou mesmo via Parceria Pública Privada (PPP). “Tem retorno garantido”, assegurou.

TURISMO EM ALTA 4

Alter do Chão, considerada autêntico cartão-postal do Pará, vem crescendo no conceito turístico planetário desde quando ganhou celebridade internacional em 2009 pelo jornal inglês “The Guardian” como a mais bela praia do País e, em 2016, sendo considerado pelo mesmo periódico um cenário natural de “boemia e tão selvagem tão largo como o mar”. Recentemente, o “Caribe da Amazônia”, como é também conhecida, ganhou novo destaque ao ocupar a oitava posição entre dez lugares do mundo para visitar no próximo ano, de acordo com a pesquisa “Os Melhores Destinos para 2019 com promoção do jornal “O Estado de São Paulo”.

TRÂNSITO COMPLICADO

Muita gente está reclamando da mudança do trânsito na área central da cidade, principalmente com a verticalização na Travessa Francisco Correa, que agora é subida. Para completar, tiraram o semáforo que ficava na 15 de Novembro (Joaquim Pereira) e colocaram no cruzamento da Francisco Correa com a Avenida Rui Barbosa, o que está causando um caos. O pior está por vir, quando as aulas reiniciarem e os pais forem deixar seus filhos no Colégio Dom Amando, Carequinha, Frei Ambrósio e Rodrigues dos Santos. A situação vai complicar. O prefeito Nélio Aguiar deve chamar os responsáveis por essa mudança e retornar ao que era antes, para evitar acidentes. O alerta está dado.

IMPACTANDO

A Coluna parabeniza a jovem Paula Raíssa, que completou 15 anos no último dia 17 e recebeu as felicitações de seus pais Railson e Paula Elizia, seus avós e demais familiares. * Neste final de ano a população santarena deve ficar atenta, pois vários detentos estão nas ruas, beneficiados pelo indulto de Natal. Todo cuidado é pouco, principalmente para as famílias que pretendem passar o Réveillon em Alter do Chão ou em outras cidades. * Em sessão realizada no último dia 21, no Theatro Victória, a Prefeitura de Santarém deu continuidade ao processo licitatório que tem por objeto a concessão do sistema de transporte coletivo urbano de Santarém. * Na sessão, foi realizada a abertura do envelope com a proposta técnica da Empresa Resende Batista Ltda, habilitada em 7 de dezembro, através do processo de concorrência pública 0001/2018-SMT, por atender às exigências do edital. * Após a abertura e rubrica dos participantes da sessão, os documentos foram encaminhados para uma comissão formada para fazer a análise da proposta e julgamento. Posteriormente a esse processo, o resultado apto ou inapto será divulgado. * A Seduc divulgou o Calendário Escolar 2019 para as escolas da rede pública estadual de ensino, válido nos 144 municípios paraenses. Segundo a Portaria nº 56/2018 – GAB/Saen, o calendário começará em 11 de março, e visa garantir o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por, no mínimo, 200 dias de trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. * A Coluna deseja a seus leitores um Ano Novo de muita paz, saúde e prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *