Bocão Ed. 1231

SEGURANÇA ALIMENTAR

O advogado Ubirajara Bentes Filho, em contato com o Bocão, faz alguns questionamentos com relação à venda de carne suína e bovina em locais expostos e sem controle. “Quem garante a segurança alimentar e a inspeção sanitária em Santarém, o Estado ou o município? Pergunto em decorrência da proliferação do comércio informal de venda de animais abatidos e de vísceras com ausência total de controle sanitário, ou seja, sem estarem devidamente inspecionados e carimbados pelo Serviço de Inspeção Municipal, Estadual, Federal ou de quem tenha competência e exerça verdadeiramente o poder de polícia para preservar a saúde da população. No caso desse registro fotográfico (na Av. Curuá Una), aplica-se a lei municipal nº 20.238/2018, que estabelece normativas a serem cumpridas em todo o território municipal, quanto à inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis? Se são comercializados sem controle sanitário, esses animais (suínos) passam por um processo de insensibilização antes do abate?”.

SEGURANÇA ALIMENTAR 2

Na época de Natal e final de ano, muita gente aproveitou para vender principalmente carne suína, na frente de suas casas, sem qualquer fiscalização. Sabemos que é uma forma de ganhar uma renda extra para ajudar nas despesas de casa, mas isso não pode acontecer, pois causa sérios problemas de saúde às pessoas que consomem esse produto, podendo levar até à morte. O caso é sério! Com a palavra os médicos veterinários e as autoridades públicas!

MORTANDADE DE PEIXES

Uma cena incomum chamou atenção de quem caminhou na orla de Santarém, no trecho compreendido entre as praças da Matriz e Tiradentes, no último fim de semana. Peixes de várias espécies, mortos e boiando sobre as água do Tapajós e na praia, em frente à cidade, foram vistos por populares. Para explicar a possível causa da mortandade dos peixes, a Coluna procurou um grupo de alunos do curso de Engenharia de Pesca da Ufopa. Segundo os acadêmicos, vários fatores podem estar contribuindo para a contaminação de peixes no rio Tapajós. Entre eles: mineração na cabeceira do Tapajós, com a utilização de mercúrio para a manipulação de ouro; material tóxico jogado no rio, por meio de esgotos de residências e lojas, localizadas na orla da cidade; além de produtos químicos lançados por embarcações que atracam na orla. Essa questão deve ser acompanhada de perto pelas autoridades administrativas e de saúde de Santarém. Se os peixes estão morrendo através de contaminação, isso possivelmente pode afetar a população da cidade que se alimenta do pescado. O alerta está dado.

LIXO NA ORLA

A superfície do rio Tapajós, em vários pontos da orla de Santarém, está tomada por lixo flutuante. Materiais como, isopor, garrafas, sacolas e muitos outros objetos foram depositados à margem do rio, em uma área que deveria atrair turistas, mas pela ação humana, vem sendo degradada. Segundo usuários da orla, a preocupação maior é por conta do lixo ter sido depositado pelos próprios moradores das proximidades da orla e por embarcações que atracam em diferentes pontos da frente de Santarém. Diariamente, no fim da tarde, a orla recebe centenas de pessoas, que vão ao local em busca de lazer, entretenimento e para praticar esportes. Porém, a grande quantidade de lixo contrasta com a beleza da orla de Santarém.

IGREJA X IGREJA

As diversas Igrejas que estão abrigadas no município de Santarém, devem o mais rápido possível, fortalecer e ampliar as ações sociais diante do caos que vem abocanhando nossa juventude. É grande o número de famílias que estão sendo dilaceradas pela problemática das drogas. Não é possível que em pleno século XXI, as organizações religiosas sejam tão egoístas, voltando suas atividades apenas para seu ‘rebanho’. Nossa juventude está sofrendo e sendo alvo dos ‘maus’, enquanto os ‘bons’ se trancafiam entre quatro paredes de seus templos.

IGREJA X IGREJA 2

Conclamo que unam forças, em ações integradas, com objetivo de dar oportunidades aos jovens, que cada vez mais cedo, estão trilhando o caminho do crime e das drogas. O Estado, que deveria oferecer políticas públicas, nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, deixou nossos jovens ao léu, desamparados à própria sorte. Porém, isso não é motivo para que, enquanto Igreja, que tem como base os ensinamos de Jesus, nos esforcemos vorazmente para erguermos catedrais, enquanto nossa juventude abraço o vício, a miséria e a decadência.

IGREJA X IGREJA 3

Qual é o papel da Igreja na política? Qual o papel da Igreja na sociedade? Qual é o papel da Igreja na Família? A fé não pode ser cega. As escrituras são referenciais, porém, é comum observarmos pregações alicerçadas em ódio. Em suas pregações, Jesus mostrou que é preciso atualizarmos nossa compreensão. Na época de Moisés, uma das regras era: ‘Olho por olho, dente por dente’. Contudo, o Cristo reconsiderou: “Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra”.

IGREJA X IGREJA 4

Portanto, reflitamos na atualidade e no contexto que Deus no permitiu existir. O próprio Papa Francisco, em seu pronunciamento de fim de ano, discorreu: “É preferível um ateu, do que um cristão hipócrita”. Sejamos Igreja sim, de amor e esperança e não de hipocrisia. Não podemos fechar nossos olhos diante das intempéries que nossos jovens estão enfrentando. Jogados ao crime, à crueldade; próprias de um mundo egoísta, cujo os integrantes, cristãos, no papel de Pilatos, lavam as mãos!

VACINA DO DESESPERO

Várias denúncias têm chegado à mesa deste colunista, referente à falta de vacinas nas Unidades de Saúde de Santarém. Nos últimos meses, os santarenos precisam realizar uma verdadeira “Odisséia”, e muitas vezes, não obtêm sequer informações adequadas sobre onde conseguir a vacina.

“Fui ao Posto de Saúde da Interventoria, Floresta, Aeroporto Velho, entre outros. Ao final fui no Posto de Santana e consegui tomar a vacina. Mas foi uma luta”, desabafou um dos leitores da coluna.

Ainda de acordo com os denunciantes, até mesmo na Divisão de Saúde (Divisa), que funciona anexa ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), não encontram vacina.

Pais que precisam vacinar seus filhos, relatam momentos de desespero diante da angústia por não conseguirem a imunização.

SMT CONSTRANGE IDOSO

A noite de sexta-feira (28/12) foi marcada por constrangimento e aborrecimento para o servidor público federal aposentado, Edivaldo Machado Lira, 70 anos, e seus familiares. Segundo informações, ele estacionou seu veículo na vaga para idoso, no estacionamento do Rio Tapajós Shopping, e quando desfrutava momentos de lazer e compras, recebeu a informação que agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) estavam rebocando seu veículo, mesmo sendo avisados por funcionários do Shopping, que o proprietário do carro era idoso, e que ele possuía protocolo da SMT, para obter a carteira e adesivo de passe livre.

Por: Emanuel Rocha

19 comentários em “Bocão Ed. 1231

  • 9 de janeiro de 2019 em 07:29
    Permalink

    PARABÉNS BOLSONARO HOJE FORAM EXONERADAS DO TERRA LEGAL TODAS AS INDICADAS PELO EX DEPUTADO WLADIMIR COSTA E EU CHORO

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2019 em 14:55
    Permalink

    BOCÃO ATÉ O DIA 25 O TERRA LEGAL JÁ ESTÁ FUNCIONANDO NO INCRA OU SEJA É A SUPERINTENDENTE ELISÂNGELA QUE COMANDARÁ TUDO , SÃO ORDENS EXPRESSAS DE BRASÍLIA , ACHO QUE SERÁ MELHOR, POIS O TERRA LEGAL NESTES DOIS ANOS FOI UN FRACASSO GERAL OLHANDO NO PORTAL DO TERRA LEGAL EM 2016 FOI ENTREGUE NO ESCRITÓRIO DE SANTARÉM 1365 TITULOS GESTÃO DO PT JÁ EM 2017 E 2018 77 TITULOS GESTÃO INDICADOS PELO EX DEPUTADO WLADIMIR COSTA , ENTÃO ANALISANDO ESTES DADOS O MELHOR MESMO É RETORNAR AO INCRA, E COM A FORÇA DE VONTADE E A GARRA DA NOVA SUPERINTENDENTE O PROGRAMA VOLTARÁ A FUNCIONAR , VAMOS TORCER

    Resposta
    • 9 de janeiro de 2019 em 11:53
      Permalink

      será eu ela eu vai comanda eu acho difícil pois sou um agricultor e esta super não tem perfil para comandar o incra e terra legal pois tem eu ser um cara como rubão eu tem duas formatura e está no meio do partido psl e do dem eu o ministério da agricultura é do dem ok

      Resposta
  • 5 de janeiro de 2019 em 10:40
    Permalink

    A. Briga no Incra esquentou, o deputado da bancada da bala quer dá o troco no Wlad e no lira maia, nem fica a atual superintendente e nem entra o Dr Rubens, JÁ FOI ENCAMINHADO O CURRICULUM, É DE SANTARÉM E ENGENHEIRO FLORESTAL , ATÉ DIA 15 O DEPUTADO ÉDER MAURO VIRÁ AQUI PARA PARTICIPAR DA POSSE

    Resposta
    • 5 de janeiro de 2019 em 15:15
      Permalink

      porque este luty na fala que engenheiro florestal pois o que nós agricultores sabe que é funcionário de carreira e o rubão é de carreira e não é politico é o que o presidente Bolsonaro fala na televisão e vamos cumprir o que fala gente do psl e do Bolsonaro ok

      Resposta
  • 4 de janeiro de 2019 em 09:35
    Permalink

    E o prefeito Nélio? Recusou a convocação para assumir uma vaga na câmara federal sem nem ao menos ter sido candidato em 2018? como foi mesmo isso?

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2019 em 08:39
    Permalink

    PILANTRAGEM É ESSE GOVERNO DO NÉLIO
    A VERDADEIRA DECEPÇÃO
    SEM FISCALIZAÇÃO, SÓ ROUBALHEIRA
    SAÚDE UMA VERDADEIRA PUTARIA
    ISSO PQ ELE É MÉDICO

    AGORA IMAGINA O RESTO

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 21:49
    Permalink

    ESTAMOS APOSTANDO NA FORÇA POLÍTICA DO LIRA MAIA PARA QUE ESTE MÊS SEJA NOMEADO O DOUTOR RUBENS PARA A SUPERINTENDENTE DO INCRA , POIS AS INDICAÇÕES POLÍTICAS DO DEPUTADO DOS CONFETES E TATUAGENS DO TEMER FOI UMA NEGAÇÃO SÓ MÍDIA E AÇÕES ZERO

    Resposta
    • 4 de janeiro de 2019 em 18:03
      Permalink

      olha uma boa indicação só tem um porém tem que dá as 0800 horas de trabalho o cara é competente , inteligente mais tem dias que não vai ao trabalho isto só eu que estou falando pois escuto nos corredores que ele falta mais será uma boa opção a indicação do cara pois ele é engenheiro civil e advogado

      Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:59
    Permalink

    Vamos esperar que essa troca de governo traga melhorias para nossa cidade. Principalmente em relaçao a saúde. Que os medicamentos e vacinas sejam enviados na quantidade suficiente para atender a demanda do municipio.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:58
    Permalink

    A falta de vacinas nas UBS’s nao é de hoje. Ano passado foi o ano todo de sufoco, maes indo de posto em posto, chegando a se deslocarem para outros municipios para imunizarem seus bebes.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:56
    Permalink

    Já nao basta o lixo deixado pelas embarcações no beiradão de Santarem… Agora tambem tem essa montandade de peixes que vem bater aqui na orla. Causando serios riscos a população. A poluição está cada vez mais visivel.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:54
    Permalink

    Impressionante como o resultado da exploração está aqui na vista de todo mundo e os orgaos responsáveis se fazem de cegos. Peixes morrendo nestas condições. Sendo uma das maiores fontes de rendas de inumeras famílias. Com risco de contaminação por parte de quem consome também.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:50
    Permalink

    Percebi o aumento do número de vendas desses animais em locais expostos agora no final de ano. Quando a demanda aumenta. Tive o mesmo questionamento do Dr. Birinha.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 18:01
    Permalink

    A falta de vacina nos postos de saúde é um problema antigo, não fazem nada para mudar isso, apesar de todas as denuncias que ja vimos esse é um problema que parece está longe de ser solucionado.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 17:58
    Permalink

    A SMT não tem respeito por ninguém, vão levando os carros como se fossem os maiorais, os poderosos.. só pensam em dinheiro

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 17:46
    Permalink

    LENDO AGORA O JORNAL IMPACTO O MAIS LIDO DO OESTE DO PARÁ UMA MATERIA SOBRE O INCRA ONDE A SUPERINTENDENTE FALA QUE ACHA QUE A REGULARIZAÇÃO DAS ÁREAS QUILOMBOLAS DEVE VOLTAR PARA O INCRA , ELA NÃO TEM QUE ACHAR NADA, É ORDEM DO BOLSONARO E PRONTO,OU ELA ACHA QUE AINDA ESTÁ NO GOVERNO TEMER ONDE O DEPUTADO WLADIMIR COSTA QUE A INDICOU PARA ESTE CARGO DE SUPERINTENDENTE, MANDAVA E DEMANDAVA , JANEIRO MÊS DAS MUDANÇAS

    Resposta
    • 4 de janeiro de 2019 em 18:13
      Permalink

      meu caro bocão será que ela sabe alguma coisa pois o que nós sabemos que os quilombola vai para funai será que ela sabe que o terra legal já está no incra por super vamos esperar ok

      Resposta
      • 5 de janeiro de 2019 em 15:19
        Permalink

        será que vai ter mudança mesmo e está tal de marcia que é do lado de marcela que é do wlad ela vai sair pois ela não está nem ai tem que sair………………………………………………………………………………………………………..

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *