Marinha e Corpo de Bombeiros realizam buscas por jovem que desapareceu após cair no Rio Tapajós

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, informa que a Capitania Fluvial de Santarém (CFS) tomou conhecimento, por volta de 5h30 de hoje (06/01), da ocorrência de queda na água de um passageiro, 18 anos, de uma embarcação regional (bajara), no rio Tapajós, nas proximidades da Ponta Negra, no município de Santarém-PA.
A embarcação vinha da Comunidade de Piracãoera de baixo com destino ao município de Santarém. Havia duas pessoas a bordo, sendo o condutor e a vítima, identificado como Elian Souza.

Segundo relatos, quando atravessavam o rio Tapajós, houve a queda na água. O condutor retornou para tentar o resgate, procurou por alguns minutos, porém não avistou o náufrago. Segundo relatos do condutor, a vítima possuía histórico de epilepsia, não fazia uso efetivo do colete salva-vidas, apesar de haver o material de salvatagem a bordo da embarcação.
Uma equipe SAR da CFS deu início às atividades de busca e salvamento (SAR) e conta com o apoio de Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militares.
Será aberto Inquérito Administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
A Marinha do Brasil ressalta a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.
A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser passada para nós, por meio do telefone 3522-2870. Existe também o telefone 185, para emergências marítimas/fluviais.

Segurança da navegação, todos somos responsáveis.

Fonte: Capitania Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *