Alter do Chão com gosto de Portugal

Chef paraense radicado em Portugal prepara menu inspirado na mistura de culturas

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, o Chef Anderson Sousa estará em Alter do Chão no restaurante Ty Comedoria e Bar para um final de semana que promete encantar a todos. Serão dois jantares (12 e 13) e um almoço (14) com pratos portugueses elaborados com ingredientes tapajônicos.

Em seu restaurante Empório Tuttapanna, localizado em Vilamoura, Algarve, o destino turístico de veraneio mais procurado de Portugal, Anderson cruza influências europeias e da América Latina, em especial a de sua região amazônica.

Pela primeira vez em Santarém, Anderson está ansioso pela experiência. “Já utilizo ingredientes do Tapajós há algum tempo e ter essa oportunidade de estar neste paraíso e cozinhar com os ingredientes frescos e para os santarenos será muito especial para mim”, conta o Chef.

O Chef Anderson abre a temporada de eventos especiais que contará com diversos convidados. A programação será divulgada nas próximas semanas.

Homenagem ao Tapajós O nome do mais novo restaurante da região é pequeno, pronuncia-se “ti”, mas tem um significado grande e simbólico. Em Tupi-guarani, Ty representa rio, água. Inaugurado em setembro de 2018, o restaurante se destaca pelo ambiente praiano e moderno, assim como pelo cardápio enxuto e cuidadosamente elaborado pelo Chef santareno Ricardo Branches, que buscou influências portuguesas e espanholas utilizando 100% de ingredientes locais.

Para encantar ainda mais os santarenos e os turistas que viajam de férias para o vilarejo, o Ty surpreende pelas canoas feitas de tapioca recheadas de carne seca com caramelo salgado de cumaru; o pirarucu na redução de tucupi com farofa de sementes, banana da terra e crisps de jambu; o filé ao molho de açaí com purê de espinafre orelha-de-macaco; e a panna cotta de tapioca com ganache de açaí e calda de taperebá.

Um lugar diferenciado que faz todos se sentirem na praia, não vende refrigerantes industrializados, mas sim os de criação própria que trazem água gaseificada com essências. Tem mais: a água é oferecida como cortesia reduzindo a produção de resíduos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *