Inaugurado novo Fórum de Alenquer

“Aqui é a casa da Justiça. Juízes, promotores, advogados e defensores devem se esforçar ao máximo para que a Justiça que daqui saia, saia com efetividade, fervor, altivez e determinação”. Foi com essas palavras que o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Ricardo Ferreira Nunes, inaugurou, nesta segunda-feira, 28, o novo Fórum de Alenquer.

O Fórum, de Vara única, continuará no mesmo endereço, porém, o prédio antigo foi totalmente demolido para a construção de um novo, capaz de atender melhor a demanda crescente das atividades forenses do município.

Durante o seu discurso, o presidente lembrou com carinho que começou a sua carreira de juiz na Comarca de Alenquer, há mais de 30 anos. “Nem Fórum a gente tinha para exercer o nosso trabalho”, contou. Porém, o desembargador deixou claro que isso não o impediu de exercer as suas atividades na Comarca.
Ele ressaltou que espera compromisso de todos os que forem atuar no Fórum. “Que vocês continuem a atender as pessoas que nos procuram com carinho e respeito, pois elas chegam fragilizadas pelas angústias da vida e não deverão ser mal recebidas. O público, que afinal é nosso patrão, deve receber o ombro amigo de todos os senhores”.
O prédio está setorizado da seguinte forma: salas de instituições parceiras (Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Ministério Público) e estrutura judiciária, composta por secretaria judiciária, assessoria, gabinete, sala de audiências, sala de espera, sala dos oficiais de justiça e arquivo.
O Fórum conta, ainda, com setor administrativo e de atendimento ao público, com recepção, protocolo e distribuição, secretaria administrativa e áreas de apoio como sala de Informática, banheiros (público e de funcionários) e copa.
O salão do júri possui plateia de 44 lugares, com sala privada, duas salas de testemunhas, depósito de bens apreendidos com área reservada para armas e carceragem. A carceragem possui celas para homens e mulheres e custódia para adolescentes tanto do sexo feminino quanto masculino.
Todo o projeto foi completamente adequado à legislação vigente no que diz respeito à acessibilidade de pessoas com deficiência, tomando como base a norma NBR 9050/2004, assim como as legislações que dispõem acerca das saídas de emergência em edifícios.
História e acervo – A Comarca de Alenquer foi uma das primeiras a serem instaladas no Pará, ainda no século XVIII, mesmo século de criação do Tribunal de Relação do Pará. Com a proclamação da República, o Tribunal de Relação do Pará passou a ser o Tribunal Superior de Justiça, órgão que hoje é intitulado Tribunal de Justiça do Pará. Atualmente, a Vara única de Alenquer conta com um acervo de 6.815 processos.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do TJ/PA

Um comentário em “Inaugurado novo Fórum de Alenquer

  • 26 de setembro de 2019 em 17:44
    Permalink

    Boa tarde meu nome é lucia e gostaria de saber como eu faço pra entrar em contato com defensor público de Alenquer desde já agradeço pela atenção

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *