Mais de 80% das obras de esgotamento sanitário já foram executadas em Santarém

As obras de saneamento avançam cada vez mais em Santarém. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), já executou 80,18% dos serviços.

O governo municipal recebeu o contrato com 28,15% de obra. Hoje, já são 3.921 ligações de redes realizadas. “De acordo com o projeto da obra, faltam 145 ligações para executar. Tem equipe trabalhando na Estação Elevatória, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos e na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Serão mais de 4 mil ligações domiciliares, que vão beneficiar 25 mil pessoas”, destacou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

O engenheiro civil Cledimar Augusto explicou as etapas de serviços. “Nesta semana estiveram na cidade, o gerente executivo da Gerência Executiva de Governo (Gigov/ Belém), Paulo Sousa e o engenheiro Marcelo Santos, coordenador da filial da Gigov/Belém. Eles fizeram reuniões técnicas com a equipe da prefeitura acerca do andamento dos trabalhos em função do montante dos recursos que foram liberados. Apresentamos o andamento da obra, que segue em 4 grandes serviços: as ligações de rede, o coletor tronco, a Estação Elevatória e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, explicou.

Ainda conforme o engenheiro, as ligações de redes de esgoto estão previstas para finalizarem até final de fevereiro. O coletor tronco, que liga da Praça Tiradentes a Travessa Assis de Vasconcelos, está paralisado devido ao período de cheia do rio. Faltam 170m que serão executados somente no segundo semestre após a vazante.

Já a Estação Elevatória está em execução, onde a equipe está trabalhando no serviço de revestimento interno em concreto, para posteriormente fazer os acabamentos com instalações eletromecânicas. A ampliação da ETE está com serviços da parte civil (caixa de concreto), que será finalizada até o final de fevereiro, onde serão instalados os equipamentos que estão sendo feitos fora da cidade. “São serviços que são realizados de forma simultânea. As instalações dos equipamentos na ETE terão a duração de três meses. Em paralelo serão feitas as instalações eletromecânicas e complementação da urbanização na área da ETE”, finalizou.

SOBRE AS OBRAS

O serviço de esgotamento sanitário faz parte do PAC 2 coordenado pela Seminfra, contrato nº 350.963-47, sob a responsabilidade da empresa Carmona Cabrera, nas quais constam: construção do coletor tronco, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), construção da Linha de requalque por gravidade, ligações de rede de esgoto e 225 metros de orla, incluindo drenagem e urbanização. A obra contempla os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *