Coluna Impacto Ed. 1235

ALERTA EM JURUTI

A prefeitura de Juruti, no oeste do Pará, solicitou uma análise técnica para avaliar as condições de operação das lagoas e áreas de resíduos da Alcoa, mineradora que atua há 8 anos na região. A intenção é “dar transparência” sobre possíveis riscos de acidentes. A decisão foi tomada pelo prefeito Henrique Costa, durante um encontro em Juruti, que reuniu o porta-voz da empresa, Rogério Ribas; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vereadores, especialistas no assunto e comunitários da região. A preocupação, segundo o Prefeito, é com moradores que vivem na região de Juruti Velho, que seria, teoricamente, segundo ele, a área mais afetada, caso houvesse o risco de um acidente como aconteceu em Brumadinho, em Minas Gerais.

ALERTA EM JURUTI 2

Um documento será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), solicitando com urgência uma análise específica das lagoas de rejeitos. Ontem, quinta-feira (31), a comitiva do governo e as lideranças fizeram uma visita à Mina. O porta-voz da Alcoa, Rogério Ribas, declarou que as operações em Juruti são seguras e não oferecem riscos. Segundo a Alcoa, todas as lagoas de rejeitos em Juruti possuem um plano diretor de longo prazo, que abrange desde o projeto de engenharia, considerando construção e operação, até o encerramento das operações. Ainda conforme a Alcoa, depois de esgotada a vida útil das lagoas, a companhia prepara a área para outros usos de forma que a natureza a incorpore, reabilitando as suas estruturas para garantir a estabilidade e a segurança do sistema.

TEMPORADA DE JÚRIS 2019

O Júri Popular da Comarca de Santarém iniciou seus trabalhos na terça-feira (29/01) com o julgamento de um crime de tentativa de feminicídio, ocorrido em há quase um ano (04/02/2018), no bairro da Área Verde. A decisão desse primeiro júri desclassificou o acusado de feminicídio para lesões corporais graves O último júri desta temporada será no dia 28 de fevereiro, com o julgamento de uma tentativa de homicídio.

CARTÃO DO SUS INDISPONÍVEL

O Sistema CadSus que emite o Cartão SUS do Cidadão está temporariamente indisponível, o que tem prejudicado a emissão de novos cartões. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o problema é nacional e a equipe do Datasus do Ministério da Saúde, já está trabalhando para normalizar o serviço o mais breve possível, mas até o momento ainda não há previsão para normalização do sistema. A Semsa pede desculpas pelo transtorno e assim que o sistema voltar a operar, a população será informada por meio de nota.

VÍTIMAS DE ACIDENTES

No período de quatro dias (entre 24 e 28 de janeiro), o Hospital Municipal de Santarém recebeu 72 pacientes vítimas de acidente de trânsito. Uma média diária de 18 entradas pelo mesmo tipo de caso. O número crescente de usuários que passam por cirurgia ou que ocupam leitos na unidade por causa do trânsito tem preocupado a direção do hospital. Com cerca de 50 leitos cirúrgicos, o Municipal tem, atualmente, 70% deste total ocupados por pacientes do setor de ortopedia e traumatologia. Deste número, entre 70 e 80% estão lá em razão de acidentes de trânsito. Além das operações e da internação, muitos pacientes estão na unidade aguardando a transferência para o Hospital Regional. Atualmente, uma média de 10 a 15 usuários do Municipal esperam leitos no HRBA.

RESIDÊNCIA MÉDICA EM UBS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) assinou na terça-feira (29/01), o termo de compromisso com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), para apoiar as atividades do Programa de Residência em Oncologia do Baixo Amazonas. A assinatura do termo surgiu após vários encontros entre a secretária de saúde Dayane Lima e representantes do curso de medicina da instituição acadêmica. Dayane informou que o termo será cumprido sob a gerência da Semsa e as primeiras Unidades a receberem médicos residentes serão: Unidade Básica de Saúde (UBS) da Floresta e o Centro de Referência em Saúde da Mulher. Segundo ela, e ainda de acordo com as cláusulas do Termo, posteriormente outras Unidades de Saúde que possuam perfil também devem receber os médicos residentes. Os estudantes serão escolhidos para a residência médica através de prova. Além disso, serão acompanhados e avaliados durante a prática médica por profissionais capacitados, disponibilizados pela Semsa. Após aprovação do Termo, a previsão é que o programa de residência médica em oncologia comece a funcionar nas Unidades de Saúde do município a partir do mês de março deste ano.

PROJETO PÔR DO SOL

Nesta sexta-feira (1º de fevereiro), a partir das 18h, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) levará pela primeira vez o Projeto Pôr do Sol para a Vila de Alter do Chão. A atividade cultural e de contemplação à natureza será realizada na Ilha do Amor. O Lago Verde se tornará um grande palco a céu aberto que levará show de dança e música para a contemplação da exuberante natureza e o fenômeno natural do Pôr do Sol, que é muito apreciado pelas famílias dos visitantes e turistas ainda em férias na região.

BURACOS

Nesta época de intensas chuvas, muitas ruas da cidade ficam cheias de buracos e prejudicam o tráfego de veículos, causando prejuízos aos seus proprietários com a quebra de peças. Na Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Travessa Agripina de Matos e a Rodagem, os buracos são inúmeros e os motoristas têm de fazer manobras arriscadas para não quebrar seus veículos. Outro local que chama atenção é no cruzamento da Travessa Ismael Araújo com a Avenida Curuá-Una, onde um buraco está causando problemas para os motoristas que circulam naquela área. Muitas pessoas pedem para o secretário Daniel Simões olhar com mais atenção para as vias da área central da cidade.

BOM EXEMPLO

É de se elogiar a iniciativa da empresa Cargill, que se uniu com a Prefeitura de Santarém, para realizar ações de revitalização na Praia do Maracanã. A revitalização do espaço tem como objetivo melhorar o aspecto lugar que há muito tempo carecia de cuidados. Com essas mudanças será possível atrair muito mais turistas e banhistas, favorecendo assim o bem-estar dos visitantes e o comércio local. A Cargill se uniu à iniciativa após convite da Prefeitura no dia 5 de junho de 2018 e prontamente atendeu ao chamado cedendo 30 galões de 18 litros de tinta e cinco baldes de massa corrida além de rolos, pincéis e brochas. Tomara que essa iniciativa sirva de exemplo a outras empresas, para fazer o bem por Santarém.

IMPACTANDO

Será na segunda-feira, dia 04, a sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santarém, a partir das 15 horas, tendo à frente o novo presidente Emir Aguiar. * A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social prorrogou para até 15 de fevereiro deste ano, o prazo para a renovação do contrato do aluguel anual. A Semtras começou a convocação no dia 1º de janeiro, e o prazo encerrou na quinta-feira (31), porém, quase metade dos beneficiários não compareceu para fazer a atualização e renovação do contrato. * O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) deliberou prorrogar até o dia 05 de fevereiro, o prazo para publicação de resultados dos projetos aprovados no edital de chamamento público. * A sala cultural do Theatro Municipal Victória será palco da reestreia do espetáculo em monólogo “Apareceu a Margarida”, neste domingo, 3 de fevereiro, às 20h. O evento é uma realização da ANTILL com parceria da Academia Pheminina e apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). * Neste sábado, 02 de fevereiro, os cursos de enfermagem, educação física, medicina veterinária, farmácia e radiologia da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, realizam a ação social Santarém Saudável no Avante Atacadista, das 08 às 20h. * A atividade conta com a participação de alunos e docentes da instituição. O objetivo da ação é proporcionar aos santarenos atendimentos de saúde na hora das compras. * Durante a ação, serão ofertados atendimentos como: verificação de pressão arterial; lombalgia: patologias na coluna vertebral; exposição sobre o uso racional de medicamento; orientações sobre os produtos de origem animal; orientações no contexto da saúde do trabalhador: ergonomia, postura e atividade de ginástica laboral; entre outros. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *