Encerramento do Janeiro Branco destaca a importância de cuidar da saúde mental na terceira idade

Depressão, ansiedade, fobia, pânico e até suicídio são alguns dos problemas que têm afetado a sociedade de um modo geral. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesse mês o Janeiro Branco, uma programação voltada para mobilizar a sociedade a favor da saúde mental, buscando promover maiores possibilidades de bem estar e equilíbrio mental entre as pessoas.

O mês de Janeiro foi escolhido para a campanha de alerta para a saúde mental pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão mais predispostas a pensar sobre suas vidas em diversos aspectos. A cor é o branco, porque remete à ideia de que é possível desenhar a vida de forma diferente, reescrevendo sua história.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da OMS. A sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o quarto colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens das Américas Central e do Sul.

Palestras e treinamentos foram realizados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps-AD), nos dias 18 e 30 de janeiro; e o Centro de Referência do Idoso encerrou a programação, na tarde de ontem (30), com uma palestra para os idosos atendidos na unidade, com aferição de pressão arterial e outras orientações. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI), por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

Cerca de cem idosos participaram da palestra, ministrada pela psicóloga da Semsa, Angélica Brandão, que ressaltou a importância de se cuidar da saúde mental na terceira idade. “O amadurecimento da pessoa traz algumas mudanças e algumas limitações. A vida muda e a pessoa precisa reaprender a viver da melhor forma possível, tentando ver a vida de uma forma mais colorida e menos cinza. Por isso é importante esse acompanhamento não só dos idosos, mas das pessoas em todas as fases da vida e a família tem um papel muito importante nisso. A saúde mental deve ser prioridade para todos, não importa a idade”, argumenta a psicóloga.

Para manter a saúde física e mental dos idosos, a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, enfermeira Socorro Cabral, destacou durante a programação de encerramento sobre o papel da Semsa no atendimento aos idosos do município. Segundo ela, a unidade conta com geriatra, endocrinologista, fisioterapeuta, dermatologista, pneumologista e ortopedista para atender esse público. “Os idosos merecem uma atenção especial. O isolamento e os sentimentos controversos, como a solidão, a tristeza e a depressão, podem desencadear problemas que afetam o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa. Daí a preocupação da secretaria de saúde de manter uma atendimento digno e de qualidade aos nossos idosos”, explica a enfermeira.

O Centro de Referência atende aproximadamente 350 idosos por mês, que fazem acompanhamento através de consultas, exames, orientações, dentre outros.

Confira 10 dicas para você cuidar melhor da sua mente:

1 – Pare de se comparar aos outros e se concentre em si mesmo.

2 – Procure dormir bem.

3 – Faça exercícios físicos.

4 – Passe mais tempo desejando o bem para outras pessoas.

5 – Procure usar as redes sociais com conteúdos interessantes e que te façam feliz.

6 – Varie um pouco as atividades do dia a dia.

7 – Desenvolva uma rotina pra se “mimar”.

8 –Quando estiver em um momento estressante pare por um momento. Feche os olhos. Inspire e expire bem devagar. Isso acalma!

9 – Dimensione bem a importância dos acontecimentos ao invés de se desesperar de imediato.

10 – Procure ajuda profissional, se necessário.

Fonte: RG 15/O Impacto e Dayse Lima/Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *