Coluna Impacto Ed. 1237

AGRADECIMENTO

A direção do Jornal O Impacto agradece ao vereador Dayan Serique (PPS), pela Moção de Felicitação aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Santarém, pela passagem comemorativa dos 24 anos de fundação do Jornal O Impacto, um meio de comunicação que sempre serviu à população santarena e do Oeste do Pará, através de informações sérias e competentes, em seu site e jornal impresso.

CAOS NA SEMAS

Um usuário da Semas do estado do Pará entrou em contato com a Coluna, para denunciar o caos neste órgão do Estado. Revoltado, com o entrave existente na Semas, ele acusou a permanência de “viúvas” do poder como a família de Edna Corumbá que manda e desmanda na Secretaria. Disse que esperava que com a eleição de Helder Barbalho o PSDB saissem daquela Secretaria. Mas afirmou que parece que só mudou o Governador. O restante continua sendo mandado pelos aliados do governo passado/Jatene. O usuário, que não quer se identificar para não sofrer represália, adiantou que ali as coisas estão piores que antes. “Parece que fazem de propósito para prejudicar o novo Governo”, disse o denunciante.

CAOS NA SEMAS 2

Outra pessoa que continua com muito poderes na Semas, é Lília Habber, que junto com Edna Corumbá dão as cartas neste órgão do Estado. Esta gente toda fazia parte da cúpula do Governo passado e continua agora com mais poderes. Batem no peito e dizem que: “Na Semas do Estado quem manda somos nós”. É lamentável, e o pior é que os aliados do governo não falam para o governador Helder, com medo de represálias. “Acredito que o Governador não sabe o que vem ocorrendo ali, pois quando assumiu demitiu toda esta gente. Porém, o novo Secretário, talvez por desconhecer aquela Secretaria e estas pessoas, pediu para Helder tornar sem efeito as portarias de demissão destas figuras e de outras que acham que são donas da Semas do Pará. Aqui fica meu repúdio e a minha insatisfação”, disse o denunciante.

FENÔMENOS

Os estudantes Ruan Davi (17 anos) e Rafaela Amaral (18 anos) colocaram a educação de Santarém em destaque, pois foram aprovados no curso de Medicina em universidades públicas estaduais e federais de sete estados brasileiros. Rafaela é filha de taxista, estudou em escola pública, conseguiu entrar no cursinho por meio de um concurso de bolsas e sonhava ingressar no curso de Medicina. Foi aprovada nos cursos de Medicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal do Amapá (Unifap). Das seis aprovações, Ruan Davi ficou em primeiro lugar em três: Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O jovem também foi aprovado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

CENTRO DE MEMÓRIAS LEGISLATIVAS

O vereador Ronan Liberal Jr, em contato com a Coluna, comunicou que apresentará um requerimento, direcionado à Mesa Diretora da Câmara solicitando a criação de um Centro de Memórias Legislativas. Ronan disse que a Câmara tem um grande acervo histórico para o Município que pode servir como objeto de estudo de acadêmicos, pesquisadores e todo cidadão que possa se interessar pela causa. É possível buscar parcerias, convênios ou recursos com a esfera estadual ou federal para executar o trabalho e assim ser criado este espaço na Câmara Municipal.

TRABALHO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) reuniu com representantes das feiras do Aeroporto Velho e do Porto dos Milagres, do Uruará, para discutir juntamente com vários órgãos e autoridades do ramo o ordenamento e a fiscalização das feiras. A iniciativa visa melhorar o funcionamento nos locais e combater a ocupação irregular do espaço público. O objetivo da reunião foi traçar estratégias conjuntas quanto à organização dessas feiras, onde algumas irregularidades ainda são presentes nestes locais, como a não adequação das bancas,  trabalho infantil, poluição sonora, manipulação de alimentos, etc. O secretário Bruno Costa disse que quer melhorar acessibilidades aos locais, combater a irregularidade e cumprir o que está na legalidade.

RESGATE DAS PRAÇAS

A Prefeitura de Santarém e entidades do setor produtivo reuniram-se para discutir a necessidade de alterar a atual composição da área central de Santarém, a partir de um projeto de requalificação, apresentado pelo Conselho da Mulher Empresária (CME), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), que objetiva resgatar os desenhos originais das Praças Rodrigues dos Santos, Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz) e Praça do Pescador; qualificar os ambulantes em espaços estruturados, resgatar e devolver a comunidade três importantes espaços públicos para fomentar a atividade comercial e turística. A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) viabilizou junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) a vinda dos representantes do Sebrae e Fecomércio para mostrar um projeto de integração de praças.

IMPACTANDO

Queremos agradecer ao Tenente-coronel Tarcísio Morais da Costa, Comandante do 18º Batalhão Gurupatuba, de Monte Alegre, pelo diploma Amigo da Polícia Militar (Batalhão Gurupatuba), que nos foi concedido. * O prazo para renovação do contrato do Aluguel Social, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), termina nesta sexta-feira, dia 15. Os beneficiários que não comparecerem terão o repasse suspenso. * A Coluna parabeniza o garotão Daniel Pedroso, que estará completando seu 1º aninho neste sábado e ganhará uma festa surpresa de seus pais Paulo e Bia Pedroso. * Um encontro realizado na 3ª feira (12), entre Prefeitura e Companhia de Reciclagem de Santarém, definiu a implantação de 10 pontos de entrega voluntária (PEVs) na Ilha do Amor, em Alter do Chão. A ideia é dar a destinação correta para o material descartado em Alter do Chão como plástico e papelão. * A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) iniciou na quarta-feira (13), via Correios, a entrega dos boletos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo, que é lançada e cobrada na mesma guia. O contribuinte tem duas opções de pagamentos: à vista com desconto ou parcelado em até dez vezes. * Vozes femininas ecoarão neste sábado (16) no auditório da Casa da Cultura, às 20h, com o Show denominado ‘O Som Que Vem Delas’ que destacará o talento das artistas Ádria Goes, Cristina Caetano, Dandara, Maria Lídia, Priscila Castro, Priscila Moreira, Márcia Pedroso e Suraras do Tapajós. A lucratividade do evento será revertida à Casa Rosa. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *