Festival de Cinema e Centro Cultural de Alter do Chão: Audiência em Belém pretende discutir o incentivo à socieconomia do audiovisual no Pará

O Festival de Cinema de Alter do Chão pretende promover neste lugar paradisíaco no Oeste do estado do Pará, um encontro entre as culturas locais e um intercâmbio com as iniciativas audiovisuais do Brasil e do mundo.

Como um evento de grande envergadura, com previsão de participação de 50 mil pessoas em 7 dias, o projeto se torna uma alternativa de geração de renda e oportunidades por meio do fomento ao turismo e à produção cultural local.

Com acontecimento marcado para outubro deste ano (2019), inicialmente, o festival vem sendo apoiado por diversos setores da sociedade da região Oeste do Pará, como uma ação incentivadora do modelo sustentável de desenvolvimento, tendo como base a socioeconomia da cultura, do turismo e suas transversalidades.

A Audiência Pública, com realização na capital Belém é convocada pelo deputado federal Airton Faleiro, um dos principais animadores e apoiadores do projeto. Já a produção e desenvolvimento do Festival é da Krioca Comunicações, do Diretor de Fotografia e cineasta Locca Faria. Aproximar os atores sociais e culturais, além de fortalecer parcerias para impulsionar o potencial socioeconômico da iniciativa é um dos objetivos do encontro.

A primeira Audiência Pública ocorreu no mês junho de 2018 em Alter do Chão, quando o projeto foi abraçado pelas comunidades e poder público local, em Santarém. Desde então o projeto ganhou forma e força, conectando os atores sociais interessados e gerando expectativas.

A Audiência Pública fortalece a interação com o poder público do estado, com a iniciativa privada e com a experiência do polo cinematográfico da capital e de outras regiões do Pará.

O Centro Cultural de Alter do Chão é outro projeto incentivado pelo deputado Airton Faleiro que veio ao encontro da demanda local por um espaço de eventos que funcione permamentemente e aqueça ainda mais o setor turístico e cultural em Santarém. A ideia é que o Festival de Cinema incentive e tenha como consequência à construção de um centro que dinamize a socieconomia turística das comunidades envolvidas.

SEMINÁRIO DE AUDIOVISUAL

Nos dias 14, 15 e 16 de março será realizado o I Seminário de Ações, Estratégias e Financiamento do Audiovisual para o Festival de Cinema do Chão, evento considerado o início da realização do Festival e no qual serão aprofundadas as estratégias para potencializar a capacidade do evento em gerar novos negócios para os participantes.

Há participação prevista de canais de TV a cabo, cineastas em destaque no mercado, da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *