Vídeo mostra resgate de filhote de peixe-boi no rio Curuá-Una

Acionados pelos trabalhadores da UHE de Curuá-Una, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), juntamente com a equipe do ZooUnama, realizaram o resgate de uma filhote de peixe-boi, na tarde desta quarta-feira(27). O animal se encontrava na área da UHE.

O animal foi encaminhado para o ZooUnama. Segundo o veterinário da instituição, Jairo Moura, o filhote fêmea, possui no máximo dois meses de vida. Infelizmente apresenta alguns ferimentos na região caudal e uma perfuração próximo ao umbigo. Seu prognóstico bastante delicado, com 35% de chance de sobrevivência.

No ZooUnama, a filhote foi alimentada com leite e medicada, também recebeu suplemento vitamínico.

Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem dos sirênios. O nome foi escolhido por causa do canto desses animais, que fez com que navegadores o associassem às mitológicas sereias.

Existem quatro espécies de peixe-boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, aqui no Brasil, mais especificamente na Amazônia.

O peixe-boi-da-Amazônia, como é conhecido o Trichechus inunguis, é o menor dos peixes-bois e originalmente ocorria em toda a bacia dos rios da Amazônia . No entanto, esses animais despertam o interesse de caçadores por sua carne farta e seu óleo. A caça ao longo dos anos diminuiu consideravelmente sua população.

RG 15 / O Impacto com informações de Bena Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *