Coluna Impacto Ed. 1239

POLÊMICA

Uma portaria da Secretaria Estadual de Educação tem dado o que falar, junto aos professores do Estado. A questão é que, a partir de agora, as salas de aula nas Escolas Estaduais não poderão ter menos que 40 alunos, pois o sistema interno da SEDUC não irá autorizar o cadastramento da turma. Por causa dessa situação, várias turmas terão de fechar. Sendo que, poderá haver a junção de turmas para passar dos 40 alunos, podendo haver turmas de 50 e até 60 alunos, ocasionado um rendimento baixíssimo junto aos estudantes, devido à superlotação de alunos, em uma sala de aula. Outro ponto, é que os professores não poderão ser mais lotados em laboratórios de informática, biblioteca ou outro tipo de laboratório.

FORÇA DO VENTO

O município de Santarém e região Oeste vêm sendo castigados nos últimos dias, com constantes chuvas e ventos fortes. Na semana passada até uma tromba d’água apareceu no meio dos rios Tapajós e Amazonas, provocando pânico na população. Na madrugada de segunda-feira (25), também com forte chuva, uma árvore não resistiu e caiu, na Praça da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Felizmente não houve vítimas, pois esse local é bastante frequentado por ambulantes, fiéis católicos e pessoas que circulam diariamente. Segundo o ambulante Domingo Gomes, ninguém foi atingido porque a árvore, que foi plantada em 2017 pela Prefeitura, caiu em um horário que não tem movimento.

TRABALHO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), em parceria com o Ministério Público do Trabalho realizaram na quarta e quinta-feira (27 e 28/02), uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da região de Rios e Planalto. O objetivo da capacitação é preparar os agentes para identificar o trabalho infantil doméstico. 581 agentes participaram da capacitação, sendo 243 da região de Rios e Planalto que foram capacitados em dois dias. Os 338 agentes da zona urbana devem participaram da capacitação nos dias 27 e 28 de março. As equipes da Vigilância Socioassistencial e de Planejamento da Semtras estiveram participando.

CARNALTER

Na vila balneária de Alter do Chão, o já tradicional Carnalter está sendo organizado pelo Conselho Comunitário e Assessoria Distrital de Alter do Chão, no domingo (03) e segunda-feira (04), com o carnaval ‘Cara Limpa’ que será realizado na Praça 7 de Setembro e o tradicional ‘Mela-Mela’ na Praça do Çairé.

CARNAVAL

O Carnaval 2019 terá quatro dias de folia. Nos dias 02 (sábado) e 05 (terça-feira), o palco da programação oficial será a Praça de Eventos, na Anísio Chaves. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) trabalha junto com a Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes), para oferecer um período carnavalesco de entretenimento à família santarena, diversão e muita tranquilidade. Além da Semc, outras Secretarias Municipais estarão dando apoio à organização, como Turismo (Semtur), Infraestrutura (Seminfra), Saúde (Semsa) e Trânsito (SMT). A Libes vai proporcionar ao público a apresentação de todos os seus blocos carnavalescos. As agremiações formarão dois ‘blocões’ que seguirão do lado da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até o palco da Praça de Eventos. Os doze blocos oficiais da nossa entidade serão distribuídos em dois blocões, o ‘Se Liga Ae’ e o ‘Bloco Tô Ligado’. No sábado (02), após a primeira apresentação no palco com o show da Kelly Mell & Banda, os blocos estarão no corredor da folia em passagem acompanhados das Bandas Ricardão Elétrico e Alexandre Dourado Elétrico. Ao concluírem a passagem pelo corredor da folia, o show retornará ao palco até o encerramento. Na terça-feira (05), os blocos descerão juntos na companhia da banda de Manaus (AM) Forró Festança Elétrico.

CRISTOVAL

Com o tema “Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4, 19b), o maior retiro espiritual do oeste do Pará, chega este ano à 36ª edição. O Cristoval 2019 ocorre de 02 a 05 de março no Estádio Colosso do Tapajós. Serão dois pregadores: padre Helder de Lima, do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, do estado de São Paulo; e Maria Cristina Almeida, pregadora missionária da RCC, arquidiocese de Goiânia. A atração musical será o cantor Antônio Alves, de Goiânia. As atividades iniciarão às 14h, com animações, seguidas de oração, às 15h30, e missa, às 20h. O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Santarém. A coordenação estima que, este ano, 30 mil pessoas participem do evento.

PONTO FACULTATIVO

O Governo do Estado do Pará estabeleceu ponto facultativo no dia 4 de março, segunda-feira, nos órgãos da administração direta e indireta. Os órgãos de saúde pública, arrecadação, defesa social, parques, museus, teatros e locais de visitação pública estabelecerão regime de escala. Na quarta-feira, 6, o horário nos órgãos da administração direta e indireta será de 12 às 18h. Já a Prefeitura de Santarém determinou ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante o período da quadra carnavalesca, dias 4, 5 e 6 de março, conforme portaria Nº 031/2019. O expediente será normalizado no dia 7 de março. A Prefeitura esclarece que serão mantidos os serviços de mercados, feiras, limpeza pública e de saúde no Pronto Socorro, Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centros de Saúde 24 Horas.

TURISMO EM ALTA

Todos os anos, Santarém recebe milhares de turistas que de vários lugares do Brasil e do mundo são atraídos pelos fascinantes pontos turísticos da região. Um levantamento de 2018 realizado pela Prefeitura, através da Semtur, feito com base em informações geradas por relatórios de Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH’s), dados de agências de viagens e pesquisas de campo quantitativas e qualitativas durante o Carnalter e Çairé constatou que somente no ano passado mais de 20 mil turistas estrangeiros e 170 mil brasileiros visitaram o Município.  É aqui que fica a mais bela praia de água doce brasileira, título este concedido pelo jornal inglês The Guardian em 2012. O jornal também apontou o lugar como um dos mais bonitos do mundo com praias de água doce. Essa mesma região foi eleita recentemente pelo jornal “O Estado de S. Paulo” como um dos 10 destinos do mundo a ser visitados em 2019.

CIDADE UNIVERSITÁRIA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou ao governo municipal o pré-projeto de novos espaços físicos à Unidade Tapajós, em Santarém, que prevê a incorporação de ruas do bairro Salé à área onde deverá ser construída a cidade universitária. O projeto que está no Plano Diretor foi apresentado ao prefeito Nélio Aguiar e, de acordo com o reitor da Ufopa, Hugo Diniz, na área onde está prevista a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ufopa vivem 14 famílias que estão lá há pelo menos cinco décadas, mas não devem ser prejudicadas. No plano apresentado ao Prefeito e à equipe técnica, o reitor da Ufopa pede o asfaltamento de algumas ruas e sugere a incorporação dos trechos da rua Maracangalha, localizada entre a rua Raimundo Fona e a rua Santana; da rua Raimundo Fona com a 24 de outubro, até a entrada atual da Unidade Tapajós; e ainda o trecho da avenida Vera Paz entre 28 de Julho e Raimundo Fona; e parte da Avenida Tapajós, no trecho entre 28 de Julho e Raimundo Fona.

IMPACTANDO

As programações nas proximidades da Praça do Pescador /Orla de Santarém, organizada pela Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes) estão confirmadas no mês de março. Nesta sexta-feira, dia 1º, acontece a Feira do Abadá, às 19 horas e, na segunda-feira, dia 04, será realizado o Carnavelhinho, às 18 horas.  * Devido ao grande fluxo de visitação ao Centro Cultural João Fona (CCJF), a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) prorrogou a exposição “Às Margens do Tapajós”, que segue até o dia 15 de março. De autoria do artista paulista Marcelo Fernando Domingues, são 15 itens, 06 telas de pintura à óleo sobre tela e 09 trabalhos na técnica de sublimação em azulejo. * O calendário do ano letivo das escolas da rede municipal e das unidades de educação infantil inicia nesta sexta-feira, dia 1º de março e segue até 31 de dezembro de 2019. A Semed já finalizou os procedimentos necessários, como a lotação dos professores, formação e planejamento. * Para marcar o início das atividades letivas de 2019, a Ufopa realiza no dia 18 de março de 2019, no Auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém, a Aula Magna, que este ano abordará o tema “Conexões com a Inovação: A Inovação na Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”. A Aula Magna será ministrada, a partir das 18 horas, pelo Prof. Dr. José Roberto Branco Ramos Filho, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e atual diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT). * Após denúncia, fiscais da Semma constataram que uma empresa de navegação, de Santarém, estava usando uma área pública às margens do rio Tapajós, no bairro da Prainha, como estaleiro. Na área, os fiscais também encontraram uma balsa que estava sendo usada como depósito de lixo. * Para garantir que crianças e adolescentes não sejam expostos a situações de risco e vulnerabilidade, conselheiros tutelares e agentes de proteção do Juizado da Infância e Juventude estarão atuando na vila de Alter do Chão e na sede do município de Santarém, oeste do Pará, durante o período do carnaval, de 2 a 5 de março. * Um bom final de semana e um bom Carnaval e Cristoval a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *