Reunião alinha estratégias de segurança para o Carnaval de Santarém e Alter do Chão

Na estratégia de Ação integrada, o Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1) organizou na quarta-feira (27) reunião sobre a segurança do Carnaval de Santarém e Alter do Chão. O evento carnavalesco é apoiado pela Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Infraestrutura (Seminfra), Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semma), Mobilidade e Trânsito (SMT). Organizado na cidade pela Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) e na Vila de Alter do Chão pela Comissão formada pela Agência Distrital e Conselho Comunitário.

O Comandante do CPR-1, coronel Héldson Tomaso, destacou a funcionalidade da ação integrada nos grandes eventos, o Carnaval é o primeiro do ano. “Muitos já foram os êxitos nessa ação integrada dos órgãos de segurança em único objetivo. Levar o melhor serviço ao cidadão, neste caso especifico, ao folião, e assim manter os índices de segurança. Por isso vamos repetir o trabalho conjunto na cidade e na vila balneária de Alter do Chão. A Polícia Militar estará com aproximadamente 400 militares de todas as modalidades, a pé, cavalaria, viaturas, o moto patrulhamento e a Companhia Ambiental também atuará”, informou.

Pelo 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Tenente Coronel Ney Tito, informou que haverá atuação em duas frentes nos eventos oficiais apoiados pela Prefeitura de Santarém na área urbana e no balneário. “Em Alter do Chão teremos o serviço de guarda vida na praia e a noite o serviço convencional nos espaços. Paralelo a isso faremos as vistorias nos locais. Estaremos com o efetivo de 70 militares bombeiros e em torno de 30 ou 40 emergencistas civis no apoio. Além de Santarém estaremos com ações em Alenquer e Óbidos”, explicou.

O diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Germano do Vale, anunciou que estará com efetivo na cidade e na Vila de Alter do Chão. “No balneário haverá 4 policiais civis, 1 delegado, 1 escrivão e 2 investigadores na logística de viatura. Os que precisarem dos serviços da Polícia Civil estaremos prontos a atender na UIPP de Alter do Chão. Estaremos em consonância com os demais órgãos públicos para verificar alvarás de funcionamento dos estabelecimentos. E quanto a licença de funcionamento em relação aos horários, de acordo com o solicitado junto a Semma, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil”, pontuou.

“Nós estaremos em ação conjunta com o policiamento, qualquer situação de vulnerabilidade de menores estaremos sendo acionados. No total temos 15 conselheiros distribuídos na cidade, Conselho I e II e na Vila de Alter do Chão, o Conselho III”, declarou a representante do Conselho Tutelar Rose Silva.

A SMT estará com 19 agentes, sendo 06 na cidade e 13 na Vila de Alter do Chão. O planejamento de horário dos ônibus está em conclusão.

Participaram ainda da reunião o Secretário Municipal de Turismo Diego Pinho e representantes da Semsa/Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), Semma, SMT, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do 3º e 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Grupamento Tático Operacional (GTO), Centro de Perícias Científicas (CPC), Núcleo Integrado de Operações (Niop), 5ª Vara da Infância e Juventude, Conselho Comunitário e Assessoria Distrital de Alter do Chão.

Programação – Carnaval 2019 – Santarém (cidade e Distrito de Alter do Chão)

Cidade – Local: Avenida Anysio Chaves, bairro Aeroporto Velho – Praça de Eventos.
02/03- Sábado
19h – Início
20h às 21h30- Kelly Mell & Banda
21h30 às 01h – Bloco Se Liga Ae e Ricardão Elétrico
Bloco Tô Ligado e Alexandre Dourado Elétrico
01h às 02h – Kelly Mell & Banda

05/03- Terça-feira
19h – Início
20h às 21h30- Punk e Banda Cintura Fina Elétrica
21h30 às 02h – Blocos Se Liga Ae e Tô Ligado + Forró Festança Elétrico (Manaus-AM)
Vila de Alter do Chão – Carnalter

04/03 – Domingo
18h às 01h – Praça Setembro (Cara Limpa)
22h às 01h – Praça do Çairé (Mela-Mela) **
Atrações: Banda Quinta Dimensão e Banda Tapajoara

05/03 – Segunda-feira
18h às 01h – Praça Setembro (Cara Limpa)
22h às 01h – Praça do Çairé (Mela-Mela)
Atrações: Banda Quinta Dimensão e Banda Tapajoara
**O Mela-Mela é especificamente na área da Praça do Çairé.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres/Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *