Capitania Fluvial de Santarém realiza resgate de mulher grávida em apoio ao SAMU, no rio Arapiuns

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) recebeu na segunda-feira, no dia 4 de março, por volta das 11h, a informação de que a Sra Rosimara de Souza Castro Serrão, 19 anos, na comunidade de Vila Gorete, zona rural, no rio Arapiuns, cerca de 50KM do município de Santarém, apresentava-se grávida de 8 meses, com contrações e perda de líquido.

  Após o pedido de apoio, uma equipe de busca e salvamento (SAR) da CFS deslocou-se para atender o pedido de socorro, juntamente com socorristas do SAMU, a bordo da embarcação de casco semirrígido tamanho “G” (ECSR-G) Tucunaré II. O resgate foi efetuado com sucesso e a família foi conduzida até a Praça Tiradentes, na Orla Fluvial de Santarém, onde foi colocada em uma ambulância para atendimento no Hospital Municipal de Santarém (HMS).

Ressalta-se que no ano anterior a Capitania realizou quatro resgates a mulheres grávidas que vieram a dar à luz a quatro lindas santarenas. Neste ano registrou-se um atendimento na Vila de Boim, onde uma criança, um menino, já havia nascido e os enfermeiros avaliaram que a mãe e o bebê necessitavam de uma avaliação médica, a fim de verificar se ambos estavam bem de saúde.

Atualmente a CFS está realizando intensificação das fiscalizações por ocasião do período do Carnaval, com uma equipe Itinerante em Óbidos, onde o fluxo de embarcações que demandam para aquela localidade é grande e outra equipe na orla de Santarém e adjacências.

          A presença da Marinha na região tem sido de grande relevância para a comunidade do Oeste do Pará, que estes serviços prestados estão além das suas atribuições constitucionais, porém o apoio aos Órgãos tem sido motivo de orgulho para a Instituição, que vem contribuindo para preservar vidas.

        A Marinha do Brasil ressalta a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.

        A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser passada para nós, por meio dos telefones (3522-2870). Existe também o telefone 185, para emergências marítimas/fluviais. Segurança da navegação, todos somos responsáveis!!

Fonte: RG 15/O Impacto e Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *