Coluna Impacto Ed. 1240

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – CME da Aces, tendo á frente Rosemary Fonseca, prepara uma ação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de março). Com o apoio técnico do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Microempresas), na quinta-feira (07/03) iniciou a campanha AMO PROMO, uma ação promocional que envolverá aproximadamente 50 estabelecimentos comerciais visando incentivar o consumo de produtos e serviços voltados para o público feminino. São espaços de beleza, boutiques, sapatarias, postos de combustíveis, sorveterias, lanchonetes, pizzarias e outros estabelecimentos que darão descontos especiais até o próximo domingo (10/03).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2

Já na noite desta sexta-feira (08/03), às 20 horas, o CME da ACES comemorará o Dia Internacional da Mulher concedendo honraria a quatro mulheres que exercem liderança em setores importantes de Santarém. Em um universo de ascensão do protagonismo feminino, desde 2002, o conselho elege quatro mulheres para receber a premiação de Destaque Feminino em diferentes setores da sociedade. Este ano recebem as homenagens: Conceição Vasconcelos (A&C Variedades) – Destaque no Setor Empresarial; Andréa de Nazaré Ramos Carneiro (médica otorrino) – Destaque no Setor de Saúde; Gabriela Cabral (vice-presidente da AOB – subseção Santarém) – Destaque no Setor Jurídico; e Diany Maria Brelaz de Castro (Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará) – Destaque no Setor Social.

CARIBE BRASILEIRO

Pequena em população e grande na diversidade e atrativos turísticos, Alter do Chão completou 261 anos de fundação na última quarta-feira (06). De clima equatorial, quente e úmido, Alter do Chão tem praias de águas claras e areia fina e branquinha, às margens do rio Tapajós, e é conhecido como o “Caribe Amazônico”. Perfeita para relaxar, a praia possui um cenário paradisíaco e guarda uma beleza única. A vila é indicada pelo Ministério do Turismo como local que vale a pena conhecer.  Alter do Chão foi fundada em 6 de março de 1626, pelo português Pedro Teixeira. Em 6 de março de 1758, foi elevada à categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, então Governador da capitania do Grão-Pará, durante o Brasil Colônia.

CARIBE BRASILEIRO 2

A Vila foi local das missões religiosas, comandadas pelos jesuítas, sendo que até o século XVIII, era habitada majoritariamente pelos índios Borari. Desde a década de 1990 até os dias de hoje, o atual distrito de Santarém aposta no turismo para alavancar a economia local. O balneário fica distante aproximadamente 37 quilômetros do centro da cidade, sendo o principal acesso pela rodovia estadual Everaldo Martins, a PA-457. Outra maneira de chegar até a vila é pelo rio Tapajós, de barco ou de lancha. Com o carnaval estendido até março e o falecimento de um morador da Vila, a celebração de aniversário de Alter do Chão não ocorreu na quarta-feira, será nesta sexta-feira (8), com o tradicional corte do bolo, às 20h, e uma festa dançante no salão comunitário ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

POLÍCIA INTEGRADA

Desde o dia 1º do mês de março a Polícia Civil do Pará já está integrada ao Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Segundo a Agência Pará, os BOs (Boletim de Ocorrência) registrados no Pará estão interligados com o sistema nacional vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A interoperabilidade (capacidade de um sistema de se comunicar com outro sistema) é resultado do esforço conjunto das equipes da Polícia Civil do Pará, da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará) e Governo Federal.

CRISTOVAL

O Cristoval 2019 encerrou na noite de terça-feira (04), com um público de aproximadamente 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento, segundo os organizadores. Realizado no Estádio Colosso do Tapajós, esta edição contou com novidades e grandes momentos de espiritualidade, conduzidos por pregadores. Como em anos anteriores, o maior retiro espiritual do Oeste do Pará realizado na quadra carnavalesca contou, mais uma vez, com o apoio institucional da Prefeitura de Santarém. Coordenado pela Renovação Carismática Católica (RCC), a edição 2019 trouxe novidades como a realização de uma Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada na Igreja Sagrada Família, e a participação dos pregadores Padre Helder de Lima, do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, de São Paulo, e Maria Cristina Almeida, missionária da RCC da Arquidiocese de Goiânia, o grupo de oração São José, além do cantor e compositor católico Antônio Alves.

CRISTOVAL 2

Com o tema “Deus nos amou primeiro”, retirado do primeiro livro do apóstolo João capítulo 4, versículo 19, o Cristoval buscou trazer à reflexão o entendimento a respeito do real sentido desta palavra. Segundo a RCC, esse amor é o que dá sentido para a vida de todos, um amor que toca os corações e é capaz de gerar grandes transformações.

BR-163 BLOQUEADA

Por conta das fortes chuvas, o trecho da BR-163 (Santarém-Cuiabá), entre os municípios de Morais de Almeida e Novo Progresso, está congestionado e teve que ser parcialmente bloqueado pelo DNIT, proibindo a passagem de novas carretas, com o intuito de garantir a segurança no local. O congestionamento tem aproximadamente 30km de extensão. O governador Helder Barbalho solicitou ao Secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, que fosse “in loco” verificar a situação e colocar o Governo do Estado à disposição. Henderson saiu de Santarém na tarde da segunda-feira (04), juntamente com Ten. Cel. Cláudio Rego, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros; Coronel Anthenor Nascimento, coordenador de Segurança do Centro Regional de Governo. A equipe pernoitou no município de Itaituba, e chegou ao local do bloqueio na quarta-feira (06), onde se reuniu com DNIT, PRF e Exército.

FEIRA DO PESCADO

Com a chegada do início da Quaresma, a movimentação da Feira do Pescado, em Santarém, aumenta, pois muitos fiéis trocam a carne vermelha por peixes neste período. A quaresma iniciou na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, que marca o começo da Semana Santa. A Quarta-Feira de Cinzas é o início do tempo de preparação para a Semana Santa. Durante 40 dias, cristãos se comprometem a viver com as práticas próprias do tempo da quaresma e fazem penitências. Uma delas é não consumir carne vermelha. Quem comercializa pescado garante uma renda maior nesse período. Uma das espécies mais procuradas é o tambaqui. O preço do quilo varia de R$12 a R$ 14. O peixe que está sendo vendido é o de cativeiro, pois é uma das espécies proibidas para pesca na região neste período por estar no defeso. O período do defeso de oito espécies termina no dia 15 de março e só a partir de então, os consumidores terão mais opções de pescado na feira.

IMPACTANDO

De parabéns à Polícia Militar, Polícia Civil, SMT, Polícia Rodoviária e outros órgãos, que conduziram com segurança o carnaval em Santarém, Alter do Chão e em outros municípios da região Oeste. * Governador Helder Barbalho começa a colocar em prática a gestão itinerante e vai fazer de Santarém a sede do governo nos dias 20, 21 e 22 de março. * É de se elogiar a atitude de algumas estudantes de Fisioterapia de uma faculdade de Santarém, que durante os dias de carnaval “arregaçaram as mangas” e partiram para a Praça de Eventos, onde foram vender bebidas e refrigerantes. Tudo para custear a formatura. Não ficam esperando ajuda de ninguém, estão correndo atrás de dinheiro para bancar a festa. Parabéns! * Em abril deste ano, deve ser iniciado o atendimento especializado ao idoso na Unidade Integrada Propaz (UIPP) da Nova República, em Santarém, para atender casos de violência física, psicológica, entre outros, porém, golpes financeiros aplicados a idosos e incentivo para empréstimos sem a informação adequada também serão tratados no serviço. * Durante a programação de carnaval em Santarém e Alter do Chão, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) detectou 13 novos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). * De acordo com o CTA, foram realizados 2.046 testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. Destes, foram detectados 11 novos casos de sífilis, 1 caso de hepatite C e mais 1 caso de HIV. * Com esse novo caso de HIV, aumenta para 32 o número de portadores do vírus em Santarém, neste início de 2019 (de janeiro até 5 de março de 2019).  * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *