HMS ganha novo Centro Cirúrgico e inaugura recepção reformada

Os dois novos espaços passarão a funcionar na segunda-feira, 11 de março

O novo Centro Cirúrgico funcionará com equipamentos novos, adquiridos através de emenda parlamentar. A nova recepção ficará mais bonita, confortável e funcional, oportunizando um ambiente humanizado. Para a ocasião da inauguração dos espaços, no dia 11 de março, a direção do Instituto Panamericano de Gestão (IPG) irá realizar uma programação especial. A partir das 9 horas, diversos serviços em saúde serão oferecidos gratuitamente para população. Duas tendas serão montadas em frente ao Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS).

A equipe médica que atua no Centro Cirúrgico passará a dispor de novos carrinhos de anestesia, mesa cirúrgica, foco fixo e auxiliar, bisturi eletrônico, monitor, eletrocautério, aspirador e objetos auxiliares.  Atualmente, o Centro Cirúrgico funciona com três salas.

O número de cirurgias aumentou gradativamente de março a dezembro. Segundo a supervisora do setor, a enfermeira Joicyneia Assunção, foram realizadas 4.918 cirurgias no período. Dessas, 90% eram de emergência. “No mês de agosto foram 556 cirurgias, o que equivale a 18 pessoas na sala de cirurgia por dia. Em dezembro foram 504”, destacou.

“O novo espaço dará maiores condições e mais segurança à produção cirúrgica, sem sobrecarregar a equipe”, enfatizou o diretor do HMS, Dr. Itamar Júnior.  Além disso, a sala irá desafogar a demanda. Nos últimos meses, o Hospital tem recebido, em média, 7 mil pacientes por mês ou cerca de 250 pacientes diariamente.

Prefeito Nélio Aguiar vistoria nova recepção do Hospital Municipal de Santarém

Nova recepção oferecerá ambiente humanizado

A partir de segunda-feira, 11, as pessoas que precisarem de atendimento no HMS serão recepcionados em espaço confortável, bonito e mais funcional. Todo o espaço foi pintado, está com centrais de ar novas e a parte elétrica que era bem antiga recebeu upgrade. No salão de espera terá longarinas, dois televisores e cadeiras novas. A sala da classificação de risco e os consultórios médicos também terão a mobília renovada. Além da recepção, a fachada do Hospital está passando por mudanças.

Segundo o diretor da Unidade, o paciente e acompanhante passará pelas recepcionistas para fazer o cadastro, em seguida uma técnica de enfermagem fará o atendimento, encaminhando para a sala da classificação de risco. Por fim, receberá atendimento com o médico. Itamar acrescentou ainda que a equipe do projeto “Posso Ajudar?” também dará apoio. “De todas essas mudanças, o principal é o acolhimento dos colaboradores. Eles foram treinados para oferecer um atendimento humanizado e com mais empatia e disponibilidade”, enfatizou.

Na recepção, os pacientes também encontrarão uma sala para Ouvidoria. “A implementação da ouvidoria é uma resposta às reclamações sobre o atendimento. Nós queremos ouvir o usuário para dar resolutividade às queixas”, contou Itamar.

Programação diferenciada

A direção fará uma programação diferente para este dia. Na área externa do Hospital, pela entrada da Av. Marechal Rodon, serão oferecidos aos pacientes e visitantes serviços em saúde.

A coordenadora de enfermagem, Alba Leal, conta que estará à disposição da população a realização de testes rápidos de glicemia, sífilis, HIV, Hepatite B e C. “Além de aferição de pressão, vacinação contra sarampo e terapia de relaxamento”, explicou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana/HMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *