Cursos da saúde da UNAMA criam Ligas Acadêmicas

As Ligas são responsáveis por realizar atividades que envolvem treinamentos, artigos científicos, trabalhos voluntários e eventos ligados a universidade
Com o intuito de aperfeiçoar atividades teóricas e práticas, as Ligas Acadêmicas são associações feitas por grupo de estudantes com cunho científico e extracurricular. Baseado nesse propósito, os alunos de farmácia da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia promoveram a abertura das atividades no início de 2019 com a criação da Liga Acadêmica de Farmácia – LAFAC. O lançamento foi realizado em fevereiro e já tem um calendário de atividades durante o semestre.
Esta é a segunda Liga criada no Centro Universitário. A primeira foi criada em 2018 por acadêmicos do 8º período de Enfermagem, titulada como Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde do Adulto – LAESA, que surgiu com o objetivo de aprofundar os estudos de forma holística acerca da saúde do adulto em âmbito hospitalar, desenvolvendo projetos científicos e atividades assistenciais voluntários à comunidade.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Carlena Sinara Martins, as atividades extraclasse, o desenvolvimento de artigos e outros trabalhos acadêmicos servem para enriquecer a vida acadêmica e profissional. “O interesse do aluno em desenvolver projetos, artigos e trabalhos sociais ainda na vida acadêmica só confirma o compromisso com seus estudos. Para nós do curso de Farmácia, com menos de cinco anos de criação já estamos passando aos nossos acadêmicos o interesse por conhecimentos que vão além da sala de aula”, explica.
Os alunos do curso de Fisioterapia também mostraram interesse e estarão lançando em maio, sob orientação do docente Wanderson Fernandes, a Liga Acadêmica de Medica & Traumatologia, Ortopedia e Esportiva – LAMTE. Assim como rendimento acadêmico, as atividades complementares são de suma importância na vida acadêmica dentro de centros universitários, por isso que as Ligas, além de reforçar o conhecimento teórico-prático, auxiliam na organização de eventos voluntários dentro e fora da universidade.
É importante salientar que para um projeto com esta proporção seja executado, é necessário que a instituição de ensino estruture cargos estratégicos que honrem seus compromissos como: presidente; vice-presidente; diretor financeiro; diretor acadêmico; diretor cientifico e de comunicação. Também é necessário que um docente ligado à instituição coordene juntamente com os alunos, deste modo poderá tirar as dúvidas de seus contribuintes e também nortear as demais atividades extracurriculares como workshop, congressos, palestras e seminários.
Fonte: RG 15/O Impacto e Lana Mota

Com a chegada das chuvas e de ventos muito fortes, a situação piora e deixa a população assustada. Os moradores da área temem por suas vidas e pedem ajuda das autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *