Praias santarenas estão com águas próprias para banho, diz Boletim

“Praias mais frequentadas do município permanecem com resultados de águas próprias e excelentes para banho”

Foi divulgado nesta quarta-feira (13), o 6º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da Orla Fluvial Direita do Rio Tapajós em Santarém-PA, referente às coletas de dezembro de 2018 da Conágua Ambiental. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Considerando o parâmetro microbiológico mais restritivo – Escherichia coli, pode-se concluir que todos os pontos de amostragem apresentaram condições de qualidade na categoria Própria/Excelente. E para o parâmetro microbiológico menos restritivo – Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, classificados como água Própria/Excelente para balneabilidade”, atesta o 6º Boletim.

Os resultados foram apresentados na abertura da programação municipal, ocorrido no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em referência ao Dia Mundial da Água que é celebrado no próximo dia 22 de março.

Dentre as praias que passam pelos testes estão Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã, além de Alter do Chão onde são realizadas seis coletas em pontos diferentes: Rio Tapajós (canal principal), Praia do Cajueiro, Orla (escadaria), Orla (parte final), Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia da Ilha do Amor.

“Confirmamos que as águas estão próprias na condição excelente para banho. Eu tomaria banho com toda a certeza nas praias de Santarém. Afinal, sempre que venho, aproveito o final das campanhas para dar um mergulho nas águas do Tapajós”, informou a bióloga responsável por dirigir os estudos Wilma Coelho.

A secretária municipal de Meio Ambiente Vânia Portela, destacou que a gestão municipal tem toda a preocupação para a permanente realização dos estudos, acompanhando atentamente os resultados e garantindo o banho seguro à população. “É uma ação imprescindível ao município. Precisamos manter o cidadão informado para que continuemos cuidando das ricas praias do Tapajós e tenhamos uma excelente qualidade ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente.

A previsão é que os resultados da campanha de março de 2019 sejam divulgados em junho de 2019.

SOBRE OS ESTUDOS

Os testes seguem os requisitos determinados pela resolução nº 274 de 2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considera os parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade, Escherichia coli e Coliformes termotolerantes e, como parâmetro químico, o potencial hidrogeniônico (pH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C).

Foram realizadas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas. Ao todo, foram processadas 55 análises e exames em laboratório.

Os serviços realizados no referido estudo, compreenderam a coleta de amostras de água, análises de campo e laboratório, com emissão de relatórios de ensaios e técnicos.Conforme as orientações da resolução nº 274/2000, as amostragens foram realizadas nos locais que apresentaram a profundidade de um metro e próximas aos locais de maior concentração dos banhistas.

O acesso ao local de coleta foi realizado por embarcação ou através de entrada direta do técnico no corpo d’água, equipado com um macacão impermeável, até que a água atingisse a altura da cintura do coletor.

As amostras de água superficial foram coletadas a cerca de 20 cm abaixo da superfície da água manualmente por um técnico que retirou a amostra de água utilizando um frasco estéril.

As coletas são acompanhadas e vistoriadas por um técnico da Semma. Durante os procedimentos de coleta, as amostras foram recolhidas em sacos plásticos estéreis, armazenadas no gelo em caixas térmicas, até o laboratório, onde as análises foram realizadas.

Os relatórios de balneabilidade dão seguimento aos testes que são realizados desde 2015 no município. Podem ser conferidos junto à Semma, situada na Av. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia. Ou também no link: 6º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da orla fluvial direita do rio Tapajós no município de Santarém-PA.

No órgão, técnicos poderão prestar todos os esclarecimentos a respeito das etapas das coletas, procedimentos adotados e análises das amostras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

CONÁGUA AMBIENTAL

A empresa Conágua Ambiental Ltda, situada em Goiânia (GO), está no mercado há mais de vinte anos, sendo especializada em análise de águas doces.

Trabalha com águas especiais, balneabilidade e classificação de águas superficiais para fontes de abastecimento em todo Brasil.

É referência em análises de água, tendo a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da International Organization for Standardization (ISO).

Já realizou vários trabalhos na região Norte do país como na construção de rodovias e hidrelétricas. Site: www.conaguaambiental.com.br

 PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

13 de março (quarta-feira)
– Divulgação dos boletins de balneabilidade pela Conagua Ambiental. Local: auditório do CIAM. Hora: 9h.

18 de março (segunda-feira)
– Sala Verde. Local: Comunidade Murumuru (Escola AfroAmazônida). Hora: 9h. Atividades: ✓ Cine Ambiental: Referente à importância da água; ✓ Jogos pedagógicos: Trilha ecológica e Quebra-Cabeça;

22 de março (sexta-feira)
– Prefeitura nas Praias. Local: Praia de Ponta de Pedras. Hora: 9h. Atividades: ✓ Limpeza da praia em parceria com a Seminfra e barraqueiros; ✓ Instalação de lixeiras ecológicas; ✓ Instalação de placas de sinalização e ✓ Projeto Pôr do Sol da Semtur;

23 de março (sábado)
– Trabalho de sensibilização nas embarcações sobre cuidados com o lixo. Local: Balsas nas proximidades da Praça Tiradentes. Hora: 8h. A iniciativa será em parceria com a Unama, ETEEPA e Marinha do Brasil. Atividades: ✓ Fixação de adesivos; ✓ Entrega de sacolas de lixo; ✓ Abordagem aos usuários e donos de embarcações.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *