Governo participa de reunião do Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu

Durante esta semana, o comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX) se reuniu, em Altamira, para tratar sobre a criação de políticas que auxiliem na redução das desigualdades regionais, por meio da criação de planos estratégicos para desenvolvimento da mesorregião do Xingu. Participaram da reunião do comitê, o secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, o ministro da secretaria de governo e representantes das prefeituras envolvidas.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX) foi criado, via Decreto Presidencial, e está ligado à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) do Ministério da Integração Nacional, criada em 2007, para reduzir as desigualdades e desenvolver o território impactado pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Além da região situada no Pará, municípios do Nordeste e do Centro-Oeste do país também são contemplados neste plano nacional.

O Comitê Gestor do PDRSX é quem fiscaliza e delibera sobre o uso desses recursos, dele fazem parte membros das três esferas de Governo: municipal, estadual e federal.

“Aqui no Pará, essa articulação é de extrema importância para o desenvolvimento da região do Xingu. Nesses dois dias nós ouvimos muito a reclamação sobre ausência do Estado, a falta de efetivação da participação do Governo do Pará de forma mais coesa, assim como ausência na divulgação do que era definido ou feito. Vamos participar mais dessas discussões e traremos projetos que venham ao encontro dos anseios da região do Xingu”, disse o secretário Regional, Henderson Pinto.

Ainda de acordo com Henderson, o novo modelo de gestão do Governo vai garantir uma participação mais ativa, inclusive em todas as Câmaras técnicas. “Não terá participação apenas de Belém, mas estaremos ao lado de pessoas que estão, de fato, nas Unidades dentro da região do Xingu, para que os projetos possam melhor atender os 12 municípios da área”.

O ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz reforçou sobre a importância da fiscalização e transparência dos recursos aplicados. “O papel do Governo Federal é fiscalizar todos os recursos que estão disponíveis, para que possa ter uma boa aplicação em beneficio do público a que se destina. Essa participação é de extrema seriedade e exige o máximo de transparência”, finalizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ronilma Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *