Shows de Stand-up invadem Santarém, incluindo a estréia de um grupo local na Casa da Cultura

Crescendo muito fora do eixo Rio São Paulo, Santarém no Pará é um exemplo da presença do Stand-up, um espetáculo desafiante que requer muita criatividade e originalidade de quem está se apresentado haja vista que o único recurso em palco é a imaginação, memória e a criatividade com temas cotidianos que podem ser os mais diversos, políticos, religião, mulher, enfim, tudo cabe desde que o espetáculo consiga manter uma empatia, se conectar com o público.

Em se tratando de uma estréia, o grupo se apresentou razoavelmente para uma platéia bastante diversificada que esteve no auditório da Casa da Cultura na noite de sexta-feira, dia 22, se divertindo com o grupo de teatro formado por comediantes homens e uma mulher. Eles se revezam no palco, cada um criando performance própria e nem Santarém com seus problemas sociais, políticos, escapou da língua ferina dos jovens comediantes que levaram o público ao riso espontâneo.

E pelo anúncio desse estilo de apresentação, Santarém está recheado de Stand-up, incluindo o show do polêmico ator Léo Lins, que esses dias teve seu show censurado na Casa da Cultura por ter colocado um vídeo nas redes sociais com humor negro sobre os problemas da cidade.

O grupo, que ainda está recente sendo essa sua primeira apresentação, pretende levar o espetáculo em vários pontos da cidade em intervalos de 15 dias. O texto e roteiro dos comediantes santarenos são criados por eles, cada um cria o seu. No espetáculo de sexta-feira eles brincaram com temas como negro, política, religião, mulher, criança, futebol, entre outros.

Comédia stand-up[1] (do inglês stand-up comedy) é um termo que designa um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. O próprio material tem uma metodologia própria de organização, em tópicos, não obstante sendo bastante factual. O estilo é também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.

Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand up e de outros estilos, como o contador de piadas, o monólogo de humor, o “oneman show”, gênero semelhante, mas que permite outras abordagens diferentes (interpretação de personagens, músicas, cenas).

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

3 comentários em “Shows de Stand-up invadem Santarém, incluindo a estréia de um grupo local na Casa da Cultura

  • 25 de março de 2019 em 13:26
    Permalink

    CERTOS MOLEQUES DE RE CADOS DE CERTAS AUTORIDADES NAO GOSTARAM.TENHO NOJO DE PUXA SACO

    Resposta
  • 24 de março de 2019 em 15:15
    Permalink

    Que matéria boa, levando um pouco sobre a cultura em Santarém , e esse novo gênero o stand up comedy

    Resposta
  • 23 de março de 2019 em 09:53
    Permalink

    A cultura e uma ferramenta que eleva uma cidade, Santarém tem que valorizar teatro literatura incentivando nos artistas locais, parabéns a esses intrépidos jovens

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *