Aeroporto de Santarém comemora aniversário com apresentação de orquestra

O Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA) completa 42 anos de operações no próximo domingo (31/3). Para celebrar a data, a Infraero, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, preparou um receptivo especial ao som da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson da Fonseca para quem passar pelo terminal santareno. A apresentação ocorrerá nesta sexta-feira (29/3), a partir das 14h.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Enock Alves, celebrar o aniversário do terminal é uma forma de mostrar para comunidade sua importância no desenvolvimento do município. “O Aeroporto de Santarém, além de desempenhar a missão de gerir a infraestrutura aeroportuária, é também responsável pelo incremento do turismo e de novos investimentos para a região”, explicou.

Ao completar 42 anos, o terminal santareno se consolida como o segundo terminal mais movimentado do Pará e o 6º da região Norte. Em fevereiro, o aeroporto recebeu mais de 35 mil viajantes, entre operações de embarques e desembarques. O número representa alta de 21% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 29 mil. Já no acumulado do bimestre, a alta foi de 18,8% com mais de 85 mil pessoas transportadas – 13 mil a mais que os 71 mil computados em 2018.

Com capacidade para atender até 1,8 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto de Santarém funciona 24 horas por dia e opera uma média de nove voos nacionais diários das companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Map. Os destinos são as cidades de Belém, Altamira e Marabá, no Pará, Manaus (AM), Recife (PE), São Luís (MA) e Brasília (DF).

HISTÓRICO

Inaugurado em 31 de março de 1977, com o objetivo de interligar a Amazônia aos demais estados brasileiros, o Aeroporto de Santarém passou a ser gerido pela Infraero em 31 de março de 1980.  Em 2006, ganhou o atual nome, Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca, em homenagem ao poeta e compositor santareno, fundador da Academia Paraense de Música e membro da Academia Paraense de Letras.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Infraero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *