Seminfra é cobrada na Câmara para solucionar problemas de alagamentos em Santarém

A forte chuva que caiu sobre Santarém, na noite do último sábado (30), pontuou o pronunciamento do vereador Valdir Matias Jr. (PV), na sessão de segunda-feira (1), na Câmara de Vereadores. Preocupado com os transtornos, danos e prejuízos causados à população, nessa época de chuva frequente quando a cidade sofre intensamente com muitos pontos de alagamento, o parlamentar criticou e cobrou da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) soluções para um problema que poderia ser minimizado com serviços diários de limpeza urbana para ajudar na vazão da água pluvial. Bueiros, galerias, bocas de lobo e outros pontos de drenagem passam a maior parte do ano entupidos, cheios de lixo ou terra, e isso, segundo o líder do PV, contribuiu para que diversas áreas, inclusive o centro comercial, sofressem com o temporal do fim de semana.
Para ele, a Seminfra deveria planejar ações para resolver os problemas relacionados à rede pluvial no município. “Em muitas vias, os bueiros, as galerias e bocas de lobos, todos entupidos, contribuíram para o cenário de estrago que ficou a cidade no sábado à noite. Pelo menos 60 lojas do comércio foram invadidas pelas águas por causa dos alagamentos, causados, além do volume de chuva, por falta de um sistema de drenagem eficaz, por causa de galerias e bueiros entupidos”, ressaltou Matias Jr.

O vereador disse, ainda, que a falta de serviços de limpeza urbana, que contemple a manutenção desses locais, importantes para ajudar na vazão da chuva, acaba prejudicando muitos os moradores e comerciantes. Segundo ele, o serviço de coleta de lixo precisa melhorar para que esse material também não vá parar nas ruas e acabem obstruindo os esgotos. “As galerias e canaletas precisam passar por limpeza semanalmente, assim como a desobstrução de esgotos, bocas de lobo para que quando chover forte, essa ter para onde escorrer e não causar tantos estragos para a população”, disse.
Valdir Matias Jr. Ressaltou, ainda, a postura do prefeito Nélio Aguiar, que na própria noite e também no dia seguinte à forte chuva, esteve pessoalmente vistoriando bairros e áreas que sofreram com os alagamentos e providenciando os reparos necessários. A chuva de sábado, além dos danos às lojas do comércio, causou alagamentos em diversos bairros da periferia da cidade. Jardim Santarém, Interventoria, Prainha, Aeroporto Velho, Nova República, Residencial Salvação, Ipanema, Matinha, São José Operário, Área Verde, Aldeia, entre outros que sofreram muito com a enxurrada. Na Matinha, por exemplo, o muro da escola São Felipe desmoronou. Felizmente, ninguém se feriu. Em muitos bairros, os moradores ainda estão limpando a sujeira de suas casas.

“Essa mesma postura precisa ter a Seminfra. Mas além de agir após os estragos, deveria prevenir contra possíveis alagamentos e isso é feito com a limpeza urbana, que não é só coleta de lixo doméstico, mas a limpeza e manutenção de bueiros, galerias, por exemplo”, finalizou o vice-presidente do Poder Legislativo.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *