Coluna Impacto Ed. 1245

BULLYING

Leitor da Coluna encaminhou denúncia sobre bullying que sua filha sofre em uma escola pública de Santarém, localizada no bairro do caranazal: “Minha filha foi vítima de bullying em mais uma escola do Município. Ela é deficiente física ‘baixa mobilidade’ é associada à ADEFIS. A ação de bullying vem ocorrendo há três anos e meio, tempo que estuda no educandário. Por último, foi ameaçada fisicamente por parte de uma aluna, o que provocou toda contenda, inclusive com a diretora do educandário ficando inerte às ações de bullying quando ocorre dentro do estabelecimento e não registra livro de ocorrência, o que indignou os pais. Providências já estão sendo tomadas via Ministério Público e ADEFIS”.

PSICOLOGIA NA UNAMA

O Ministério da Educação autorizou a criação de mais um curso na UNAMA – Centro Universitário da Amazônia em Santarém, no Oeste do Pará. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da portaria n° 155, e é referente ao curso de bacharelado em Psicologia, com 240 vagas disponíveis. O curso já está com as inscrições abertas para o segundo semestre de 2019 no site: www.unama.br. Mais informações através do telefone (93) 3523 5299 ou no endereço Rua Rosa Vermelha, 335 – aeroporto velho.

RETRATO DO ABANDONO

O amigo Edinei Ferreira, em contato com a Coluna, informa sobre o abandono e a desvalorização do esporte em Belterra. Inaugurado em 2012 pelo então prefeito Geraldo Pastana, o estádio Dedecão, mais conhecido como Campo da Praça Brasil, hoje se encontra no mais completo abandono. Após a reforma recebida, o gramado foi considerado por jogadores profissionais e amadores um dos melhores do oeste do Pará. Com o abandono, o mato tomou conta de todo o gramado inviabilizando a prática esportiva.  “Até quando o povo belterrense vai tolerar esse descaso com a coisa pública?”, questiona Edinei.

FEIRA DO PEIXE VIVO

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) realizou nesta quarta-feira (10), às 10h, na base física da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), uma reunião que definirá os últimos ajustes para a Feira do Peixe Vivo em Santarém. Na ocasião, serão definidas as ações que serão realizadas no dia da feira, bem como a definição dos pontos de vendas, entrega de materiais (geladeiras, caixa d’águas e faixas) e os preços do pescado. A feira do peixe ocorrerá nos dias 17 e 18 de abril. Estarão participando os representantes da Semap, Sedap, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, Cooperativa dos Piscicultores do Tapajós, além das Secretarias de Agricultura e Pesca de Mojuí dos Campos e Belterra.

RESIDENCIAL MOAÇARA

Inicia no dia 22 de abril, o cadastro para a seleção dos beneficiários das unidades habitacionais do Residencial Moaçara e Moaçara II, somente para os inscritos na Associação de Moradores do Aeroporto Velho (Ambave) obedecendo decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1). A associação encaminhou para a equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) a lista de pessoas cadastradas para que seja feito o recebimento da documentação. Para o cadastro é necessário apresentar todos os documentos abaixo relacionados (original e cópia legível): CAD Único atualizado, Carteira de Identidade, CPF, Comprovante do estado civil (certidão de nascimento, certidão de casamento, se viúvo o atestado de óbito do cônjuge), Comprovante de renda (formal e informal), Comprovante de residência, Comprovante de estado de deficiência por órgão ou perito oficial (se portador de deficiência). O cadastramento iniciará no dia 22 de abril e prossegue até o dia 22 de maio, no prédio do TTS, que está localizado na Avenida Cuiabá, 661, bairro Liberdade, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

DOENÇA DE CHAGAS

O estado do Pará já registrou 28 novos casos de Doença de Chagas só nos três primeiros meses de 2019. Os dados do ano passado ainda não foram consolidados, mas as autoridades de saúde estimam que são mais de 150. Em 2017 foram registrados 312 casos da doença, 86,83% por via oral e 10,46% vetorial. A médica Ana Yecê das Neves Pinto, coordenadora de Protocolos Clínicos da Doença de Chagas, do Instituto Evandro Chagas, lembra que a maior incidência da doença acontece nos meses mais quentes na região, ou seja, a partir de julho. O Brasil não tem o que comemorar no Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas (14/04), muito pelo contrário, o País responde por 70% das mortes no mundo pela doença. A Doença de Chagas é considerada pela OMS, Organização Mundial de Saúde, uma das 17 doenças negligenciadas em todo o planeta.

DIA DO ARTESÃO

A Câmara Municipal de Santarém aprovou por unanimidade, o projeto de lei que institui o dia 19 de março como o “Dia Municipal do Artesão e do Artesanato”. O projeto foi protocolado no dia 19 de fevereiro, e depois de passar pelas comissões pertinentes da Casa, recebeu pareceres favoráveis. Com parecer favorável também da 2ª Comissão de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação, a matéria foi lida em plenário e em seguida entrou em votação, sendo aprovada por todos os presentes. Atualmente, mais de 600 famílias em Santarém estão envolvidas diretamente com o artesanato, produzindo peças que são comercializadas no Cristo Rei: Centro de Artesanato do Tapajós, Centro de Atendimento ao Turista, em Alter do Chão, e no Terminal Fluvial Turístico, na orla da cidade. De autoria do vereador Valdir Matias Jr. (PV), a matéria seguiu para a sanção do Poder Executivo.

VIA SACRA

Em preparação à Semana Santa, a Diocese de Santarém realiza nesta sexta-feira, 12 de abril, a Via Sacra para fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A concentração inicia às 17h30 em frente à Câmara Municipal de Santarém com saída às 18h, e seguirá pelas ruas dos bairros centrais em direção ao elevado da Praça da Matriz. Devem participar as comunidades das cinco regiões pastorais da cidade de Santarém, pastorais, movimentos e demais equipes de serviço da Diocese. O tema da Campanha da Fraternidade 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), também serão refletidos nas 15 estações da Via Crúcis.

PRODUÇÃO DE BORRACHA

Projeto apresentado no GGI (Grupo de Gestão Integrada), vai retomar a produção de Borracha no Tapajós. Em pouco tempo, os municípios do Vale do Rio Tapajós devem iniciar a retomada de um produto emblemático para região – se trata da produção de látex/borracha, que foi responsável pelo apogeu de Santarém, Belterra e Itaituba no século passado. Com uma nova tecnologia, o Projeto deve beneficiar inicialmente 100 famílias de extrativistas. Desde 2018 o Projeto vem buscando apoio do Governo do Estado para sua implantação, avançando inclusive com negociação junto a futuros compradores.O projeto é uma iniciativa do Instituto Cidadão Integrado da Amazônia – Inea, Universidade de Brasília – UNB, Cooperativa de Extrativistas – ACOSPER e assessoria do economista Cassiano Ribeiro

IMPACTANDO

A Coluna parabeniza nosso amigo Márcio Santana Batista, um dos pioneiros do rádio de Santarém, que está trocando de idade. Também parabenizamos a amiga Dalila Tapajós, que festejou idade nova na quinta-feira, dia 11. Parabéns, muita paz, saúde e felicidade para vocês! * A Ufopa está prestes a entregar à sociedade o Bloco Modular Tapajós (BMT). Localizado na unidade Tapajós, no Campus Santarém, o novo prédio será inaugurado dia 3 de maio. Toda a comunidade acadêmica está convidada. Com quatro pavimentos, o BMT tem área total de 7.415 m². São 67 salas, distribuídas em 22 laboratórios, 29 salas administrativas e 16 salas de aula. A princípio, o novo prédio receberá as unidades acadêmicas ICTA, Isco, IEG e Ibef. * A Vara do Juizado Especial do Consumidor (VJec) da Comarca de Santarém está promovendo um mutirão para dar maior celeridade e descongestionar a pauta de audiências de conciliação da Vara, além de melhorar a taxa de congestionamento da Unidade Judiciária. * A ação, que tem duração de uma semana, começou na segunda-feira (8) e termina nesta sexta (12). Conforme informações da Vara, processos movidos contra a concessionária de energia elétrica do Pará somam 84 ações a serem analisadas nos dias de mutirão. O Juizado funciona nas instalações da Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará. * O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizará no dia 10 de maio, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Santarém, no Auditório da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. * Um alerta para a Seminfra! A artéria que dá acesso ao Posto de Saúde do bairro do Uruará está intrafegável, não entra nem carro pequeno e, principalmente ambulância. O local está tomado por buracos, mato e lixo. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *