Semas tira dúvidas de licenciamento ambiental em Santarém

Titular da Semas, Mauro O’de Almeida, está em Santarém participando do evento.

O atendimento no Núcleo Regional (Nure) do município de Santarém, Baixo Amazonas, recebeu reforço nesta segunda-feira (22). O objetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que estende a ação até a próxima sexta-feira (26), é tirar dúvidas da população sobre a elaboração de planos de manejos e de projetos de licenciamento ambiental em geral.

“A coordenação da unidade percebeu que parte da demanda acabava levando mais tempo para ter uma resposta definitiva por falta de documentação adequada. Vamos orientar o público sobre o que é preciso fazer para dar celeridade aos processos”, explicou o titular da Semas, Mauro O’de Almeida.

A iniciativa leva suporte à população e faz parte do projeto “Expedição Semas”, projeto proposto e executado pela nova gestão do órgão. A intenção é visitar cada um dos polos no estado para fazer um diagnóstico das unidades e, dessa forma, identificar o real estado estrutural e de atendimento ao público.

Equipes da Semas lotadas nas gerências de Recursos Humanos (RH) e de Serviços Gerais (Geser), e nas diretorias de Tecnologia da Informação (DTI), de Geotecnologias (Digeo), de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) e de Gestão dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental (Dinure) vão repassar ao quadro técnico das Regionais orientações normativas e capacitação técnica em contato direto com os servidores do interior do estado.

Haverá ainda uma avaliação estrutural e patrimonial nas instalações dos Nures – incluindo os computadores e os sistemas e plataformas online. A diretora dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental (Dinure), Lília Reis, explica que, a partir dos encontros, a expectativa é que o trabalho melhore na eficiência. “Com essa parceria, nós da Semas melhoramos a nossa qualidade nos atendimentos ao público e garantimos uma atenção ainda mais especial ao meio ambiente. Também vamos identificar as necessidades dos Nures para podermos atender”, resume.

Programação – Santarém é o segundo município a entrar na programação de visitas. Durante a semana, os técnicos da secretaria vão orientar os profissionais da prefeitura. O evento encerra com um workshop gratuito sobre licenciamento ambiental, que será realizado no ginásio da Universidade Estadual do Pará (Uepa).

“Expedição Semas” – O encontro com os Núcleos Regionais já ocorreu em Marabá. O evento também será realizado em Paragominas, nordeste paraense; Altamira, no Xingu; Itaituba, no Tapajós; e Redenção, no sul do estado.

Fonte: Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *