Coluna Impacto Ed. 1248

RESGATE FANTÁSTICO

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) e o Samu resgataram com sucesso uma criança de 9 anos, na comunidade de Mirixituba, zona rural, no rio Tapajós, que havia sido picada por uma cobra surucucu. Durante o translado da criança, à 01h da manhã de 4ª feira (1º de maio), uma forte chuva caia na região e houve a necessidade de abarrancar em local abrigado e seguro, na ponta de Cajutuba, até que as condições do tempo se tornassem favoráveis para prosseguir viagem. O resgate foi efetuado com sucesso e a família foi conduzida até a Praça Tiradentes, na Orla Fluvial de Santarém, quando por volta da 3h15, foi colocada em uma ambulância para atendimento no Hospital Municipal de Santarém (HMS).

IMIGRANTES VENEZUELANOS

A convite do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma comitiva do estado do Pará participou de uma missão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, no estado de Roraima, entre os dias 23, 24 e 25 de abril, para conhecer sobre as atuações positivas de trabalho desenvolvidas naquele Estado referentes aos imigrantes venezuelanos nas questões de abrigo, proteção, registro, infância e adolescência. A titular da Semtras, Celsa Brito, esteve à frente da equipe de Santarém que participou da comitiva, que dialogou com militares do Exército e conheceu um pouco da realidade da ‘Operação Acolhida’ que no mês de abril completou um ano de atuação.

FISCALIZAÇÃO DO LIXO

Donos de embarcações e usuários serão o público alvo de campanha ambiental para a destinação correta do lixo. A ação foi definida na manhã de terça-feira (30) em reunião entre a Capitania Fluvial de Santarém/Marinha do Brasil (CFS/MB) e Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Infraestrutura (Seminfra). O encontro foi na sede da instituição militar. “A Secretaria já vem realizando campanhas junto aos proprietários de embarcações e envolvendo toda a população. Mas, educação é isso, você precisa estar permanentemente fomentando as boas práticas ambientais”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela. A ideia quer sensibilizar quanto aos danos que qualquer tipo de resíduo jogado nos rios pode causar. “Atuamos com palestras de prevenção a acidentes nos rios. Mas, outra mensagem que precisamos lidar é justamente precaver a poluição dos nossos recursos hídricos”, reforçou o Capitão de Fragata da CFS, Robson Ferreira.

RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA

Em contato com a Coluna, o vereador Dayan Serique apresentou alguns dados acerca dos requerimentos e solicitações feitas pelos pares da Casa Legislativa, bem como pelas lideranças de bairros, junto à Secretaria de Infraestrutura. O Vereador destacou que os serviços prestados pela Secretaria de Infraestrutura ficam prejudicados no período de inverno rigoroso, somado à vida útil dos asfaltos, que se encontram comprometidos, acabam piorando a situação de muitas vias urbanas. No entanto, nesta data a Seminfra conta com 18 equipes realizando trabalhos nas ruas do Município, atendendo: operações limpeza, terraplanagem, recuperação asfáltica, tapa buracos e obra civil. Entre as vias urbanas atendidas estão: Luís Barbosa, Frei Ambrósio, Barjona de Miranda, São Sebastião e Curuá-Una, entre Castelo Branco e Tropical, que estão recebendo recuperação asfáltica.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Entre os dias 29 de março a 03 de maio, agentes ambientais participam da capacitação “Restauração da Ecologia e Adequação Ambiental de Propriedades Rurais”. O curso ocorre na comunidade Carão, região da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. A oportunidade é promovida pela organização internacional sem fins lucrativos The Nature Conservancy (TNC) Brasil e o IFPA/Campus Santarém, em parceria com a Prefeitura de Santarém/Semma. A iniciativa vem atender à demanda regional para o alinhamento do conhecimento técnico a fim de auxiliar nas questões sobre a regularização ambiental das propriedades rurais no Pará. Realizado dentro do projeto ‘Soja Mais Sustentável’, o curso está destinado a técnicos e especialistas, públicos e privados, que trabalham com regularização ambiental, assistência técnica rural, elaboração de projetos de restauração, fiscalização e atividades para o cumprimento do Código Florestal Brasileiro (CFB). O conteúdo foi construído após estudo e consulta sobre os principais entraves na elaboração e validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e diagnósticos de áreas degradadas.

DETRAN

O advogado Marlon Batista de Azevedo foi nomeado novo chefe do Grupo de Operação e Fiscalização da Ciretran/Detran em Santarém, oeste do Pará. A Portaria de sua nomeação foi assinada pelo diretor geral do DETRAN, Marcelo Lima Guedes e entrou em vigor desde o dia 23 de abril deste ano. Dr, Marlon Batista entra no lugar de Genice Almeida, que mal assumiu o cargo no início deste mês, por indicação do ex-prefeito Lira Maia, e foi exonerado do cargo por seu envolvimento na operação “Bincagem Fantasma”. A meta do novo chefe de fiscalização do Detran é desenvolver um trabalho de excelência visando o usuário.

ATIVIDADE FÍSICA

Vereador Ronan Liberal Jr, em contato com a Coluna, informa que foi aprovado por unanimidade, pela Cãmara Municipal, na 2ª feira (29), um Projeto de Lei 285/18 de sua autoria, que institui Semana Municipal da Atividade Física em Santarém. A proposta prevê que seja incluído no calendário de eventos do Município uma semana voltada à atividade física a realizar-se anualmente na última semana de setembro. A semana terá por objetivo realizações de eventos, ações, palestras e seminários para promover a reflexão sobre a importância da prática da atividade física, orientações sobre alimentação saudável e seus benefícios para a saúde. A iniciativa do Vereador é baseada em fatos e mostra uma preocupação com os riscos do sedentarismo, que hoje está por trás de 13,2% das mortes no Brasil. A inatividade é causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo dois, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon. O Projeto foi para a sanção do Prefeito.

FESTIVAL DO SAIRÉ

A Secretária Estadual de Cultura, Úrsula Vidal, reuniu na terça-feira, dia 30/04, no Centro Regional de Governo, em Santarém, com representantes dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa; Secretário Municipal de Cultura, Luís Alberto Pixica, vereador Dayan Serique, e outras lideranças, para discutir estratégias com intuito de alavancar ainda mais o Festival do Sairé, não só para o Pará, mas para todo o Brasil. Na ocasião, temas como a repatriação das peças do Museu do Índio foram discutidos. Úrsula Vidal afirmou que é preciso ter um novo olhar sobre a cultura, pois valorizá-la é fomentar a economia como um todo. O Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, afirmou que o atual governo tem buscado divulgar, valorizar, promover e debater sobre os bens culturais e o turismo da região.

DOCUMENTOS EM TEMPO REAL

Desde segunda-feira, dia 29 de abril, o Núcleo Regional de Justiça de Santarém está emitindo gratuitamente a Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho. A melhor notícia, é que esses documentos estão sendo emitidos em tempo real. Antes, a pessoa pagava um boleto para emitir o documento de identidade e aguardava cerca de dois dias para receber. O Núcleo da Sejudh funciona na travessa Agripina de Matos, ao lado do Fórum da Comarca de Santarém, entre as avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião, das 8h às 14h.

IMPACTANDO

A Ufopa entrega à sociedade, nesta sexta-feira, dia 03, o Bloco Modular Tapajós (BMT). Localizado na unidade Tapajós, no Campus Santarém, o novo prédio será inaugurado às 16h30. Toda a comunidade acadêmica está convidada. * Com quatro pavimentos, o BMT tem área total de 7.415 m². São 67 salas, distribuídas em 22 laboratórios, 29 salas administrativas e 16 salas de aula. A princípio, o novo prédio receberá as unidades acadêmicas ICTA, Isco, IEG e Ibef. * O saldo de geração de empregos em Santarém no primeiro trimestre foi positivo. De janeiro a março deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 157 novos postos de trabalho gerados. Crescimento de 83,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os números fecharam em apenas 26 empregos formais criados. * Em 2018, também tivemos saldo positivo com 835 novos empregos. Os investimentos públicos contribuem de forma significante para a retomada do crescimento econômico no município. * O resultado é animador, pois apesar da recessão econômica e as expectativas baixas do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano – economistas das instituições financeiras reduziram a estimativa para o crescimento da economia que passou de 1,71% para 1,70%. É a nona queda consecutiva do indicador. * Atletas santarenos de karatê, de várias idades, participaram do II Campeonato Paraense de karatê-do tradicional, em Ananindeua, no último fim de semana, e saíram vencedores. * Ao todo, 22 atletas representaram Santarém na competição e trouxeram na bagagem 29 medalhas. * Após este torneio, Santarém se torna o segundo pilar que sustenta a parte técnica do karatê Tradicional no estado do Pará. * Desde à adesão do município de Santarém ao programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, em outubro do ano passado, 20 pacientes já foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). * O programa faz parte do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e atende pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para sair de casa e chegar até uma unidade de saúde. * A equipe para os atendimentos do Melhor em Casa é formada por um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo e um motorista. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *