Estudantes de Santarém vão comer fígado de boi na merenda escolar

Alimento é rico em ferro e vitaminas A, B e D e será incluso na merenda escolar municipal a partir do segundo semestre

Teste de aceitabilidade feito na Escola Frei Fabiano obteve 92% de aprovação

O fígado de boi será o novo item a compor o cardápio da merenda nas escolas da rede municipal de ensino de Santarém. O teste de aceitabilidade feito na manhã de segunda-feira (29) com 164 alunos da Escola Frei Fabiano obteve 92% de aprovação, ultrapassando 7% da meta estabelecida pelo Fundo Nacional de Alimentação Escolar (FNDE). Agora, com quase 100% de aprovação do novo item, a Divisão de Atendimento ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Santarém segue para a inclusão do alimento na licitação da merenda escolar, para que o fígado comece a ser ofertado a partir do segundo semestre às crianças e adolescentes da rede municipal.

“Visando a qualidade nutricional da merenda escolar, executamos esse teste de aceitabilidade para que o cardápio tenha menos alimentos industrializados. Nós tivemos o cuidado de preparar um prato que fosse agradável tanto no paladar quanto aos olhos dos nossos alunos, por que sabemos a dificuldade que existe para a inserção de alimentos saudáveis entre as crianças e adolescentes de hoje em dia. E conseguimos um resultado muito positivo por parte dos alunos, eles adoraram o prato que foi preparado com o fígado, e inclusive repetiram a merenda”, brincou o nutricionista da Semed, Joilson Dutra.

O teste de aceitabilidade foi acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar do município.

SOBRE A ESCOLHA DO FÍGADO: A escolha do item por parte da equipe de nutricionistas da Secretaria foi em consideração ao importante benefício proporcionado ao organismo através desse alimento, além de que a proteína de alto valor biológico tem valor financeiro bem mais em conta, podendo assim ser oferecida com maior frequência e em maior quantidade às escolas do município.

Além disso, a Secretaria de educação tem buscado a inclusão de alimentos naturais no cardápio da merenda escolar, substituindo alimentos industrializados, buscando assim oferecer alimentação da forma mais saudável possível às crianças.

BENEFÍCIOS DO FÍGADO: Entre os inúmeros benefícios do fígado, estão: Vitamina A que favorece a visão, Vitamina B que favorece o sistema nervoso, Vitamina D que favorece o crescimento, além do Ferro que protege contra as anemias. Importantes nutrientes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

1º CONCURSO LITERÁRIO DE SANTARÉM: Foi publicado na segunda-feira (29/04) o edital do I Concurso Literário de Santarém sobre Poluição Sonora. A iniciativa é uma parceria da Comarca de Santarém, Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além do Governo do Estado do Pará/5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE). O intuito da mobilização é sensibilizar estudantes e levantar reflexões para toda a sociedade a respeito dos problemas causados pelo excesso de som. É voltando tanto a alunos das escolas da rede pública, municipais e estaduais, quanto particular de ensino.

A iniciativa tem como tema “Poluição sonora: Respeito é saber ouvir”. A partir desta proposta os alunos poderão desenvolver redação dissertativa com as mais diversificadas abordagens sobre os problemas causados pelo som em elevado volume. O concurso será voltado aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. As inscrições vão até o dia 05 de junho na diretoria das escolas. A premiação será de um smartphone para o primeiro colocado; um tablet para o 2º e uma mochila para o 3º lugar. Professores e diretores que tiverem alunos ganhadores receberão certificado de premiação. Com informações da PMS.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *