Ten. Cel. Tarcísio: “Integração e inteligência policial são chaves do sucesso no combate à criminalidade”

O Comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel José Dilson Melo, por meio de portaria publicada no Boletim Geral, nomeou o Tenente-Coronel Tarcísio Morais da Costa, para o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Tapajós), em Santarém. Tenente-Coronel Tarcísio estava no comando do Batalhão Gurupatuba, no município de Monte Alegre. Ele volta a Santarém, onde exerceu a função de subcomandante. Em Monte Alegre quem assumirá o Comando do Batalhão Gurupatuba será o Major Vallério Almeida Ferreira da Silva, que coordenava o NIOP/Santarém.O Coronel Aldemar Maués, que estava à frente do Batalhão Tapajós (3º BPM), deve assumir vaga em um dos Comandos Regionais do Estado.

Em contato com nossa reportagem, o Tenente-Coronel Tarcísio falou o seguinte: “Nós estaremos na próxima semana assumindo o Comando do 3º Batalhão da Polícia Militar. Foi um convite do nosso Comandante-geral Coronel Dilson; também do Comandante Regional Coronel André Carlos. Será um desafio muito grande assumir esse Batalhão, faremos um trabalho forte no combate ao tráfico de entorpecente, assim como fizemos em Monte Alegre; bem como aproximar a Polícia Militar da população, ficar mais próximo,ou seja, ter mais visibilidade da Polícia Militar para que a população ao sair de casa se sinta tranquila. Nós sabemos que tem aumentado aqui o índice de furtos em residências. Nós vamos combater tanto o tráfico de entorpecente, quanto esses outros delitos”, declarou.

APROXIMAÇÃO DA POPULAÇÃO COM A POLÍCIA MILITAR: Tenente-Coronel Tarcísio da Costa falou de sua primeira passagem em Santarém: “Nós éramos aqui o Sub-comandante do 3º Batalhão,quando ainda Major recebemos o convite para assumir o 18º Batalhão, que é um pouco menor que o 3º BPM. Nós conseguimos implementar um trabalho de combate ao tráfico de entorpecente, assim como melhorar a questão da Inteligência Policial, aproximando cada vez mais a população da Polícia Militar, poisa população tem de confiar na Polícia Militar, se sentir segura e o trabalho de inteligência, juntamente com a Polícia Civil, que nós desenvolvemos lá em Monte Alegre, nós traremos para Santarém. Sabemos que lá obtivemos excelentes resultados e a confiança da sociedade montealegrense e isso nós vamos trazer aqui para Santarém”, disse o oficial militar.

TRABALHO EM PARCERIA: O novo Comandante do 3º BPM de Santarém falou sobre o trabalho que será realizado na PA-255, que faz a travessia de balsa para os municípios de Alenquer, Oriximiná, Óbidos: “Aquela área da descida da balsa ainda é Santarém, então, nós vamos implementar um trabalho de combate ao tráfico e também de roubos e furtos de motocicletas. Nós sabemos que por lá passa esse material e nós vamos fazer essa implementação sem dúvida. A população não quer saber se é o 18º, o 3º Batalhão, se é a Polícia Rodoviária ou Polícia Civil, ela quer ser atendida, ela quer ter tranquilidade. Então, o nosso compromisso e nossa obrigação é trabalhar de forma integrada com esses órgãos. Já temos conversado com o Tenente-Coronel Wagner, vamos fazer um trabalho integrado. Não é porque ele é da área Leste eu souda área Oesteque eu não entro na área dele, e ele não entra na minha, isso não vai existir. Nós somos Polícia e onde tiver dificuldade e problemas, nós vamos para cima; assim como a Polícia Civil, que é nossa parceira. Com isso, vamos colocar toda nossa equipe de inteligência no trabalho integrado com a Polícia Civil, para fortalecer essa missão e trazer tranquilidade à população”, finalizou o Tenente-Coronel Tarcísio Morais da Costa.

Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *