Coluna Impacto Ed. 1251

EXCESSO DE AGROTÓXICOS

A meliponicultura, atividade que consiste na criação de abelhas sem ferrão, tem por objetivo a comercialização de colmeias, mel, própolis, pólen, entre outros, para a fabricação de alimentos, produtos medicinais e estéticos. As abelhas são responsáveis pela polinização de diversos produtos de origem agrícola, assim como da flora nativa, onde desempenham um papel vital na reprodução de diversas espécies. No entanto, a meliponicultura e a apicultura enfrentam um grave problema. O envenenamento de abelhas por agrotóxicos. Em contato com a Coluna, o meliponicultor João Batista Ferreira, conhecido como João do Mel, falou sobre o efeito dos agrotóxicos nas abelhas que cria no município de Belterra, no oeste do Pará. Sua criação convive lado a lado com a cultura da soja, que necessita de quantidades abundantes de agrotóxicos para garantir a colheita, o que leva suas abelhas a adoecer.

EXCESSO DE AGROTÓXICOS 2

João do Mel aponta para o fato de alguns políticos de Belterra fazerem parte do agronegócio, o que dificulta a fiscalização e regulação do plantio de soja. Ele afirma que o agronegócio chegou a Belterra através de diversos prefeitos e agentes fiscalizadores, sobrepondo a atividade do pequeno produtor. Segundo João do Mel, “quem tem poder e dinheiro, faz o que quer”. Além da contaminação das abelhas, João do Mel aponta outra transformação decorrente do agronegócio, o aumento na temperatura ambiente na região. O clima no Município costumava ser muito frio durante a noite e madrugada, mas questões como o desmatamento, a exaustão do solo, entre outras causas, foram responsáveis por elevar a temperatura.

SESSÃO ITINERANTE

Cumprindo a programação de sessões itinerantes, agendada junto aos conselhos comunitários de segurança do Município, a Câmara de Vereadores de Santarém se prepara para a segunda Sessão Itinerante do ano. Desta vez, o Legislativo irá ao Distrito de Alter do Chão. Por isso, no último dia 17, o presidente Emir Aguiar foi ao encontro de lideranças comunitárias do lugar para fechar a organização do evento, que será realizado no dia 07 de junho/2019, em horário regimental (15h às 18h), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no centro da vila balneária. O Distrito de Alter do Chão compõe a região do Eixo-Forte, integrada por diversas comunidades, dentre elas Cucurunã, São Braz e Caranazal.

COMENDA ANITA GARIBALDI

O advogado belterrense Raimundo Nonato Sousa Castro foi condecorado no último dia 18 de maio, com a comenda ANITA GARIBALDI, do Instituto Cultural Anita e Giusepe Garibaldi do Rio Grande do Sul. A honraria foi concedida pela cultura, méritos e amor à Pátria. Na oportunidade, Dr. Raimundo Nonato recebeu a Medalha Anita Garibaldi. Em setembro de 2018, Dr. Raimundo Nonato tomou posse como membro da Academia Nacional de Artes e Direito Social (ANADS), em evento que aconteceu no Salão Nobre do Iate Clube de Brasília (Distrito Federal). O advogado, que tem grande atuação em Santarém, ocupa a Cadeira XII de Ciências Jurídicas, na qualidade de Membro Vitalício. Na oportunidade, o advogado recebeu o Título de Comendador, com a Comenda Dom Pedro I.

COMENDA ANITA GARIBALDI 2

Em abril de 2018, o competente advogado belterrense entrou para a história, como primeiro paraense e segundo representante da Região Norte do Brasil, a fazer parte da Academia Latino-Americana de Ciências Humanas (ALACH). Profissional de grande competência e dedicado às causas jurídicas e sociais, Dr. Raimundo Nonato não atua somente no território paraense, mas, também, no Amazonas, Mato Grosso, Brasília, Rio Grande do Sul, e outros estados das regiões Sudeste e Nordeste. Atualmente Dr. Raimundo Nonato está com escritório e inscrição na OAB do Conselho Seccional do DF.

FEIRÃO DO IMPOSTO

Começou na terça-feira (21/05) e seguirá até este sábado (25/05) o Feirão do Imposto 2019, uma campanha nacional realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje. Em Santarém, organizada pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Conjove da Aces, com o apoio da Universidade da Amazônia-Unama. Em Santarém, oito parceiros aceitaram participar da campanha descontando parte dos impostos de seus produtos. Para se ter ideia, os impostos embutidos em uma lata de cerveja correspondem a 42,69% do valor total, no valor da gasolina 61,95% são impostos. O custo do pão francês acumula 16,86% de impostos e o valor da pizza é composto por 36,54% de tributos.

HOSPITAL MATERNO INFANTIL

Parece que agora vai. Construtoras e consórcios de empresas interessadas em participar da concorrência pública para retomada das obras de construção do Hospital Materno Infantil de Santarém, no oeste do Pará, já podem retirar o edital com as regras do certame. As propostas financeiras serão recebidas pela comissão de licitação no dia 18 de junho. O edital de nº 002/2019, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está disponível no site da Prefeitura de Santarém desde o dia 13 de maio.

HOSPITAL DE MOJUÍ

O governador Helder Barbalho (MDB) repassou os recursos que prometeu em março deste ano ao prefeito Jailson Alves (PSDB), para conclusão das obras do hospital municipal de Mojuí dos Campos. O Governador liberou exatos R$ 307.022,69. A obra, que se arrasta desde 2015, até setembro deste ano deve se concluída e entregue à população, em pleno funcionamento.

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando desde ontem, dia 23 e vai até esta sexta-feira, dia 24, em Santarém, o I Encontro Regional de Educação do Pará, com o tema “Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender”.  O encontro tem o objetivo de apresentar os desafios e analisar formas de melhorar o atual cenário educacional do Pará. Com índices negativos no ensino, o Pará ocupa a quinta posição entre os estados com maior evasão escolar, além de ser o penúltimo Estado brasileiro no ranking do Ideb. O evento é voltado para gestores de URES (Unidade Regional Seduc na Escola), diretores e técnicos de escola, prefeitos e secretários municipais de educação e conselhos escolares dos municípios do sudeste paraense.

SEM CNH NO DETRAN

Pessoas que desejam emitir a Carteira Nacional de Habilitação estão enfrentando dificuldades, isso porque uma falha no serviço de validação da biometria não permite que a solicitação seja concluída. Com isso, os candidatos fazem as aulas, mas as horas não são registradas. O problema tem ocorrido em todas as Autoescolas de Santarém. O representante das Autoescolas do Oeste do Pará, Jone Campos, disse que o problema se agravou na última semana, quando alunos não têm tido a biometria para fazer as aulas no simulador, sendo necessário o remanejamento para outra data. Muitos alunos têm receio de não conseguir realizar os procedimentos no prazo de um ano, o que na prática faria com que essas pessoas gastassem mais dinheiro para recomeçar a documentação.

CORREIOS SERÃO FECHADOS

Os Correios irão encerrar atividades em 161 agências no País até o próximo dia 5 de julho. No Pará, 4 estabelecimentos serão fechados: 3 em Belém e um em Itaituba. No Amazonas, uma agência será fechada. Segundo os Correios, a maioria dos locais a serem fechados fica em imóveis alugados.

RESTAURANTE POPULAR

Acompanhando a inflação, o preço do prato da refeição servida no Restaurante Popular, no Mercadão 2000, sofreu reajuste. O novo valor é de R$ 3 (três reais) por refeição. O preço estava estagnado desde 2010. Um comunicado foi fixado no prédio do estabelecimento para informar os usuários. O Restaurante Popular, que possui caráter filantrópico, serve 525 refeições por dia de segunda a sexta-feira, de 11h às 13h30. A Prefeitura de Santarém custeia 70% do valor de cada refeição produzida pela empresa que administra o estabelecimento. O local serve de opção principalmente para os trabalhadores do comércio, feirantes e ribeirinhos, que fazem a refeição por um preço acessível.

IMPACTANDO

O desembargador Leonardo de Noronha Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), que esteve em Santarém na quarta-feira (22), disse ser contra a elevação de Santarém à 3ª Entrância, nesse primeiro momento, mas o pedido está em tramitação no TJPA. * Neste sábado (25), a Prefeitura realiza uma programação alusiva ao 3º aniversário do Residencial Salvação, a partir das 18h, na Rua Cardeal (2ª rotatória). O Residencial Salvação é um projeto de habitação do Governo Federal implantado em Santarém que conta com 3.081 moradias. * Santarém passa a ser representada na Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) do Estado do Pará. A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima foi escolhida para ocupar a diretoria financeira da entidade, em eleição que ocorreu na manhã de quarta-feira (22), em Belém. * O COSEMS/PA é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo representar os secretários municipais de Saúde do Estado do Pará, junto às instâncias institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS). * É através do COSEMS que o gestor Municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite. O COSEMS também, em articulação com o Colegiado Nacional, compõe a Comissão Tripartite. * O Conselho Tutelar III divulgou os números dos casos registrados em mais de 200 comunidades de Santarém. No total 381 atendimentos foram realizados em 2018, sendo 33 de estupros e exploração sexual de crianças e adolescentes. * Os casos, segundo o Conselho Tutelar, foram identificados em comunidades das regiões do Arapiuns, Arapixuna, Tapajós e Eixo Forte. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *