Coluna Impacto Ed. 1253

VACINAÇÃO H1N1

Nesta sexta-feira, 31 de maio, foi o último dia para que os integrantes do grupo prioritário tivessem exclusividade ao procurar uma Unidade de Saúde e se vacinar contra a gripe.De acordo com dados preliminares divulgados pela coordenação da campanha em Santarém, até o início da tarde do último dia da campanha, haviam sido vacinadas 77.028 pessoas dos grupos prioritários, ou seja, 83,10% da meta, que era vacinar 92.693 pessoas.

ENTREGA DE VEÍCULOS

Dez computadores e um veículo foram entregues ao Conselho Tutelar I. O outro veículo foi doado para atuar na Assistência Social da região oriundo de um projeto escrito pelo planejamento de proposta voluntária da Secretaria. “Os computadores e veículos irão aprimorar o trabalho dos Conselhos Tutelares que possuem a missão de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A doação do veículo para nossa Secretaria também irá fortalecer a política da assistência social no município como as visitas feitas a população em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

JUNHO VIOLETA

“A pior violência é o Silêncio” campanha Junho Violeta será realizada em Santarém. A Prefeitura de Santarém e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), darão inicio no mês de junho “A Campanha Junho Violeta – Violetas contra a Violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”, que traz o tema “A pior violência é o Silêncio”. A campanha objetiva criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Abertura foi realizada no dia 4, às 15h, em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém. Outras atividades, como uma caminhada a ser realizada no dia 14 com saída do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na Praça da Matriz, irão chamar a atenção para o respeito à pessoa idosa e também uma exposição fotográfica de 19 a 23 no Museu João Fona, denominada de “Marcas do Tempo” esse ano realizada em sua segunda edição.

TEATRO DOS FANTOCHES

O Sesc está com um programação que acontecerá hoje,  07/06, às 18h30; o espetáculo de teatro de fantoches “O Leão e o Ratinho”. O leão, rei da floresta, nunca imaginou que um dia pudesse precisar da ajuda de um pequeno e indefeso ratinho. Mas esse dia chegou! Este espetáculo mostra que a força nem sempre resolve os problemas e que os verdadeiros amigos se revelam nas horas mais difíceis. Entrada franca.

AMOR EM CANÇÕES

Projeto concebido pelas artistas santarenos Priscila Castro, Andreson Dourado e Júnior Castro. O show é um convite aos espectadores a prestigiarem um espetáculo com canções marcantes da música popular brasileira, que embalaram amores, paixões, amizades, histórias de vida. O repertório fala de amor, amor em todas as suas concepções.  O projeto foi pensado para fortalecimento da parceria entre os artistas e divulgação do trabalho do trio, que já produzem e trabalham juntos em Santarém há alguns anos. A primeira edição deste projeto será realizada no dia 08 de junho de 2019, às 20h30min, no Teatro Victória e a entrada será ao preço de 10 reais. A segunda edição deste projeto será em Belém do Pará, no segundo semestre deste ano ainda em lugar a ser definido.

NAVIO ABARÉ

A Ufopa promove, dias 11 e 12 de junho de 2019, a oficina “Viver Abaré: articular instituições para maximizar resultados”, uma parceria da universidade com o Projeto Saúde e Alegria, Prefeitura de Santarém e Prefeitura de Belterra. O evento será realizado no auditório da unidade Tapajós, Campus Santarém, das 8h30 às 17h30. O objetivo é reunir, além da comunidade acadêmica da Ufopa, representantes de instituições públicas (federais, estaduais e municipais),  do terceiro setor e a sociedade em geral para construir coletivamente uma proposta de resolução para o uso do navio Abaré. Pretende-se, com a oficina, construir uma visão de futuro para o Abaré a partir das diferentes percepções das instituições que prestam serviço utilizando a embarcação. A ideia é identificar potencialidade e planejar uma atuação em cooperação entre as instituições. Gratuito, o evento é aberto ao público e requer inscrição prévia pelo formulário eletrônico disponível aqui: https://forms.gle/kSpTC4fWqRMb16Uv7.

GÊNERO, SEXUALIDADE E CIDADANIA

O “II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania” será realizado nos dias 17, 18, 19 e 28 de junho, com o tema “50 anos Stonewall: Desafios e Conquistas de Direitos e Políticas Públicas LGBTI+ no Brasil”. A iniciativa envolve a Ufopa, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Brasileira de Psicologia Social (Núcleo de Santarém), o Conselho Regional de Psicologia CRP-10 e a OSC GHS, com a colaboração e apoio de outras organizações sociais. O objetivo é problematizar sobre os desafios e as conquistas de direitos e políticas públicas LGBTI+ no Baixo Amazonas e, especificamente, dialogar sobre a saúde LGBTI+ e sua transversalidade nos diversos contextos sociais na região do baixo Tapajós.  O evento, que será realizado no auditório da OAB, visa ainda proporcionar espaço de reflexão e conhecimento acerca dos direitos e deveres da comunidade LGBTI+. Serão realizados minicursos, palestras e mesas-coloridas, além de atividades culturais com mostra de fotografia, caminhada e outras apresentações.

TESTE DO PEZINHO

No Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06), o Ministério da Saúde reforça a recomendação preconizada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) para realização do teste entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Anualmente, uma média de 2,4 milhões de recém-nascidos são triados no programa. Entre 2012 e 2017, 14.546.968 de recém-nascidos foram triados através do Teste do Pezinho. No mesmo período foram diagnosticados 17.410 recém-nascidos com alguma das doenças detectáveis pelo teste. As doenças mais frequentes são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme, que juntas perfazem uma média de 77% dos casos diagnosticados.

PORTO DER

A SMT realizou serviços de sinalização gráfica horizontal na área interna do Porto DER, no bairro da Prainha. O porto já se encontra em atividade e o trabalho visa o ordenamento de circulação de veículos no local.

IMPACTANDO

A Alcoa em parceria com o SINJOR e o Sindicato dos Radialistas de Santarém, estará realizando neste sábado, 08, um workshop intitulado “Workshop de Mineração, Sustentabilidade e Jornalismo”  Qualidade, responsabilidade e liberdade –  Os desafios da imprensa na era digital. O evento acontecerá no terraço do Hotel Sandis Mirante e é voltado aos profissionais da área. ** Nossos mais sinceros votos de condolências à família do ex-vereador Argemiro Nunes do Vale Filho, que faleceu na tarde desta terça-feira, 4, em sua residência, em Santarém. Argemiro do Vale foi vereador, presidente da Câmara Municipal e teve forte atuação política nas regiões mais distantes do centro urbano, como Rio Tapajós, Lago Grande, Eixo Forte e Planalto santareno. ** Medição realizada pela Defesa Civil de Santarém, nesta última quinta, 06, mostra que o nível do rio está em 7,68m, estando 66 cm acima de 2018(7,02m) e 48 cm abaixo da grande enchente de 2009(8,16m). A cota de alerta é de 7,10m. ** A Susipe realizou nesta quarta-feira (5), uma reunião com os familiares dos custodiados no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), na Central de Triagem Masculina (CTMS) e no Centro de Recuperação Feminino (CRFS), localizados no Complexo Penitenciário Cucurunã, em Santarém para esclarecer dúvidas e mostrar as novas regras sobre a entrada de alimentos e visitas nas casas penais paraenses. ** A coluna adverte para os cuidados que devem ser tomados nas Festas Juninas; os locais que serão palco desses eventos devem passar por inspeção dos Bombeiros Militares, a fim de se prover segurança aos frequentadores. Procure as autoridades competentes e mantenha essa brincadeira saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *