SANTO ANTÔNIO DISSE/ SÃO PEDRO CONFIRMOU/ QUE NÓS HAVERÁ DE SER COMPADRE QUE SÃO JOÃO MANDOU./ BOA NOITE CUMPADE.!…

ONTEM, (12/06), véspera de Santo Antônio, teveram início as tradicionais festas juninas. (Não o mês do folclore, este é em agosto)As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal, sendo o nordeste brasileiro que mais se destaca nos festejos: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. Aqui,acrescentamos, ainda o São Marçal. No dia 30.06.

Durante todo o mês de junho a cidade fica mais animada e colorida, mesmo com todas as restrições e dificuldades impostas pelos órgãos de seguranças, com receio de os bandidos “avacalharem” as quermesses, ainda temos as Fogueiras. Os sumidos terreiros, mas nas quadras e nos raros quintais temos os enfeites de balões, e a animação com fogos de artifício, para anunciar asdanças e nos arraiais não podem faltar  comidas típicas.(eu disse comidas típicas), Em algumas regiões, mesmo proibidos  ainda se soltam balões, imortalizados pela canção: O BALÃO VAI SUBINDO VAI CAINDO A GAROA O CÉU ESTÁ LINDO E A NOITE TÃO BOA/….. “PULA FOGUEIRA AIAIÁ/ PULA FOGUEIRA IOOOÓ”..

AH! As boas festas juninas da minha juventude, com os concursos de fogueiras, para ver qual a que amanhecia acesa. As belas quadrilhas dos colégios, principalmente, Casamento na roça, Pau de sebo,, cordões de pássaros e de bois bumbás, as iguarias, como: paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca, bolo de milho, bolo de macaxeira, fubá, milho verde cozido, assado, pamonha, mugunzá, , aluá, tapioquinha com coco, beiju, batata doce, cará, rosquinhas doce e pipocas Já as bebidas mais tradicionais são: o tacacá, tarubá, vinho quente e quentão. etc,,,, então, a partir do dia de Santo Antônio, (13.06) tem-se o início oficial-popular das festas juninas. Vamos dançar quadrilha e dar viva a São João! ///////////////////tomei conhecimento que o NÚCLEO DE ESPORTE E LAZER, o responsável, pelas academias urbanas, (que por sinal, ainda não retiraram a máquina que foi quebrada há duas semanas atrás, na Praça das Flores. puro descaso!), está pedindo o apoio da polícia militar para evitar o vandalismo, nesses logradouros públicos. É aceitável, mas isso é retirar a responsabilidade e passar para a Policia Militar, que não tem como estar em todo lugar, todo o tempo. Mas falta o pessoal desse Núcleo para zelar pelos espaços públicos. Entendeu senhor pretendente a vereador? ///////////////////////

Nesta segunda-feira foi habitar a mansão celeste o ex-vereador  JOSÉ FAUSTINO SALES. Um nordestino que chegou na década de 40 em Santarém, e dedicou-se a agricultura e ao comércio. Antes de ser vereador, seu FAUSTINO prestou importante apoio aos nordestinos que chegavam aqui, “sem lenço e sem documento”, Fazendo uma espécie de assentamento na região o planalto, como as comunidades de Perema e Jacamim, entre outras. as minhas solidariedade ao meus colegas José Sales, irmão do falecido, Vicente Sales, Nazaré Sales, Gorete, José Sales e o “tricolor “chico Preto”. Descanse em Paz seu FAUSTINO. /////////////////// para aqueles vereadores que gostam de apresentar projetos para mudança de ruas e demais logradouros públicos e não conhecem as pessoas que tiveram atuação importante na nossa Cidade, vou colocar algumas. HÉLIO NAVARRO (O MUDO) pintor;  Orlando Paiva, pintor; Elias do Rosário; artista plástico; Professora ZUZU, professora Helena Albuquerque Bezerra, professora Francisca do Rosário, Professora Zuíla, Frei Nestor; (instalou o primeiro transmissores da Rádio Rural), Frei Lucas, fundador da Fundação Esperaça, Frei Ricardo Duffy, (catequista), Pitágoras de Almeida e Silva, (Rádio Clube de Santarém) Ruth Santos (primeira locutora, da Voz da liberdade, que funcionava no castelo); Frei Vianney; Irmão José Ricardo, Irmão Ernesto, Irmão Davi, irmão Ricardinho; Pastor Sóstenes, depois informaremos mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *