Coluna Impacto Ed. 1255

HÉLCIO AMARAL

Na semana de seu aniversário, Santarém perdeu um de seus maiores expoentes. O escritor e Historiador Hélcio Amaral de Sousa faleceu na manhã da última segunda-feira, 17, em sua residência. Ele foi um dos fundadores da Academia de Letras e Artes de Santarém, participou ativamente da política santarena como Vereador, também manteve forte atuação em outros ramos da sociedade. “Seu Hélcio” era conhecido por seu vasto saber da história de Santarém; tal perda deixará uma lacuna em nossa cultura.

INÍCIO DO INVERNO

Nesta sexta-feira, 21, se inicia o oficialmente o Inverno no Brasil; na região norte se finda o Inverno Amazônico, período marcado por intensas chuvas e alagamentos. Muitas obras executadas pelo governo municipal são interrompidas ou sofrem uma desaceleração devido às intempéries. Chegado o Verão, é tempo de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa. Com a diminuição das chuvas já é possível ver pequenos canteiros de obras surgindo na cidade e esse é o caminho, trabalhar enquanto a Mãe Natureza nos dá uma trégua.

SANTARÉM 358 ANOS

Essa poderia ser mais uma mensagem de parabéns, daquele tipo que fala das nossas belezas naturais e de nosso povo hospitaleiro. Mais do que isso, essa é uma mensagem de Esperança; esperança de tempos melhores para a nossa gente.

É uma mensagem de Força; força para nos mantermos firmes em nosso propósito.

Também é uma mensagem de Perseverança, pois sabemos que nossa Santarém será cada vez melhor com a força do nosso Trabalho.

Não pense no que você fez pelos 358 de Santarém, pense no que você pode fazer pelos 359, 400, 500 anos de nossa cidade. Parabéns a Santarém e parabéns a nós, povo santareno!

IPTU PREMIADO

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) realiza nesta sexta-feira (21), às 22h, na Praça de Eventos, o sorteio do “IPTU Premiado 2019”. Serão sorteados oito prêmios, sendo: 01 Microondas; 01 Fogão; 01 Bicicleta; 01 Geladeira; 01 TV de 42 Polegadas; 01 iPhone; 01 Motocicleta 0 km e 01 Carro 0 km.O “Programa IPTU Premiado 2019” foi instituído pela Lei Nº 20.382 de 05 de abril de 2018 e regulamentado pelo Decreto Nº 043/2019, que tem por finalidade auxiliar na captação de receita pública municipal.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

O “I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação da Área de Educação da Ufopa” ocorre de 24 a 26 de junho de 2019 nas Unidades Tapajós e Rondon, Campus Santarém da Ufopa. Organizado pelo curso de Pedagogia, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), irá discutir como integrar ações em diferentes níveis de formação. A programação terá conferências, palestras, oficinas e exposição de pôsteres. O professor Cláudio Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abre o evento com a conferência “Formação para docência: relação entre graduação e pós-graduação”. No dia 25, a professora convidada Cristiane Machado, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), profere a palestra “Interação graduação e pós-graduação: implicações para as políticas educacionais”.

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Mais de 5 mil pessoas, vítimas de acidentes com fogos de artifício, foram internadas nos últimos 10 anos durante o mês de junho. Os dados são do Sistema de Informação Hospitalar (SIM), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Os homens representam a maioria dos registros com 4.245 internações, no período analisado. Já entre as mulheres, o número foi de 853 internações. A orientação é que se tenha prudência na ultilização desses artefatos.

MEDALHA BETTENDORF

O Município de Santarém, a cada aniversário, condecora cidadãos que participaram ativamente do desenvolvimento da cidade; todos muito dignos de honrarias e pompas. Mas o que tem se visto, é que nomes que se destacaram na luta contra a corrupção e em desfavor dos bandidos de terno, têm ficado fora de tal homenagem. O delegado Kleidson Castro, que teve uma brilhante atuação frente à Operação Perfuga, trazendo Justiça e combatendo bravamente as máfias que se instalam no Funcionalismo Público, é um nome mais do que indicado pela polulação e merecedor de tal honraria. Fica a sugestão.

REGIMENTO DE GRADUAÇÃO

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) abriu consulta pública sobre a minuta do Regimento de Graduação da Ufopa para 2020. O documento foi apresentado à comunidade acadêmica na semana passada, durante o II Fórum de Graduação da Ufopa. Até o dia 24 de julho, a comunidade em geral tem acesso à minuta e pode enviar contribuições à comissão que trabalha na elaboração do documento. O Regimento de Graduação é a normativa que apresenta as diretrizes que constituem o conjunto de princípios, fundamentos teórico-metodológicos, procedimentos acadêmicos e administrativos que norteiam a organização, a estrutura e o funcionamento dos cursos de graduação da Universidade.

DEFESA DE BENS NATURAIS NA REGIÃO DO TAPAJÓS

Foi realizada nesta segunda-feira (17), no auditório da Promotoria de Justiça de Santarém, uma mesa de diálogo para debater as ações do governo e a instalações de grandes projetos na região oeste do Pará. O evento foi promovido por movimentos em defesa dos rios Tapajós, Juruena e Teles Pires e contou com a parceria do MPPA. O tema geral debatido foi “Testemunhos de resistência frente aos saques dos nossos bens naturais”. O MPPA foi representando pela promotora de justiça Lilian Braga, que falou sobre os direitos e desafios relacionados na região, diante dos projetos que impactam no meio ambiente e na sociedade.

IMPACTANDO

* Foi aberto edital de licitação para pessoas físicas e jurídicas, para concessão dos quiosques da Praça de Eventos; os mesmos têm a finalidade de comercialização de lanches prontos e refeições. O edital foi lançado dia 14 de Junho vai até 17 de julho, os interessados devem enviar envelopes com propostas em tempo hábil à sala da Comissão Permanente de Licitação, da Secretaria de Infraestrutura de Santarém. * O centro de artesanato está completando 4 anos de sua existência, e para festejar a data, nesta sexta-feira, 21, serão executadas várias ações culturais no local, tendo início às 8 horas e se estendendo até as 21 horas. Haverá apresentação da Filarmônica, grupo de carimbo, exibição de filme, oficinas e uma cerimônia de homenagens. * O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém entregará a Medalha Mérito Cultural “Maestro Wilson Dias da Fonseca” a personalidades santarenas que se destacaram no ramo. A Solenidade será nesta sexta, 21, no Centro de Artesanato Cristo Rei. * No dia 20 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra o Corpus Christi (Corpo de Deus, na tradução), com duas procissões na cidade de Santarém, oeste do Pará, saindo às 17h. Uma sairá da Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta, e outra da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. As procissões encerram na praça da Igreja Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo, com Missa campal na chegada. * A Prefeitura de Santarém emitiu uma Nota Oficial em relação à decisão do Sindicato do Comércio Lojista de Santarém para o funcionamento do comércio local no dia 22 de junho, feriado municipal alusivo ao aniversário da cidade.A decisão do Sindlojas é fundamentada na Portaria Nº 604, que passou a valer desde ontem. Ela dispõe sobre a autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos a que se refere o artigo 68, parágrafo único, da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *