Coluna Impacto Ed. 1258

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Sesc Santarém terá programação especial de férias, com jogos diversos, oficinas criativas, brincadeiras, dança recreativa, cama elástica, ping pong e muita diversão. A entrada é franca mediante apresentação do cartão Sesc, carteira estudantil ou documento oficial com foto. Crianças com até 8 anos de idade, deverão estar acompanhados de seu responsável. E, na próxima quinta de 25/07 , às 18h, tem o Conta Sesc com contação de histórias. A arte de contar histórias proporciona aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e contemplar experiências. No Sesc, a formação de leitores faz parte da natureza educativa de suas ações artísticas. Assim, serão realizadas sessões de narração de histórias, buscando aproximar a família comerciária da produção literária regional, nacional e internacional. Livre para todos os públicos.

Nesta sexta-feira, 12, das 08h às 10h, tem o Cuidar Faz Bem – Sesc Vida Saudável. Atenderá a clientela em que busca dos procedimentos de mensuração de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso e altura, e de orientações acerca da prevenção da Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Obesidade.

A programação acontecerá no Sesc Santarém, no dia 12/07, às 18h, tem Conta Sesc. Todas as programações da unidade tem entrada franca.

MISTÉRIO DA FÉ

Quase 50% da população católica do mundo, habita o continente americano; o Brasil abriga cerca de 10% de toda população católica, sendo assim, o maior País católico do globo. Foram 500 anos de esforços da Igreja Católica na expansão do Catolicismo em terra tupiniquins, chegando aos confins mais isolados da Amazônia brasileira.

Hoje, o esforço é se manter forte, o que tem se mostrado difícil dado ao não cumprimento de rituais seculares da instituição. O que se tem visto em Santarém, na igreja mãe, a Matriz da Conceição, é que alguns clérigos não estão dando o devido valor ao momento da Consagração, momento esse que faz alusão à Última Ceia e onde o Vinho e o Pão são convertidos no Sangue e na Carne de nosso Senhor Jesus Cristo. O texto do Vaticano que rege as missas, chamado “Instrução Geral do Missal Romano”, aconselha no sentido de se tocarem sinos nesta ocasião, a fim de se ter a plena atenção dos fiéis, mas o contrário está sendo praticado no nosso altar máximo; o silêncio toma conta do ponto nefrálgico da missa. Até onde sabemos, a decisão é unilateral do padre que ministra a missa, os fiéis têm reclamado e um tom de “descompromisso” está presente no ato. Eis o Mistério da fé…

EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

O Colegiado do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (EducaNorte) abrirá, no período de 1º a 30 de agosto, inscrições para candidatos interessados em participar do processo seletivo de seu doutorado. Serão ofertadas 55 vagas, distribuídas entre os quatro polos (Belém, Manaus, Santarém e Tocantins) que compõem a Rede EducaNorte. São três as linhas de pesquisa: 1) Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo; 2) Estado, políticas públicas e gestão da educação; e 3) Saberes, linguagem e educação.

O curso de doutorado envolve a Associação Plena em Rede e fazem parte a Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal do Acre (UFAC); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

ASSESSORIA PARLAMENTAR

No dia 10 de agosto, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia Santarém sedia o I Curso em Assessoria Parlamentar e Governamental do Oeste do Pará. O curso inclui planejamento em comunicação; definição de estratégias; segmentação de público e de comunicação; gestão de crises; conteúdo para redes sociais e orientações gerais para porta-vozes em pronunciamentos e entrevistas. O evento acontece no auditório da Instituição a partir das 8h.

O curso inclui planejamento em comunicação, definição de estratégias, segmentação de público e de comunicação, gestão de crises, conteúdo para redes sociais e orientações gerias para porta-vozes em pronunciamentos e entrevistas. A dinâmica incluiu ainda exercícios práticos e discussão de cases.  Nas três primeiras edições do curso, já foram mais de cem profissionais capacitados, entre assessores legislativos, de prefeituras, de órgãos públicos, empresas e entidades representativas e associações.

LIFE COACHING

O Instituto Equânime traz a Santarém, a 2ª Turma de Formação em Life Coaching – Professional Personal Coaching Certification (PPCC). A programação será dividida em dois módulos com início em 29 de agosto e término em 08 de setembro.  A certificação será emitida pela SLADH Treinamentos, chancelada pela World Coaching Council – WCC (Conselho Mundial de Coaching). O certificado é entregue logo após o término da Formação. O curso será ministrado pelo facilitador Ricardo Abel e terá 80 horas de carga.

FAMÍLIA ACOLHEDORA

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social(Semtras) lança nesta sexta-feira, 12 o Programa Família Acolhedora. O programa foi criado no sentido de possibilitar acolhimento  provisório de crianças e adolescentes afastados da família biológica por determinação judicial. Essas crianças e adolescentes são inseridos  em famílias cadastradas e selecionadas, enquanto a família biológica também é acompanhada pela equipe técnica do serviço. O Principal objetivo do acolhimento familiar é o retorno da criança e do adolescente à família biológica. Durantes o períodos de afastamento, todos os esforços são empreendidos para que os vínculos coma família biológica sejam mantidos. Os familiares recebem acompanhamento psicossocial para auxílio e superação das situações que levaram ao acolhimento.

NADA DE 3º ENTRÂNCIA EM SANTARÉM

A visita nesta semana em Santarém, do presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo de Noronha Tavares, segundo informações de uma fonte da coluna, serve entre outras perspectivas, estreitar a relação da Comarca de Santarém, junto a Belém. Na agenda oficial, o presidente do TJ-PA fez avaliação pessoal das condições do Arquivo Regional de Santarém, que deverá passar por ampliação e reforma nesta gestão. O desembargador também visitou o depósito do Fórum de Santarém e outros dois imóveis que estão para alugar e que podem ser futuras sedes das Varas dos Juizados Especiais de Santarém. Também reuniu com juízes que atuam na região. Ainda de acordo com Tribunal, a ideia é que o presidente possa se inteirar a respeito da rotina de trabalho local, além de tirar dúvidas a respeito das principais metas do Plano de Gestão referentes ao biênio 2019-2021. No entanto, nos corredores do poder judiciário, se fala em apaziguar os ânimos sobre a demanda de elevação da Comarca de Santarém para 3º Entrância. Será que os magistrados da região vão aceitar tal condição?

“O conhecimento chega, mas a sabedoria demora”

– Alfred Tennyson

IMPACTANDO

Um novo trecho da Avenida São Nicolau foi asfaltado pela Prefeitura de Santarém nesta segunda-feira (8). O trecho fica entre a Travessa Natal e Avenida Frei Vicente, no bairro Aeroporto Velho. Os serviços fazem parte do contrato Pró-Transporte, que prevê o asfaltamento de várias ruas na cidade. As obras de pavimentação foram retomadas em 2017, após a saída da Prefeitura de Santarém do Cadastro Único de Convênios (Cauc), no item obrigações financeiras. 82,47% do serviço total já foram executados.

Foram entregues duas novas ambulâncias, apresentado um novo profissional do Programa Mais Médicos e assinada Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Vila Curuai, orçada em aproximadamente R$ 250 mil, com previsão de conclusão em 90 dias. A entrega foi realizada no último sábado, 6; a população da região do Lago Grande celebrara essa importante conquista.

Diante da notícia do encerramento das atividades da  unidade de Defensoria Pública da União no município. A OAB/Subseção de Santarém realizou uma reunião na sede da ordem, na última quarta-feira, 10, para tratar sobre o assunto. Foram convocados os  diretores da Subseção de Santarém, representante da AGU e ainda os Defensores públicos federais, a fim de debater sobre quais medidas serão definidas para permanência da unidade em Santarém.

Seguem, até o próximo dia 19, os cursos de férias da Pitágoras Santarém, unidade situada no Rio Tapajós Shopping. Temas acadêmicos e voltados ao mercado de trabalho norteiam as atividades gratuitas, que renderão certificados aos participantes. Os cursos serão conduzidos por tutores da Pitágoras Santarém, iniciaram no dia 5 e irão até o dia 19, sempre no horário das 19h às 21h. As atividades contam com mais de 300 vagas disponíveis.

As imediações da Feira da Candilha receberam ação de combate à poluição sonora, a mobilização contou com a participação de educadores ambientais, agentes de fiscalização ambiental, agentes de trânsito e policiamento ambiental. As ações dão continuidade às ações de fiscalização e sensibilização sobre os males causados pela poluição sonora no Centro comercial de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *